in ,

10 razões para deixar de fazer freelance e ir para a Awesomic

Ser um designer freelancer significa ser ao mesmo tempo o próprio departamento comercial, o estrategista da marca, o redator e o gerente de projetos. É estar vulnerável a perder vários clientes em um curto período de tempo. E quando você precisa tirar uns dias para se recuperar de um resfriado ou simplesmente tirar uma semaninha de férias e isso significa esperar mais um mês para comprar aquela roupa ou laptop que você precisa.

Se você não quer trabalhar com essa instabilidade, você tem três opções. A primeira é trabalhar em um escritório com uma renda estável, mas um chefe que o obriga a fazer tarefas tediosas. A segunda é aceitar essa instabilidade como parte do jogo e continuar a brincar de roleta russa. E a terceira é a Awesomic.

O que é a Awesomic?

A Awesomic.io é uma startup ucraniana que conecta designers profissionais com empresas em todo o mundo. Foi fundada em 2020 e recebeu financiamento da Y Combinator, uma aceleradora que apoia startups de todo o mundo todos os anos. Desde então, a equipe já trabalhou com mais de 1.000 clientes e concluiu 7.000 projetos.

Além disso, a Awesomic é uma comunidade de design onde você pode encontrar bons conselhos e os melhores memes. A empresa possibilita uma incrível atmosfera para desenvolvimento profissional onde os designers podem melhorar continuamente suas habilidades através de cursos on-line e workshops.

Como a Awesomic funciona?

A ideia principal da plataforma é conectar rapidamente empresas com designers profissionais ao redor de todo o mundo. Sem estresse, pressão ou dor de cabeça – apenas simples etapas. Talvez você possa estar pensando que seja simples assim só para as empresas, não é? A verdade, porém, é que também é simples para os designers. São três etapas que você precisa passar para começar a trabalhar em um projeto:

  1. De acordo com a sua habilidade e experiência, o algoritmos direciona para você o pedido de um cliente.
  2. Então, você confere o brief, esclarece todas as dúvidas e começa a trabalhar no projeto
  3.  No primeiro dia, você envia a primeira atualização do progresso do seu trabalho ao cliente.

Obviamente, um algoritmo inteligente não é tudo o que torna a Awesomic uma plataforma única para os designers. Ele é só o começo de tudo.

Dez razões para um designer escolher a Awesomic

1. A plataforma encontra clientes para você

Uma das maiores dores de cabeça de qualquer freelancer é encontrar clientes. E isso, por sua vez, vem temperado com questões sobre negociação de pagamento e tarefas de teste e revisão.

Os designers que trabalham na plataforma da Awesomic não têm essas preocupações, pois existe uma equipe dedicada para isso que assume todas essas responsabilidades. Portanto, o designer é capaz de começar a trabalhar imediatamente em um projeto depois que a combinação mágica com um cliente acontece.

2. Você faz parte da comunidade Awesomic

A Awesomic não é sobre designers em solidão que são forçados a resolver problemas por conta própria. Trata-se de uma comunidade harmoniosa que acredita no apoio mútuo saudável. Assim que você entra, você recebe feedback e conselhos diários dos colegas. Além disso, você tem ajuda ao trabalhar em um projeto desafiador.

Toda semana, os designers do Awesomic participam de calls para discutir a situação de seus projetos e conversarem sobre seus bichinhos de estimação ou os memes divertidos da semana. Além disso, toda a equipe participa de conferências e workshops, onde compartilham experiências e celebram o sucesso um do outro.

3.   Cooperação com clientes de todo o mundo

O portfólio da Awesomic é composto por uma mistura de startups promissoras, membros da Y Combinator e empresas espalhadas ao redor do mundo. Portanto, os designers da Awesomic trabalham nos mais variados tipos de projetos, criando recursos visuais para startups de TI, sites de busca de emprego ou apps de aprendizado.

4. Problemas de pagamento? O que é isso?

A Awesomic cuida de todo o aspecto financeiro entre você e o cliente. Trabalhamos com o princípio de pré-pagamento, para que não haja risco de encontrar um cliente desonesto. Nossos designers se dedicam totalmente à criatividade e podem ficar tranquilos, pois sabem que receberão seu salário em dia e sem precisar ficar cobrando alguém.

5. Sem ideias para o seu projeto? Troque de projeto

Outra diferença entre a Awesomic e um freelance ou agências de design é que você não precisa continuar trabalhando em um projeto caso ele não esteja funcionando para você. Tais situações acontecem com todo mundo e é aí que a comunidade Awesomic vem a calhar. Outros designers podem auxiliar você ou o substituir.

6. O suporte resolve todos os problemas

Às vezes, o cliente fica mudando os requisitos da tarefa diariamente e depois diz que o designer não é qualificado. Outras vezes, o pessoal da energia elétrica decide cortar a luz em toda a sua quadra para fazer uma obra e você fica com o prazo de entrega apertado. O que fazer?

Se você trabalha como freelancer, precisa tomar um tranquilizante para seus nervos. Se você estiver na equipe da Awesomic, não precisa esquentar a cabeça, pois para isso existem os gerentes de suporte. Eles sabem como encontrar uma solução para quase qualquer problema. Infelizmente, eles não poderão corrigir o problema do aquecimento global, mas conversar com um cliente é a maior moleza.

7. Comunicação de perto, mesmo trabalhando de longe

Embora as equipes trabalhem remotamente, a Awesomic criou condições de convivência semelhantes à presencial. Você pode participar regularmente de reuniões on-line e eventos internos. Por exemplo, na conferência off-line, “You are Awesomic”, onde você pode se comunicar com seus colegas e ouvir palestras de especialistas.

Outro evento semanal no Awesomic é a reunião on-line chamada “Golden hour”. Nessa reunião, é proibido falar de trabalho, porque o objetivo é divertir-se conversando com os colegas.

E se você não quiser ficar em casa o dia todo, sempre será bem-vindo ao espaço de coworking em Kyiv. Lá você pode tomar um café, conversar com os membros da equipe e fazer todas as suas tarefas. Tudo isso ao mesmo tempo.

8.   Você pode trocar o escopo das suas atividades

Se você é designer gráfico, mas tem vontade de se tornar um designer de UI/UX, a Awesomic não o impedirá. Pelo contrário, seremos muito solidários. Afinal, quem não quer trabalhar com designers que estão dispostos a aprender incansavelmente novas habilidades ou ampliar aquelas já adquiridas?

9. Procrastinação é algo desconhecido na Awesomic

Os designers que fazem parte da Awesomic não sabem o que é ociosidade porque há sempre um fluxo contínuo de projetos. Mas, apesar do ritmo acelerado, não há estresse, pois cada um determina sua própria carga de trabalho. E se houver alguma dúvida sobre autodisciplina ou gerenciamento de tempo, membros experientes da equipe podem lhe ajudar com isso.

Quando um designer sente que o esgotamento criativo está chegando, existem maneiras para ele lidar com isso. Você pode tirar férias remuneradas com segurança ou simplesmente partir para um novo projeto.

10. Você tem acesso a recursos e oportunidades de desenvolvimento

A equipe Awesomic é composta por designers de nível médio e sênior e só o céu é o limite para ela. A startup apoia iniciativas de aperfeiçoamento de competências e cobre parcialmente os custos necessários de sua educação.

Mas isso não é tudo. A Awesomic também oferece uma assinatura para banco de recursos, como Freepik, Adobe Stock e Craftwork. Além disso, abastecem regularmente sua biblioteca interna e montam compilados de notícias do mundo do design.

 

Se você quer fazer parte de uma empresa que ta em constante crescimento e que tem um futuro brilhante pela frente, se ta cansado de correr atrás dos seus clientes, de cobrar pouco nesses sites grandes de freelance, de ter estresse com clientes que atrasam pagamento ou até mesmo que te dão calote, a Awesomic é pra você. Eu sinto que faço parte do futuro, e poder conhecer gente do mundo todo é muito gratificante. Enfim, é impossível não indicar a Awesomic, tenho orgulho de fazer parte dessa equipe

Laura Chaves, Graphic Designer / Video Editor / UX/UI Designer, Linkedin

O que você vai escolher?

Como você pôde perceber, viver como designer freelancer é como estar no meio do imenso oceano com uma boia de patinho. Sim, o visual pode ser muito bonito, mas você só pensa em uma coisa: sobreviver e nadar até a terra firme.

Por outro lado, ser designer na plataforma Awesomic é parecido, porém, com uma enorme diferença. Você está no mesmo oceano, mas está navegando em um excelente barco com todos os suprimentos e equipamentos necessários. Desta forma, só lhe resta viajar e descobrir o mundo.

Se é isso que você quer, visite o site da Awesomic e dê uma olhada em sua plataforma. Ou vá direto para a página de ofertas de emprego para saber como se tornar parte da equipe Awesomic.

Além disso, você pode indicar um amigo e ganhar $500 de bônus após ele se inscrever na plataforma e ser aprovado.

Boa sorte em sua jornada profissional!

Escrito por Designerd

O Designerd é um dos maiores blogs sobre design e criatividade do Brasil. Produzimos conteúdo para a comunidade criativa desde 2009.