in ,

10 melhores mesas digitalizadoras para iniciantes

Se você está iniciando no mercado criativo, talvez tenha dúvidas sobre qual a melhor mesa digitalizadora para começar, pois sabe como essa ferramenta pode ser útil, divertida e aumentar muito a produtividade de quem quer ter um controle mais natural do que estiver fazendo no computador.

Já recebi várias perguntas de alunos e amigos sobre sobre quais as opções disponíveis e seu custo-benefício para quem está buscando a primeira mesa digitalizadora, seja para ilustrações, seleções orgânicas ou mesmo pela ergonomia.

Mesas digitalizadoras, ou “tablets para desenho” variam muito de preço e qualidade, por isso separamos algumas opções interessantes que podem caber no seu bolso.

Mas antes, vamos esclarecer quais tipos de mesas digitalizadoras existem.

Tipos de mesas digitalizadoras

Os diferentes tipos de mesas digitalizadoras no mercado focam em públicos específicos. São elas:

  • Mesas Digitalizadoras Tradicionais
  • Mesas Digitalizadoras com tela (Display Interativo)
  • Pen Computers.

Pessoa usando uma mesa de desenho digital em frente ao computador

Mesas Digitalizadoras Tradicionais

Em questão de custo, as mesas digitalizadoras tradicionais são as mais baratas e mais simples, pois são como pranchetas digitais, em que você desenha e visualiza o que está fazendo no computador.

Dependendo do modelo, pode ser sem fio e ter botões de atalho, além de outras questões técnicas que vamos falar em cada modelo, detalhes muito importantes para a qualidade final do trabalho. Essas mesas são indicadas para uso geral.

Mesas Digitalizadoras com tela (Display Interativo)

As opções de mesas digitalizadoras com display interativo são bem divertidas, mas com um custo mais elevado que as tradicionais, já que funcionam como um monitor de alta precisão.

Por isso, você paga pela qualidade de imagem e sensibilidade, podendo desenhar diretamente da tela. Esse tipo é indicado para ilustradores e animadores profissionais com posto de trabalho fixo.

Pen Computers

Já as Pen Computers são robustas, extremamente precisas e caras. Funcionam como Tablets grandes, já que contam com o hardware de um computador, funcionando de forma independente, sem a necessidade de estar conectada a um outro dispositivo.

Também são indicada para ilustradores profissionais que precisam de certa liberdade de local de trabalho.

10 mesas digitalizadoras com ótimo custo-benefício

Agora que você conhece os tipos de mesas digitalizadoras, deve imaginar que deixamos as Pen Computers fora da lista, pois apesar de fantásticas, são bem mais caras e fogem da proposta desse artigo.

Por isso, vamos falar um pouco sobre 10 excelentes opções de mesas digitalizadoras que podemos encontrar hoje com boa relação custo-benefício.

XP-PEN Star G640

Mesa digitlaizadora XP-PEN Star G640

Tamanho: Pequena (21,1 x 16,9 cm)
Sensibilidade: 8192 níveis de pressão

A XP-Pen Star G640 é um dos menores tablets sem tela da lista e da XP-Pen, projetada para competir com a série de baixo custo da Wacom, que veremos a seguir.

É bem simples e deixa você confiante de que não pagará por nada além dos recursos desejados.

Wacom One CTL472

Mesa digitalizadora Wacom One CTL472

Tamanho: Pequena (21 x 14.6 cm)
Sensibilidade: 2048 níveis de pressão

A Wacom One CTL472 é a mais barata da lista da tradicional marca de mesas digitalizadoras, Wacom, e conta só com 2cm a menos que a X-PEN que falamos anteriormente.

Esse foi um modelo que se popularizou muito pelo seu uso mais diversificado, principalmente na pandemia, sendo uma ótima opção de mesa digitalizadora para professores e outros profissionais que viam como boa opção de anotação direto na tela. Seu nível de sensibilidade é menor, mas ainda é eficiente.

Wacom CTL4100

Mesa digitalizadora Wacom CTL4100

Tamanho: Pequena (19,99 x 16 cm)
Sensibilidade: 4.096 níveis de pressão

Com uma proporção menos retangular, mas com o dobro de pressão de sua irmã menor,a Wacom CTL4100 é a mais barata da consagrada série Intuos de baixo custo.

Além de confiável e leve, vem com 3 programas (Corel Painter Essentials 7, Corel Aftershot 3 e CLIP STUDIO PAINT PRO) para exercitar suas ilustrações.

Huion Inspiroy H640P

Mesa digitalizadora Huion Inspiroy H640P

Tamanho: Pequena (25,4 x 15,24 cm)
Sensibilidade: 8192 níveis de pressão

A Inspiroy H640P da Huion é uma das mesas digitalizadoras mais baratas da marca, mas contém muitos recursos.

Fina e compacta, conta com seis teclas de atalho personalizáveis e pode ser conectada no celular, utilizando uma área menor da mesa, mas com muito mais precisão do que tentar desenhar direto na tela do smartphone.

Huion Inspiroy H950P

Mesa digitalizadora Huion Inspiroy H950P

Tamanho: Média (32 x 18,8 cm)
Sensibilidade: 8192 níveis de pressão

Assim como sua versão anterior, a Huion Inspiroy H950P também pode ser conectada ao smartphone, mas com a sua área útil maior, facilita o seu trabalho e o cuidado com os detalhes.

Ambas contam com uma ótima sensibilidade, marca registrada da Huion, mas, além do tamanho maior, esse modelo também tem algumas facilidades adicionais, como a possibilidade de apagar com a caneta apenas virando-a de ponta cabeça, 2 botões adicionais e maior precisão em ângulos diferentes (a maioria só é precisa na ponta da caneta).

XP-Pen Deco 01

Mesa digitalizadora XP-Pen Deco 01

Tamanho: Média (‎35 x 21,5 cm)
Sensibilidade: 8192 níveis de pressão

Considerando o porte da XP-Pen Deco 01, o seu preço é bem convidativo (é a mesa para desenho digital mais barata desse tamanho), sendo essa sua maior vantagem.

Apesar de entrega um ótimo resultado para iniciantes, se você precisa de maior controle, a opção anterior da Huion, vai te atender bem com um preço e tamanho semelhante.

Huion H1161

Mesa Digitalizadora HUION H1161

Tamanho: Média (37 x 22 cm)
Sensibilidade: 8192 níveis de pressão

Para quem busca uma mesa digitalizadora de ótima qualidade e tamanho, mas não pode gastar muito, essa seria a minha escolha.

A Huion H1161 traz 10 teclas de atalho, compatível com Chromebook, Android, Windows e Mac, controle de zoom, os tradicionais 8192 níveis de pressão geral e 5080 só na ponta.

Só a área reservada para desenhar no celular já tem o tamanho de muitos tablets, então, se for utilizar também no seu smartphone, vai atender muito bem.

XP-PEN Deco Pro

Mesa Digitalizadora XP-PEN Deco Pro

Tamanho: Média (40 x 23 cm)
Sensibilidade: 8192 níveis de pressão

A XP-PEN Deco Pro é a maior das mesas sem display que vamos mostrar aqui. Tem uma ótima sensibilidade, boa quantidade de botões e o controle giratório facilita muito para o zoom e ajustes do pincel.

É muito bem construída e tem uma ótima performance, tão boa como outras de preço superior de outras marcas. Mas claro, nem tudo são flores. Se optar por adquirir essa boa mesa, tenha um cuidado adicional com sua sensível área de desenho, que tende a riscar com mais facilidade que outros modelos desse tamanho.

Wacom One

Display Interativo Wacom One

Tamanho: Média (22,5 x 35,69 cm)
Sensibilidade: 4096 níveis de pressão

A Wacom One é a mais barata das mesas digitalizadoras com display da fabricante, mas entrega um ótimo resultado com muita facilidade de usar. É uma ótima escolha para ilustradores principiantes que queiram ter a experiência de desenhar direto na tela, ou os mais experientes que queiram dar um upgrade de suas mesas digitalizadoras sem display.

Apesar de não ter os controles adicionais, como a próxima que veremos, tem uma ótima textura e qualidade de imagem. E mesmo tendo um nível de pressão nominal menor, atende muito bem na precisão necessária para diversos níveis de trabalho.

Huion Kamvas Pro 16

Display Interativo HUION Kamvas Pro 16

Tamanho: Média (43,7 x 25,1 cm)
Sensibilidade: 8192 níveis de pressão

Se não gostou muito da simplicidade da Wacom, a sua concorrente, a mesa digitalizadora da Huion, de tamanho e preço semelhante pode te agradar mais, contando com 6 botões e um controle deslizante.

Já que o modelo Huion Kamvas Pro 16 é uma mesa digitalizadora com tela, a qualidade e resistência da mesma é extremamente importante, e com essas características você pode ficar tranquilo, pois ela conta com uma tela nítida e com as cores precisas, além de uma película adicional protetora, tanto para luz como riscos.

Conclusão

Como vimos, existem diversos níveis, mesmo que para iniciantes, de uma mesa digitalizadora. Claro que se você já tiver mais experiência, também pode preferir uma desse tipo, pois o que importa é atender sua necessidade e não o valor.

Profissional utilizando um tablet de desenho em seu trabalho

Na minha opinião, se você busca algo pequeno e prático para coisas do dia a dia, que não necessariamente ilustrações, como anotações ou apenas para substituir o mouse, a mesa digitalizadora Wacom One CTL472 é a opção mais natural, sendo a menor e mais barata da lista, mas com boa qualidade.

Se a ideia é investir um pouco mais, poder conectar com seu smartphone, ter uma tela maior com uma boa textura e ótima precisão, eu iria de HUION H1161.

Mas se quer já ter a ótima experiência de desenhar direto no display e não se importar com a falta de controles adicionais, já pudemos testar a Wacom One e comprovamos que ela entrega tudo o que promete, apesar de ser a mais simples da série de mesas de desenho com display da fabricante. (Confira o review completo da Wacom One)

Até a próxima!

Observação: Esse artigo contem links de afiliados da Amazon. Através deles recebemos uma pequena comissão pelas vendas, que ajudam a manter o blog sempre ativo com várias dicas e novidades para você. Não se preocupe, nenhuma taxa adicional é cobrada por isso.

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.