Designer de logotipos: quanto esse profissional pode ganhar?

Quanto será que ganha um designer de logotipos? Essa pode ser uma pergunta que você já se fez várias vezes, seja um profissional de design que queira se especializar em logos ou mesmo alguém que deseja ingressar na área.

Esse é um ramo muito bom do design, já que todo negócio pode (e deve) ter um logotipo. É isso o que representará sua marca, desejos e ideias para o mercado, além de fazer com que o público possa gravá-la na memória.

Vamos entender quanto esses profissionais podem ganhar e o que você deve fazer se quiser se tornar um designer de logotipo.

Quanto ganha um designer gráfico especializado em logotipos?

A resposta rápida é que ele pode ganhar muito dinheiro. Pode ser R$ 3 mil, R$ 10 mil ou R$ 30 mil mensais, ou algo acima ou abaixo disso.

Com o perdão da incerteza, infelizmente é impossível dar uma resposta 100% precisa, já que há vários fatores envolvidos na remuneração que o profissional recebe pelos logotipos criados.

Quem não entende tão bem sobre a área pode achar que é só um logo, uma imagem que representa o negócio ou um símbolo bonito, mas os profissionais de design sabem que o processo é muito (muito mesmo!) mais complexo do que isso.

É preciso desenvolver um briefing, fazer uma boa pesquisa estratégica, entender sobre psicologia das cores e tipografia, definição de conceito, vetorização, revisão, apresentação, suporte… Ou seja, não é tão simples como pode parecer.

Nós já vimos por aqui algumas tendências de design de logotipo para ficar de olho, e isso mostra um dos cuidados que devem ser seguidos pelo designer de logotipos, que é acompanhar o que faz sucesso atualmente para apresentar aos seus clientes.

Além disso, como todo processo criativo, é fundamental ter inspiração para criar logotipos e conseguir vencer a barreira do documento em branco no Adobe Illustrator, no CorelDRAW ou onde você preferir colocar seu trabalho em prática.

Tudo isso impacta na experiência do profissional e em sua especialização na criação de logos, que tende a aumentar com o passar do tempo. Por consequência, isso torna seu trabalho mais valorizado.

Pode ser que um profissional em início de carreira cobre R$ 300 para criar um logotipo, mas, com o passar do tempo (e o desenvolvimento de um portfólio matador), não aceite fazer negócio por menos de R$ 1 mil, por exemplo.

Basicamente, por complexidade do projeto, exigências do cliente, prazo de entrega e pela especialização do designer.

Esse é um ponto muito importante, já que para saber quanto ganha um designer gráfico especializado em logos, é fundamental entender como ocorre o processo de precificação do serviço.

Vamos conferir mais informações sobre os pontos envolvidos na definição do preço:

Complexidade do projeto

Ao conversar com o cliente, já é possível ter uma ideia de quão complexo será o projeto, o que impacta diretamente no preço a ser cobrado.

Quanto maior for a dificuldade em tornar aquela ideia em realidade, mais tempo terá que ser investido para sua criação, o que encarece o desenvolvimento do logotipo. Já no caso de algo simplificado, é possível cobrar um pouco mais barato.

Para não ter erro, o designer de logotipo deve conversar com o cliente, entender o que ele quer, pensar no processo de desenvolvimento com calma e, só então, dar um preço. Com isso, é possível chegar mais fácil no preço considerado justo para o trabalho.

Exigências do cliente

O logo será usado só nos meios digitais ou também em produtos físicos? O projeto será acompanhado de uma nova identidade visual? Existe alguma preferência especial do cliente que não pode ser mudada de forma alguma? Essas são perguntas que podem impactar no preço.

Se o logo tiver que ser acompanhado de uma identidade visual para a marca, então o serviço já é outro, ainda mais complexo, e é justo que seu valor seja maior.

Exigências muito específicas e que limitem o processo criativo do designer de logotipo também podem pesar para mais no orçamento, já que ele não poderá colocar em prática toda a sua imaginação e deverá seguir a linha solicitada pelo cliente.

Veja também: 7 dicas para criar uma identidade visual incrível!

Prazo de entrega

Quanto maior for a urgência pelo serviço, mais alto é o seu preço, e não há como fugir disso. Afinal de contas, o profissional terá que dar prioridade para esse serviço em comparação com outros fechados previamente, e isso obviamente tem um custo.

Se o designer de logotipos tiver tempo para se organizar e planejar o processo, o preço pode ser um pouco menor. Porém, para conseguir uma entrega mais rápida e manter a qualidade, o preço tem que aumentar.

Especialização do profissional

Não é apenas o tempo de experiência que atesta a qualidade de um designer, mas isso com certeza faz diferença. Quem tem um bom portfólio e já passou várias vezes pela criação de logotipos pode valorizar seu serviço.

Portanto,é normal que um designer de logotipos que esteja em início de carreira ou que tenha começado nessa área há pouco tempo receba um valor menor do que os profissionais mais experientes. Com o passar do tempo, ele conseguirá aumentar o preço graças às experiências positivas que pode apresentar.

Designer de logotipos: uma área (merecidamente) rentável

Se uma empresa quiser crescer, não importa qual seja seu tamanho ou área de atuação, é fundamental que ela tenha um logotipo, aquilo que faça os clientes se lembrarem imediatamente da marca. É por isso que é justo que a área seja lucrativa.

Você pode se perguntar “quanto devo cobrar pelo meu serviço?”, e a resposta é difícil, principalmente quando isso ainda é uma novidade, mas não há maneira melhor de aprender como funciona o mercado do que na prática.

É possível começar com orçamentos mais baratos, seja R$ 200, R$ 400, R$ 700 ou o preço que for, mas não se esqueça de valorizar o tempo que foi investido em seus estudos, o preço das licenças de softwares, cursos adicionais, aquisição de equipamentos e por aí vai.

Conforme o tempo passar, você terá desenvolvido um portfólio legal, que deixará claro para os clientes a sua experiência na área, e a valorização dos serviços será uma consequência natural, que te permitirá ganhar muito mais que no início da carreira.

Com a experiência, você também aprenderá o que todo designer precisa saber sobre registro de marca no INPI e registro de direito autoral de logotipo, neste processo que tem um pouco de burocracia, é verdade, mas garante que você evite problemas autorais no futuro.

Outro ponto digno de nota são os 3 passos para gerar um Registro de Direito Autoral e se proteger do plágio. Acredite: não leva nem 15 minutos e você pode gastar menos de R$ 20, ou seja, não tem desculpa para deixar de proteger os seus projetos.

Tudo o que é de boa qualidade tem o seu preço, seja uma roupa, um alimento ou um quarto de hotel. Não poderia ser diferente com o serviço de design de logotipos, e você é a pessoa que mais deve valorizar seu próprio trabalho.

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