in

5 maneiras para combater o bloqueio criativo

Photo by Artnow314

Você senta em sua confortável cadeira, pronto para mais um dia de trabalho, quando de repente percebe que algo está faltando: a criatividade.

Que atire o primeiro mouse aquele que nunca teve um bloqueio criativo. E o mais frustante é quando isso acontece na véspera da entrega de um projeto importante. E agora?

Seguem abaixo 5 sugestões para combater esse vilão chamado bloqueio criativo.

1. Respire.

Sim, dê um tempo e respire. Muitas vezes, forçar o trabalho diante de um bloqueio criativo não resulta em nada. Levante da cadeira, vá tomar um ar. Fique longe do computador por pelo menos 5 minutos. Talvez seja o tempo da criatividade voltar.

2. Inspire-se.

Se está “empacado” naquele projeto, que tal dar uma olhada em outros projetos, feitos por outros designers? É claro que o objetivo não é sair copiando outras artes, mas talvez um detalhe específico ou o traço de outro artista te inspire para dar prosseguimento ao projeto que estava desenvolvendo.

3. Faça outra coisa.

Se não está conseguindo avançar em determinado projeto, não se desespere. Adiante outro. Mas se o bloqueio criativo for tão grande a ponto de lhe travar para todos seus projetos, tente se ocupar em outra atividade, por pelo menos meia hora. Uma caminhada, uma boa leitura ou quem sabe uma deliciosa pipoca feita no microondas pode despertar novamente sua criatividade.

4. Mude o local de trabalho.

Calma, não é para pedir demissão do seu emprego. Se for possível, tente mudar algo de sua sala ou home-office. Caso trabalhe com um notebook, tente trabalhar em outro lugar de sua empresa ou casa. Ou, talvez, poderá tentar trabalhar em um lugar público com acesso à internet, como uma praça de alimentação ou um café.

5. Use suas habilidades de design em outras coisas.

Qual sua especialidade? Web design? Brinque um pouco com design gráfico. Ilustração? Experimente design de interiores. Muitas vezes ficamos atrelados apenas a uma função, o que pode levar à fadiga. Tentar coisas novas estimula a criatividade. Uma pequena escapada na rotina nos tira do “piloto-automático” e pode ser uma bela arma contra o bloqueio criativo.

Usa algum método diferente dos listados aqui? Compartilhe sua experiência com a gente!

Inspirado em Inspirationfeed.com

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

7 Comentários

Leave a Reply
  1. Meu sábio professor ensinou uma maravilha!
    Fazer rascunhos e rascunhos das coisas mais aleatórias,
    aos poucos você percebe que as ideias vão vindo e acaba-se o tal bloqueio.

  2. O importante é tentar relaxar de alguma forma, acho que a inspiração sempre esta muito ligado ao prazer eu por exemplo vou no banhero sento na privada, assim sem “compromisso”(se rolar algo, melhor ainda).
    Comigo sempre funciona.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…