Fontes para Logo: um guia completo para você escolher as melhores

A identidade visual de um negócio pode envolver vários elementos – um deles é a parte escrita. Por isso mesmo, saber como escolher boas fontes para logo é algo essencial.

De fato, optar por uma fonte é uma tarefa que requer análise aprofundada do negócio e da mensagem que se quer passar.

Além disso, o logo também pode ter o papel de despertar a atenção da persona em um primeiro contato. Ou seja, é uma construção muito importante para a marca como um todo.

As fontes para logo precisam transmitir confiabilidade, autenticidade e originalidade. Isso porque, da mesma forma que possibilita se destacar no mercado, a fonte adequada pode ser a principal identidade da companhia.

Mas afinal, como escolher a melhor fonte para logotipo visando a conexão entre a sua empresa e seu público-alvo? Ou como tomar uma decisão quando você é o designer que está desenvolvendo este ponto de contato tão importante?

Confira esse guia completo e escolha com sabedoria!

O que são fontes para logo? E por que são importantes?

As fontes para logo são também conhecidas como tipografia. Basicamente, trata-se do estilo de escrita que o nome da marca e a sua tagline (que é um elemento opcional) serão apresentadas em conjunto com o símbolo.

Dessa forma, a tipografia é o tipo de letra que será usado para construir a identidade visual da marca. Não por acaso, existem muitos profissionais do design que entendem que escolher um estilo de letra específico pode auxiliar (e muito) para o sucesso da comunicação de uma empresa.

Assim, definir a fonte do logotipo deve ser uma decisão baseada em muito estudo e estratégias, para enfatizar a originalidade e a força da marca.

A fonte deve estar adequada com o restante do design do logotipo. Se um logo possui uma imagem totalmente moderna, mas a fonte utilizada é extremamente tradicional, pode ser confuso para o consumidor identificar qual é a mensagem a ser “decifrada”.

Dependendo do propósito a marca pode até usar dessa desconexão para provocar seu público. No entanto, esse é um fator que também requer estratégia e estudo de mercado.

De qualquer forma, fica claro que as fontes são importantes para o logo porque ajudam a compor a identidade visual. E considerando que, muitas vezes, o logotipo é o único ponto de contato com um potencial consumidor, o valor da escolha correta da fonte é inegável!

Tipos de fontes mais usadas em logotipos

A verdade é que, como tudo no design, a escolha de um elemento pode impactar na mensagem por completo.

Por isso, cada estilo de fonte que existe é capaz de transmitir um sentimento e uma percepção diferente. Essa percepção é inerente do ser humano, e é composta tanto por experiências individuais quanto pelo inconsciente coletivo.

Assim, tenha em mente que a construção da identidade visual pode levar em consideração mais de um estilo de fonte. O que pesa na decisão é a mensagem a ser transmitida.

De fato, existe uma infinidade de fontes disponíveis para uso. Porém, de maneira simples, elas se baseiam em quatro divisões principais:

Fontes Serifadas

As fontes de logo serifadas, ou fonte com serifa, possuem pequenas linhas ou riscos nas terminações das letras. A clássica fonte Times New Roman é um bom exemplo de fonte serifada.

Muito fácil de ser compreendida, as pequenas linhas nas extremidades aumentam o contraste e o espaçamento entre caracteres, facilitando a leitura e identificação.

Esse estilo de escrita passa a sensação de elegância e tradição. Normalmente, as pessoas tendem a conectar uma palavra serifada com algo com maior grau de acabamento – a sensação de que um elemento é “chique”.

Dessa maneira, fontes com serifa são ótimas para marcas que desejam passar a mensagem de experiência, história e reputação de marca. Da mesma forma, transmite sabedoria, seriedade, tradição e confiança.

Exemplos de fontes serifadas profissionais:

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Fontes Sem serifa

Fontes sem serifa, por outro lado, não possuem os pequenos traços ou prolongamentos nas hastes. Ao contrário, por ter linhas mais retas e “acabadas”, possuem um visual mais nítido, simples, minimalista e moderno.

As fontes para logo sem serifa são mais objetivas, por isso, combinam muito bem com elementos mais robustos, diferentes ou chamativos. É como se uma fonte sem serifa trouxesse um equilíbrio para símbolos que chamam a atenção.

Além disso, por terem uma estrutura mais simples, transmitem a sensação de liberdade e jovialidade. A aplicação desse estilo de fonte é bem aceito em designs inovadores, futuristas ou que fujam do padrão tradicional.

Ao mesmo tempo, dependendo do ramo de uma marca, a fonte sem serifa é capaz de trazer uma visão sólida para uma composição.

A famosa fonte Helvetica, é um ótimo exemplo de uma fonte sem serifa comumente usada. Por sua simplicidade, esse estilo de escrita é muito adotado para conteúdos web.

Um detalhe: muita gente fica em dúvida sobre a diferença de fontes com e sem serifa. Uma boa forma de lembrar de cada uma é que a fonte com serifa tem linhas ou detalhes nas extremidades, e fontes sem serifa são mais retas.

Exemplos de fontes profissionais sem serifa:

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Fontes Script

A fonte script ou manuscrita são as fontes de letras para logo que possuem voltas e floreios. São fontes para logo que parecem terem sido escritas com letra cursiva, o que traz um certo grau de personalização e proximidade com o consumidor.

É comum que essas fontes sejam combinadas com as fontes para logo sem serifas, mesclando a simplicidade com a elegância das fontes manuscritas.

Uma das questões principais e que precisa de atenção ao usar a fonte script é a legibilidade. Embora remeta à sensação de proximidade e elegância, algumas fontes são difíceis de serem lidas ou mesmo replicadas em diferentes telas e materiais.

As fontes script casuais são informais e transmitem praticidade, enquanto outras, mais rebuscadas, remetem ao luxo. E, essas fontes para logo podem expressar melhor as emoções como a simpatia, criatividade, feminilidade, entre outras sensações.

Exemplos de fontes do tipo script profissionais:

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Fontes Display

Por fim, as fontes para logo do tipo Display são também conhecidas como decorativas. Na prática, representam fontes desenhadas e criadas unicamente para uma marca específica.

Marcas que buscam chamar atenção e consolidar a imagem na mente de seu público tem sucesso ao adotar uma fonte display. Porém, essa forma de escrita deve ser usada como componente principal. Adotar outras fontes pode tornar o logo confuso.

Essas fontes são mais enfeitadas e podem trazer elementos como símbolos, figuras, animais e outros objetos.

Por essas características, essa fonte traz personalidade ao negócio, mas, devem ser usadas com moderação para que o logo seja assertivo e memorável.

Exemplos de fontes do tipo display profissionais:

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Como você viu, existem inúmeros tipos de fontes disponíveis para escolher. Por isso, dizer quais são as melhores fontes para logotipos é algo complexo e que depende de muitos fatores. Afinal, a fonte varia do estilo de logotipo que está sendo desenvolvido e até da mensagem que a marca quer transmitir.

Por causa dessa variedade de opções, a escolha da fonte precisa envolver bastante estudo e estratégia. Assim, ao desenvolver o seu projeto de marca, leve em consideração alguns itens importantes para escolher as fontes para logo:

Identidade visual da marca

Sem dúvida, esse é o básico para começar a pensar nas fontes para logo. A identidade da marca, também chamada de branding, é como os clientes irão perceber e distinguir os produtos ou serviços de uma empresa daqueles oferecidos pelos concorrentes. Nesse sentido, é o elemento mais importante da criação.

Saber quais são seus objetivos e que tipo de mensagem quer transmitir com o logo são essenciais para escolher a fonte adequada, que realmente combine com o símbolo e vá de encontro com seus objetivos.

A identidade visual é uma ferramenta fundamental para demonstrar a personalidade e proporcionar reconhecimento da marca.

Por isso, use a ideia central da identidade para escolher a fonte para logo. Dessa maneira, todo o aspecto visual estará condizente com tudo que a marca representa e a impressão que quer deixar ao mercado.

As fontes são ótimos elementos para mostrar aos clientes se a empresa é mais formal ou contemporânea, por exemplo. Pense em uma empresa que produz brinquedos infantis e uma outra do ramo financeiro: fica difícil pensar nesses dois empreendimentos usando o mesmo tipo de fonte, não é?

Conheça o seu público ou a sua persona

Considere por um momento, a quantidade de pessoas diferentes que você conhece, ou os ambientes em que se relaciona com elas. Sem dúvida, a forma como trata seu melhor amigo é diferente de como trata seu chefe (a não ser que seu chefe seja seu melhor amigo).

Esse é um pequeno ponto para se pensar sobre a sua persona, ou seu público-alvo. Se nós tratamos pessoas diferentes, dependendo do local ou personalidade, isso também conta na hora de tratarmos o nosso consumidor ideal.

Saber qual é a sua persona ou seus clientes em potencial permitirá escolher as fontes para logo que darão melhor conectividade com esse público.

Uma dica prática para quem tem uma empresa e está fazendo um logotipo por conta própria é primeiramente definir quem é a pessoa que você desejaria atender. Isso facilitará a compreensão de suas necessidades e consequentemente a escolha da fonte ideal.

Agora, se você é um designer contratado para o desenvolvimento de um logo, busque informações com o contratante sobre quem é o público-alvo da marca. Assim, você tem mais chances de acertar na sua composição.

Lembra do exemplo da empresa de brinquedos e outra do ramo financeiro? Enquanto a primeira provavelmente escolherá fontes que transmitam criatividade, leveza e elementos lúdicos, a outra irá preferir fontes que passam a ideia de segurança, confiança e integridade.

Legibilidade

Sem dúvidas, as fontes para logo precisam ser esteticamente atraentes aos consumidores. Porém, é preciso tomar cuidado para não escolher uma fonte tão diferente que se torne difícil de compreender.

Pense que seu produto poderá estar estampado em letreiros externos, em saguões, em prateleiras de supermercado, no uniforme dos funcionários – enfim, em diversos ambientes, com diversos formatos.

Por isso, as fontes para logo devem sim ser atrativas, mas também fáceis de serem lidas e compreendidas.

A imensa maioria dos clientes não terá tempo para ler e decifrar o que está escrito. Se ao primeiro olhar não reconhecer do que se trata, pode ser que compre do concorrente que usou fontes mais adequadas.

Outra questão é considerar se essa fonte continuará legível mesmo que o logo se torne menor, como em um cartão de visitas, por exemplo.

A questão da palavra ser escrita apenas em fontes minúsculas, maiúsculas ou mesclado também precisa ser considerada.

Embora possa parecer apenas uma questão de gosto, esses aspectos também podem mudar a percepção do consumidor e tornar a legibilidade melhor.

Considere ainda a largura e espaçamento interno entre caracteres e palavras, assim como a inclinação e a espessura das letras.

Se você desejar aprender mais sobre esse assunto, confira esse artigo completo sobre o tipografia.

Como você viu, escolher as melhores fontes para logotipo pode fazer toda a diferença na construção da imagem de uma marca.

Por isso, procure prezar a simplicidade e, ao mesmo tempo, a sofisticação. Mesmo que seja necessário repassar informações importantes para o público, geralmente quanto mais simples e limpo for o logotipo, melhor.

Via de regra, evite mesclar mais de duas fontes em um único logo. Muitos designers profissionais recomendam aplicar somente uma.

E claro, exclua os elementos desnecessários. No geral, o logo precisa chamar atenção e expressar o tema da sua empresa sem causar problemas de legibilidade ou aplicação.

Ao escolher mais de uma fonte, tenha em mente que elas precisam ser complementares, mesmo que não tenham tanta semelhança entre si.

Outro ponto são os efeitos que podem reforçar ou atenuar características. Considere o uso de estilos como negrito, itálico, sublinhado e utilize bem as cores em um logotipo.

Lembre-se que fontes passam diferentes mensagens quando se usa diferentes estilos. Nesse sentido, uma fonte serifada com negrito pode passar a ideia de tradição e seriedade, enquanto uma fonte serifada em itálico possui um tom mais amigável e dinâmico.

Por fim, tenha em mente que a construção da identidade visual da marca vai muito além do logo. Será a combinação de diversos fatores que irá proporcionar o reconhecimento do público.

Conclusão

Neste artigo você pôde conferir diversas dicas que vão te ajudar a escolher a melhor fonte para seu logotipo. Um bom designer sabe a importância que uma fonte tem em seus projetos, e com certeza não terá pressa nessa etapa do trabalho.

Se você gosta desse assunto e deseja se aprofundar ainda mais, confira também nosso guia completo com as melhores dicar para criar logo e também nosso artigo sobre Manual de Identidade Visual, caso você queira desenvolver um para si mesmo ou para algum cliente.

E, como dica final, incentivamos todos que trabalham com criatividade a testar os serviços da Envato Elements, que possui milhões (sim, milhões!) de itens criativos que podem ser baixados e usados em projetos profissionais.

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