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Loja virtual: Como criar e gerenciar seu negócio online

Em tempos onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, ter um canal de vendas online é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio. Ter uma loja online permite escalar a sua empresa, além de realizar vendas 24 horas e 7 dias por semana.

Mas como montar uma loja virtual mesmo não sendo um desenvolvedor de sistemas?

Preciso ter uma equipe para gerenciar a loja?

Como organizar e enviar os meus produtos?

Essas e outras perguntas respondo neste artigo completo sobre criação e gestão de lojas virtuais.

Aproveite a leitura!

Dicas para quem deseja iniciar uma loja de comércio eletrônico

Como o comércio eletrônico tem crescido rapidamente nos últimos anos, muitas empresas perceberam os benefícios de vender online. No entanto, abrir uma loja online pela primeira vez pode ser um desafio.

A grande variedade de software, plataformas e ferramentas podem dificultar a escolha dos usuários iniciantes. Antes de começar, você deve conhecer algumas das soluções populares do mercado, recomendo que conheça 5 plataformas de e-commerce brasileiras, para ver qual atende melhor às suas necessidades.

Se você deseja abrir uma loja virtual, uma das coisas mais difíceis de fazer é criar um nome para sua loja. Há muitas maneiras de nomear sua loja e muitos fatores a serem considerados, como qual é a sua marca e como ela deve refletir seu negócio.

É recomendável buscar um profissional da área de marcas, para criar o seu logotipo e a identidade visual da sua loja.

Essa é uma etapa muito importante, pois definirá a comunicação do seu negócio e o que ele representará. Por isso é importante realizar um briefing antes, para que o designer consiga atender às suas expectativas.

Será feita uma pesquisa sobre o seu nicho de mercado, nomes de marcas concorrentes, estudo de cores, posicionamento da marca, entre outros elementos que compõem uma marca de sucesso.

O que você precisa para iniciar o comércio eletrônico?

Quando começar a criar a loja virtual , precisa investir em mais do que apenas seu produto. Você precisa investir tempo e energia em um site, antes de começar a vender para os seus clientes.

Há diversas plataformas que oferecem lojas virtuais pré-montadas, que tornam a criação mais intuitiva e rápida.

Quando você decide iniciar uma loja virtual, o primeiro passo é escolher uma boa plataforma. O software de comércio eletrônico oferece a conveniência de criar uma loja online sem custos iniciais, sem hardware para comprar e sem compromissos de longo prazo.

Verifique se a plataforma de comércio eletrônico também fornece ferramentas que auxiliem no seu processo de vendas, como integração com email marketing, sistemas de pagamento, gerenciamento de estoque, etc.

Separamos 4 dicas que são essenciais para quem está começando uma loja online e para que não tenha muitos problemas na gestão.

Como comprar um nome de domínio para o seu site de comércio eletrônico

Você decidiu abrir uma loja na web e já configurou a plataforma. Agora é hora de escolher um nome de domínio.

Este é o nome que as pessoas veem quando visitam sua loja. Se você deseja que sua loja seja bem-sucedida, o nome de domínio deve ser curto e fácil de lembrar, para que as pessoas digitem diretamente a URL.

Se você quer um domínio com a extensão .com.br, o Registro.Br é a empresa responsável pelos domínios no Brasil. É possível comprar em outras plataformas, mas saiba que elas funcionam como uma revenda.

O que eu preciso pensar?

Depois de ter escolhido o nome do seu domínio e a plataforma que irá utilizar, planeje em qual segmento irá atuar, quais tipos de produtos irá vender. É preciso ter cuidado com direitos autorais, se houver produtos de outras pessoas ou empresas em sua loja, você precisará ter um acordo em vigor com o fabricante.

Sejamos honestos. Começar um negócio é difícil, requer muito tempo, trabalho árduo e energia. Pode ser emocionante e divertido, mas também estressante e assustador.

Mas mesmo para um empreendedor experiente, há muitos desafios a serem superados, e por isso é importante planejar e seguir uma estratégia de marketing.

Pesquise sobre os seus concorrentes

Avalie como os seus concorrentes diretos e indiretos estão comercializando os produtos, serviços, como se comunicam com os clientes, etc.

Para poder avaliar melhor, atue como cliente oculto, simulando ser uma pessoa interessada em adquirir os produtos ou serviços. Isso permite compreender como os vendedores são treinados para abordar os clientes, lidar com as objeções, o que lhe dará informações valiosas para aprimorar o seu atendimento.

Verifique como está a reputação dos concorrentes em sites como o Reclame AQUI!, pois ali você terá várias informações dos pontos fracos destas empresas, podendo criar uma estratégia para atender estes clientes insatisfeitos.

Descubra como seus clientes buscam pelo seu produto

A Otimização de Mecanismos de Busca, comumente chamada de SEO, é uma parte muito importante da estratégia, quando se trata de marketing digital.

É muito importante saber quais termos seus clientes em potencial estão procurando ao tentar encontrar o produto que você está vendendo.

Você tem que ter certeza de que seu produto está sendo visto por quem o procura.

Por exemplo, se você está vendendo artes digitais online, é preciso compreender quais os termos que as pessoas utilizam e assim otimizar a sua loja virtual, para que ela esteja entre os primeiros resultados.

Os clientes sempre estão buscando o melhor custo-benefício, por isso é importante estar sempre em evidência.

Os preços mudam constantemente e, com um clique do mouse, o cliente pode descobrir quanto custa um determinado produto em outro lugar. Depois de encontrar o preço mais baixo, provavelmente irá avaliar a reputação da sua loja virtual em alguns sites. Após avaliá-los, o cliente se sentirá mais confiante.

Se tratando de loja virtual, você também pode avaliar as estratégias de SEO que estão sendo utilizadas, através de ferramentas como o Ubersuggest, que mostram às palavras-chaves que atraem mais visitas para a loja, origem do tráfego, assim é possível entender quais canais são mais efetivos para o seu negócio.

Quanto mais informações você tiver, mais assertiva será a sua estratégia, como está iniciando, identifique quais são as palavras com menor concorrência, assim terá mais chances de ficar nas primeiras posições da busca do Google.

Ajude o seu cliente: Esclareça as principais dúvidas

O cliente pode estar no início da jornada de compra e isso significa que ainda possui muitas dúvidas, mas como saber quais perguntas devo responder?

É preciso uma pesquisa extensa para coletar todas essas informações?

Na verdade é possível ter acesso a todos estes dados de forma simples e rápida. O Answer The Public é uma ferramenta que traz um compilado de todas as dúvidas que são buscadas na internet.

Na imagem acima podemos ver algumas perguntas que os usuários buscam no Google, referente a “mesa digitalizadora”.

Você pode, por exemplo, criar um conteúdo na sua loja mostrando “Qual a melhor mesa digitalizadora”, avaliando o custo-benefício de cada uma.

Ao mesmo tempo que você está ajudando os usuários, está mostrando as opções que a sua loja possui.

Faça um inventário

Organização é fundamental para qualquer negócio, então tenha muito cuidado com o gerenciamento do seu estoque, pois se os seus clientes estiverem tentando comprar um produto mas ele está em falta na sua loja online, provavelmente eles irão buscar nos concorrentes, e isso pode prejudicar as suas vendas.

Faça o acompanhamento diário das vendas e quantidade de produtos, praticamente todas as plataformas de lojas online oferecem este recurso.

Mantenha sempre um bom contato com os seus fornecedores, e tenham mais de 3 que forneçam um mesmo produto, pois caso um não possa atender a sua demanda, você terá a quem recorrer.

Contrate uma boa empresa de entregas

Tão importante quanto o atendimento ao cliente, é a entrega do produto. Nada mais decepcionante quando o cliente não recebe o mesmo produto da imagem que estava na loja virtual, o produto atrasa ou pior, o produto chega danificado.

Infelizmente essas são situações que fogem do seu controle, por isso é importante ter muito cuidado ao contratar a empresa parceira que ficará responsável pelas entregas.

Quando posso começar a minha loja online?

Aqui explicamos de uma forma geral tudo o que você precisa para começar e administrar a sua loja virtual, e seguindo estas dicas já poderá abrir o seu e-commerce.

Como pode ver ao longo deste artigo, o processo de criação e abertura de uma loja virtual é relativamente simples, a gestão do negócio é que requer mais cuidados, mas isso você só aprenderá durante o processo.

Após seguir estas dicas você não terá tantos problemas na abertura da sua loja virtual, e poderá realizar as suas vendas sem dificuldades.

E você já sabe o que irá vender online? Pretende tirar a sua loja do papel ainda este ano? Compartilhe as suas experiências nos comentários, ficaremos felizes em saber.

William Mendes

Escrito por William Mendes

William Mendes é mercadólogo, atua na área de marketing há 10 anos atendendo empresas da China, Espanha, Portugal, Israel e Estados Unidos. Também escreve para o portal de TI Paiol Hosting

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