O dia 05 de novembro é um dia especial para todos nós designers, afinal, é nosso dia!

Sendo assim, nesta data tão especial (que ironicamente caiu numa segunda-feira) seguem abaixo 5 dicas para quem deseja seguir a carreira de designer. Enjoy!

1) Atualização é tudo.

A carreira de designer é uma das que mais exigem do profissional uma constante atualização na área. Tudo acontece muito depressa. Num piscar de olhos surgem novos conceitos e novas ferramentas. Um designer desatualizado é tão útil quanto mandar um e-mail com uma máquina de escrever.

2) Cuide de sua saúde mental e física.

Se um designer não estiver bem mentalmente (estresse, falta de concentração, “saco cheio”) dificilmente seu trabalho irá render. Por ser uma área criativa, a saúde mental é fundamental para que tudo flua suavemente. Se a criatividade for embora, o designer também vai. É preciso prestar atenção também à saúde física. Na maioria das vezes um designer passa grande parte do dia sentado, por isso é importante fazer breves pausas e se alongar.

3) Saiba lidar com pessoas.

Muitos pensam que um designer lidará apenas com hardware e software. Errado! Empregado ou empresário, o designer obrigatoriamente terá que lidar com pessoas. E a quantidade de tempo que se passa em frente ao computador pode “destreinar” o profissional nessa verdadeira arte. Esteja atento a isso.

4) A teoria é bonita. A prática é linda.

Alguns designers se apegam tanto à teoria que acabam deixando a prática de lado. Apesar de ser um erro atípico (o contrário é mais comum), tal ação pode transformar um profissional em alguém que fala bonito, mas faz pouco.

5) Ame o que faz.

Para alcançar a felicidade no trabalho, em qualquer área, é preciso realmente amar o que faz. Pergunte-se regularmente: amo o que faço? Um designer feliz, que ama seu trabalho, tem mais chances de crescer dentro dela e se tornar um profissional de sucesso.

Espero que essas 5 dicas sejam úteis para aqueles que desejam seguir essa carreira tão fantástica. Feliz 5 de novembro a todos!

Guilherme Dantas