Como usar o Google Trends como ferramenta de marketing para descobrir tendências de busca

Você sabe o que é Google Trends? Essa ferramenta do gigante das buscas já tem mais de 14 anos de vida, mas muitas pessoas não a conhecem, enquanto outras até sabem de sua existência, mas não sabem como usar o Google Trends para seu proveito.

Se você trabalha com Marketing Digital ou o utiliza em seu negócio, saiba que o Trends é uma ferramenta de marketing muito valiosa para obter bons resultados. Se é um usuário curioso, que só quer saber o que é mais pesquisado no Google, ela também é bem interessante para responder suas perguntas.

Continue conosco para aprender mais sobre essa verdadeira fonte de insights, que pode fazer toda a diferença para o sucesso de suas iniciativas na internet.

É um site do Google que analisa a popularidade dos termos mais pesquisados na plataforma de busca em várias regiões e idiomas. Como o próprio site se define, ele mostra “como os dados do Google podem ser usados para contar histórias”, além de te permitir saber “o que o mundo está pesquisando”.

Lançado em 11 de maio de 2006, o site usa gráficos para comparar o volume de pesquisas de diferentes termos ao longo do tempo. É possível comparar interesses de busca desde 2004, quando o Google era muito menos utilizado do que é hoje.

Além das pesquisas feitas no Google, também é possível comparar o fluxo em outras plataformas, como pesquisas de imagens, de notícias, no YouTube e no Google Shopping.

Logo, podemos afirmar que uma pessoa que sabe como usar o Google Trends tem uma fonte de dados e informações valiosíssima ao alcance de suas mãos.

Ah, o melhor de tudo: o Google Trends é gratuito e pode ser usado por qualquer usuário.

Nesse tutorial super simples você verá como usar o Google Trends é bem fácil e prático.

O primeiro passo é acessar o site “trends.google.com.br”. Para ficar mais fácil, você pode clicar aqui e já ser direcionado para ele.

Logo ao abrir o Google Trends, você verá uma caixa de pesquisa que pode ser usada para inserir um ou mais termos de pesquisas (separados por vírgula) ou assuntos de seu interesse.

Nesse exemplo, comparamos duas coisas que as pessoas geralmente tem desejo de fazer: “aprender a desenhar” e “aprender a tocar violão”.

Então, nos deparamos com um gráfico que compara o interesse nesses dois termos ao longo do tempo.

Um pouco abaixo, vemos um detalhamento comparado por sub-região, ou seja, um mapa do Brasil com os estados que, na média, tiveram maior volume nas pesquisas por cada termo:

Neste caso, fica nítido que enquanto as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção de poucos estados) tem mais interesse em aprender a desenhar, as regiões Sul e Sudeste do Brasil, de modo geral, estão mais interessadas em aprender a tocar violão.

Ao lado, é possível ver a comparação na média de pesquisas entre os dois termos por estado. Assim, é possível saber quais foram as porcentagens de ambos termos em cada um dos estados, o que aumenta ainda mais a riqueza dos dados.

Descendo mais um pouco, vemos mais detalhes sobre cada um dos termos isolados e separados por estados:

Passando o cursor do mouse sobre cada estado é possível ver a intensidade do interesse nas buscas naquela região. Ao clicar no botão de “visualização de lista”, ao lado de “Sub-região”, aparecem os estados com maior interesse no termo em comparação com os demais, como vemos abaixo.

À direita, vemos as consultas relacionadas ao termo “aprender a desenhar”, ordenadas pelas que tiveram maior ascensão.

Ao clicar na opção “Em ascensão” e mudar para “Principais”, é possível visualizar quais foram as principais consultas relacionadas ao termo, ou seja, quais foram mais pesquisadas por quem estava interessado em “aprender a desenhar”.

Lembrando que essas opções estão disponíveis para todos os termos pesquisados.

Além da visualização dos dados, você ainda tem a opção de fazer o download, anexá-los em alguma página ou mesmo compartilhar com quem quiser. Para isso, basta escolher as opções destacadas na imagem em qualquer uma das seções em que os gráficos e resultados são apresentados:

Inclusive, fica aqui uma dica interessante: você pode comparar até 5 termos de pesquisa por vez. Portanto, seguindo a temática do que vimos acima, seria possível comparar “aprender a desenhar”, “aprender a tocar violão”, “aprender inglês”, “aprender programação” e “aprender a cozinhar”, por exemplo.

Um dica para refinar as pesquisas é ver as sugestões que o próprio Google Trends dá quando clicamos em cima de algum termo. Por exemplo, ao clicar em “aprender programação”, é possível selecionar o assunto “PHP Programando com Orientação a Objetos” e “Programação em Python 3”.

Isso é útil para, quando necessário, escolher o contexto em que o termo está inserido. Assim, o Google Trends conseguirá entender exatamente o que você está procurando, diferenciando, por exemplo, a “Manga” fruta da “Manga” de roupa e do “Mangá” gênero literário, por exemplo.

Nos passos anteriores, nós te guiamos por um tutorial Google Trends bem simples, legal para saber o que as pessoas mais procuram no Google por curiosidade. Porém, a ferramenta vai muito além disso e pode te ajudar a tomar decisões inteligentes no Marketing Digital.

O que nós vamos mostrar aqui é apenas um exemplo entre infinitas possibilidades de uso do Google Trends, o que o colocará entre as principais ferramentas de marketing digital para você, sem que tenha que gastar nem um real para isso.

Suponhamos que você tenha uma loja online de artigos esportivos. Então, como todo bom comerciante, seu desejo é fazer o maior número de vendas possível, e este foi um dos motivos que o fizeram ampliar seu negócio também para a internet.

Ao analisar o número de vendas, você percebe que as camisas de times de futebol são os produtos com maior procura. Com isso, surge a possibilidade de investir em Google Ads para posicionar melhor o seu domínio em relação à concorrência e, assim, conseguir um maior número de vendas.

A primeira palavra-chave que você escolhe para investir é “camisas de time de futebol”. Porém, depois de algumas semanas com o anúncio ativo, você percebe que o desempenho não vem sendo tão bom quanto o esperado.

Para tirar a dúvida, você abre o Google Trends e, então, pesquisa a palavra-chave inicialmente escolhida, com as tendências de busca dos últimos 12 meses.

É possível perceber que as buscas na data de hoje não estão em seu maior patamar, já que o interesse está em 43%.

O pico foi na semana de 6 a 12 de dezembro de 2020, o que pode ter sido motivado pelas buscas dos usuários para presentes de fim de ano, por exemplo.

Você percebe, porém, que as buscas são concentradas em Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, ou seja, este é um termo não tão procurado em outras regiões do Brasil.

Você pensa, então, em um termo mais genérico, “camisas de futebol”, e decide compará-los para ver como se comportam.

A diferença é simplesmente gritante. Em nenhum momento dos últimos 12 meses a busca por “camisas de time de futebol” foram maiores do que “camisas de futebol”, o que mostra que é uma ótima ideia investir no segundo termo, dado o maior fluxo de pesquisas.

Além disso, diferente do que acontecia com o primeiro termo pesquisado, o segundo mantém em um patamar mais elevado de buscas por mais tempo, o que significa que ele também apresenta maior estabilidade nas pesquisas.

Ao olhar para o mapa, a preferência também é clara por “camisas de futebol”. O outro termo não foi o mais pesquisado em nenhuma região.

Além disso, ao analisar os termos em ascensão, você percebe que o termo “camisas de futebol americano” teve uma alta de 160%, enquanto “camisas antigas de futebol” subiu 80%.

Ao analisar os principais termos buscados, você ainda descobre outros insights, como “camisas personalizadas”, outro termo que pode ser explorado por sua loja virtual.

Para uma pesquisa comercial ainda mais assertiva, você pode escolher entre as buscas feitas no Google Shopping, plataforma que permite que os usuários procurem por produtos em e-commerces e comparem os preços entre eles.

A preferência pelo termo “camisas de futebol” se mantém aqui, o que mostra que a escolha é acertada inclusive entre quem está interessado em comprar este tipo de produto.

Como saber o que as pessoas pesquisam no Google pode ajudar além das vendas?

O exemplo que trouxemos foi focado em um e-commerce de artigos esportivos, mas a verdade é que o Google Trends pode ser usado para várias outras finalidades, como as seguintes:

  • Saber que a fonte “Arial” foi a mais buscada nos últimos 12 meses, seguida por “Roboto”, “Times New Roman”, “Calibri” e “Verdana”.

  • Comprovar que as buscas por “Adobe Photoshop” são bem mais frequentes que por “Adobe Illustrator”.

  • Que a resposta para a pergunta “Será que eu caso ou compro uma bicicleta?” geralmente indica o matrimônio, exceto, por algum motivo misterioso, entre os dias 12 de julho e 15 de agosto.

  • Que as pessoas no Rio de Janeiro pesquisam 95% por “Biscoito” e só 5% por “Bolacha”…

  • …Que até em São Paulo o “Biscoito” ganha da “Bolacha”, por 52% a 48%…

  • …Mas que em Santa Catarina, a “Bolacha” ganha do “Biscoito” por 68% a 32%…

  • …E que a “Bolacha” do ganha do “Biscoito” na Região Sul, em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Brincadeiras à parte, saber como usar o Google Trends realmente pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio, já que te ajudará a tomar as melhores decisões de acordo com as preferências de cada região – como abrir uma loja de biscoitos no Rio de Janeiro, mas uma de bolachas em Santa Catarina.

Leia também: 5 motivos para fazer marketing de conteúdo no seu e-commerce

Esperamos que a nossa explicação tenha ficado bem clara, mas sabemos que o Trends é uma ferramenta super completa e que pode te proporcionar muito além do que trouxemos aqui.

Por isso, caso você queira aprender ainda mais, saiba que o Google disponibiliza lições que ajudam a entender melhor o uso da ferramenta, com aulas como as seguintes:

– Noções básicas do Google Trends
– Google Trends Avançado
– Google Trends: entendendo os dados
– Google Trends: veja quais são as tendências no Google Search, Google News e YouTube
– Google Trends: usos e diretrizes para visualizações dos dados

Se você quer acessar as aulas do Google Trends, é só clicar aqui. Assim, você conseguirá extrair o máximo possível da ferramenta!

Das vendas online à produção de conteúdo para sites, blogs, plataformas de vídeo e redes sociais, o Google Trends reúne uma inteligência absurda para suas tomadas de decisão.

Como também já mencionamos, as possibilidades são infinitas, ou seja, aliar a sua criatividade a uma fonte de insights tão maravilhosa só pode trazer resultados ainda mais positivos a quem planeja bem suas iniciativas de Marketing Digital, que hoje é tão forte.

Esperamos que você tenha entendido como usar o Google Trends e percebido como saber o que as pessoas pesquisam no Google é algo que pode alimentar muito mais do que a sua criatividade.

Você já sabia o que é Google Trends? Já usa a ferramenta em suas estratégias de Marketing Digital e obteve resultados legais? Tem mais alguma dica para os nossos leitores? Deixe sua opinião aqui nos comentários – ficaremos muito felizes em ler e responder.

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