in ,

Repetidores Wi-Fi: o que são e como utilizá-los?

Nos dias de hoje, a internet já faz parte de nossas vidas e está presente em todo lugar: residências, restaurantes, shoppings e diversos outros estabelecimentos.

Contudo, mesmo adquirindo um bom plano de internet, nem sempre a rede consegue manter uma boa estabilidade de sinal. Em casas com muitos cômodos, por exemplo, é difícil que o Wi-Fi alcance toda a casa de maneira estável e com qualidade.

Para resolver este problema, uma boa alternativa são os repetidores de sinal  Wi-Fi.

Apesar de ser um dispositivo bastante popular, ainda há muitas dúvidas em torno deste aparelho, referentes tanto ao seu desempenho quanto à compatibilidade entre equipamentos de marcas distintas.

Quer saber mais sobre o que é um repetidor de Wi-Fi e como este dispositivo funciona? Então continue lendo!

Repetidor Wi-Fi: O que é e como funciona?

Os repetidores de Wi-fi são aparelhos que servem para aumentar o alcance da sua conexão de internet sem fio.

Eles funcionam de maneira bem simples: o dispositivo recebe o sinal gerado pelo roteador e o amplifica, fazendo com que a rede alcance uma área maior do que aquela que seria possível sem o uso do repetidor.

Isso faz com que este equipamento seja uma solução vantajosa para quem precisa ampliar a área de cobertura de uma rede Wi-Fi em qualquer ambiente.

Para funcionar, o repetidor precisa encontrar o sinal do roteador principal e assumir a mesma configuração de rede (canal, SSID, chave de acesso, método de criptografia) para poder repeti-lo.

Caso o aparelho não esteja configurado na mesma frequência em que o roteador, o dispositivo não funcionará conforme a expectativa.

Onde posso Instalar um Repetidor Wi-Fi?

Aparelho conectado à Internet

Antes de pensar em adquirir um repetidor Wi-Fi, é preciso identificar qual é o problema da sua conexão: se de fato é o alcance do sinal e não algo relacionado ao plano de internet contratado.

O repetidor é apropriado a locais que possuem muitos obstáculos ou contam com a interferência de vários aparelhos eletrônicos, o que impede uma boa conexão em certas áreas do espaço.

Nesse caso, a melhor opção seria instalar um ou mais repetidores, nos locais em que o sinal começa a falhar. Trocar o roteador não resolveria a situação, já que o ‘ponto cego’ do alcance da sua internet continuaria a existir.

Benefícios do Repetidor Wi-Fi

Utilizar um repetidor de Wi-Fi oferece diversos benefícios. Os principais são a praticidade de instalação e o custo benefício, uma vez que não será necessário aumentar o plano de internet contratado.

Mas lembre-se: o equipamento vai repetir o sinal com a mesma qualidade que ele o recebe. Logo, se a conexão tiver boa velocidade e também for compatível com seu hardware, ela será replicada.

Se o sinal transmitido pelo roteador estiver fraco e não for compatível com o repetidor, ele não conseguirá oferecer uma boa conexão.

Outro ponto que merece atenção é que quanto mais repetidores forem instalados interligados a uma única rede de internet, menor pode ser a velocidade da sua conexão.

A proteção dos seus dados também deve ser levada em consideração na hora de usar um repetidor Wi-Fi. Quando falamos de segurança na internet, é importante contar com a proteção e otimização de desempenho com o melhor Software de Internet Security disponível no mercado. O Bitdefender Internet Security possui alta proteção contra ameaças on-line e garante impacto mínimo no funcionamento da sua internet.

E aí, você já conhecia os repetidores de Wi-Fi? Tem mais alguma dica sobre a utilização deste equipamento? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagem: Unsplash (Misha Feshchak; Stephen Philips.)

Guilherme Dantas

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

Avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…