O Designer e o “Não”

Compartilhe:
Publicidade

Quando criança, provavelmente essa foi a palavra que mais ouviu: “Não”. E ao longo de sua vida, tal palavrinha maldita lhe privou de muitas coisas. Não pode dirigir antes dos dezoito. Não se deve rabiscar a parede. Não pode brincar com fogo. E por aí vai.

Você cresceu e tornou-se um profissional. Mas vez por outra, a maldição do “não” ainda lhe assusta. E agora?

Seja qual for o ramo que decidiu atuar, respostas negativas são um verdadeiro balde de água fria em sua empolgação. Quem nunca teve seu ânimo quebrado quando um cliente (ou mesmo o diretor de criação da própria agência) arrancou as esperanças de levar para frente o projeto que você desenvolveu com tanto amor e carinho?

São essas situações que forçam o designer a deixar de lado seu lado artístico e ativar seu lado diplomático. Mas não são todos que conseguem fazer isso, infelizmente. Seguem abaixo algumas das reações mais comuns a essas situações:

O chorão

É o tipo de profissional que se ofende (levando até para o lado pessoal) a negação de um cliente. Pode até manter a compostura durante a reunião, mas depois irá chorar as mágoas com meio mundo, dizendo o quão difícil sua profissão é.

O extremista

É aquele sujeito que se auto-intitula “artista”. Para ele, seu trabalho não deve ser contestado em hipótese alguma, pois é uma obra de arte. Pode se irritar com o mínimo de negação por parte do cliente (ou do patrão) e é capaz de capaz largar tudo e mandar todos pro pantone que pariu.

O pau-mandado

O lado oposto do extremista. Abaixa a cabeça e concorda com tudo que é dito, mesmo sendo absurdo. “Tem razão, eu não sei onde estava com a cabeça quando não coloquei um fundo rosa com letras amarelas em seu site. Com certeza ficará lindo…” É mais usado por outros como ferramenta do que como profissional.

O negociador

Da lista, é o mais maduro. Sabe ouvir o cliente e apresentar novas soluções. Sabe contornar aquela ideia absurda sem ofender o cliente, apresentando exemplos concretos de que sua ideia é mais usual. Negocia o “não” e chega num acordo, vantajoso para ambas as partes.

E você, conhece mais algumas reações? Então deixe um comentário logo abaixo! Ou não.

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Guilherme Dantas
Guilherme Dantas

Veja também

7 Itens Essenciais para Profissionais Criativos que São Nômades Digitais

Descubra alguns itens essenciais para nômades digitais criativos em nosso guia completo. De eSIM global até mochila ergonômica, prepare-se para tornar sua jornada mais eficiente e criativa!
homem acessando notebook com VPN

O que é uma VPN e para que Serve?

Você está curioso para saber mais sobre as VPNs? Então, junte-se à Bitdefender e desvende seus segredos. Venha conosco agora mesmo!

Melhores Bancos de Imagens Gratuitos para 2024

Nós selecionamos diversas opções de bancos de imagens gratuitos para você encontrar as melhores imagens livres de direitos autorais. Confira!