Repetidores Wi-Fi: o que são e como utilizá-los?

Compartilhe:
Publicidade

Nos dias de hoje, a internet já faz parte de nossas vidas e está presente em todo lugar: residências, restaurantes, shoppings e diversos outros estabelecimentos.

Contudo, mesmo adquirindo um bom plano de internet, nem sempre a rede consegue manter uma boa estabilidade de sinal. Em casas com muitos cômodos, por exemplo, é difícil que o Wi-Fi alcance toda a casa de maneira estável e com qualidade.

Para resolver este problema, uma boa alternativa são os repetidores de sinal  Wi-Fi.

Apesar de ser um dispositivo bastante popular, ainda há muitas dúvidas em torno deste aparelho, referentes tanto ao seu desempenho quanto à compatibilidade entre equipamentos de marcas distintas.

Quer saber mais sobre o que é um repetidor de Wi-Fi e como este dispositivo funciona? Então continue lendo!

Repetidor Wi-Fi: O que é e como funciona?

Os repetidores de Wi-fi são aparelhos que servem para aumentar o alcance da sua conexão de internet sem fio.

Eles funcionam de maneira bem simples: o dispositivo recebe o sinal gerado pelo roteador e o amplifica, fazendo com que a rede alcance uma área maior do que aquela que seria possível sem o uso do repetidor.

Isso faz com que este equipamento seja uma solução vantajosa para quem precisa ampliar a área de cobertura de uma rede Wi-Fi em qualquer ambiente.

Para funcionar, o repetidor precisa encontrar o sinal do roteador principal e assumir a mesma configuração de rede (canal, SSID, chave de acesso, método de criptografia) para poder repeti-lo.

Caso o aparelho não esteja configurado na mesma frequência em que o roteador, o dispositivo não funcionará conforme a expectativa.

Onde posso Instalar um Repetidor Wi-Fi?

Aparelho conectado à Internet

Antes de pensar em adquirir um repetidor Wi-Fi, é preciso identificar qual é o problema da sua conexão: se de fato é o alcance do sinal e não algo relacionado ao plano de internet contratado.

O repetidor é apropriado a locais que possuem muitos obstáculos ou contam com a interferência de vários aparelhos eletrônicos, o que impede uma boa conexão em certas áreas do espaço.

Nesse caso, a melhor opção seria instalar um ou mais repetidores, nos locais em que o sinal começa a falhar. Trocar o roteador não resolveria a situação, já que o ‘ponto cego’ do alcance da sua internet continuaria a existir.

Benefícios do Repetidor Wi-Fi

Utilizar um repetidor de Wi-Fi oferece diversos benefícios. Os principais são a praticidade de instalação e o custo benefício, uma vez que não será necessário aumentar o plano de internet contratado.

Mas lembre-se: o equipamento vai repetir o sinal com a mesma qualidade que ele o recebe. Logo, se a conexão tiver boa velocidade e também for compatível com seu hardware, ela será replicada.

Se o sinal transmitido pelo roteador estiver fraco e não for compatível com o repetidor, ele não conseguirá oferecer uma boa conexão.

Outro ponto que merece atenção é que quanto mais repetidores forem instalados interligados a uma única rede de internet, menor pode ser a velocidade da sua conexão.

A proteção dos seus dados também deve ser levada em consideração na hora de usar um repetidor Wi-Fi. Quando falamos de segurança na internet, é importante contar com a proteção e otimização de desempenho com o melhor Software de Internet Security disponível no mercado. O Bitdefender Internet Security possui alta proteção contra ameaças on-line e garante impacto mínimo no funcionamento da sua internet.

E aí, você já conhecia os repetidores de Wi-Fi? Tem mais alguma dica sobre a utilização deste equipamento? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagem: Unsplash (Misha Feshchak; Stephen Philips.)

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Guilherme Dantas
Guilherme Dantas

Veja também

Imaginando os personagens de Chaves como crianças de verdade

Embarque em uma viagem nostálgica pela Vila do Chaves, reimaginando personagens como Chaves, Chiquinha e Quico como crianças de verdade.

Freepik apresenta novo logotipo

Confira todos os detalhes da nova identidade visual da Freepik, junto com seu novo posicionamento de marca.

60 fontes cursivas (gratuitas e premium) para você baixar

Selecionamos 60 fontes cursivas gratuitas e premium para você baixar. Confira essa lista e faça o download hoje mesmo!