in ,

Trabalhe com simplicidade e seja mais produtivo

Desde que parei de trabalhar para grandes empresas e comecei a trabalhar de forma independente, tenho buscado todos os dias processos que simplifiquem meu dia e a minha forma de trabalhar.

Não se engane achando que simplificar é tornar meu trabalho banal ou mais fácil. Simplificar a sua forma de trabalho é um caminho árduo, que exige dedicação e resiliência diária, pois é sempre mais cômodo viver no caos.

Viver no caos faz com que você sempre tenha a desculpa que não tem tempo pra nada, quando atrasa uma entrega você coloca a culpa no caos. O que eu percebi ao longo desses anos é que quanto mais você se deixa viver no caos do trabalho, mais trabalho você tem.

Cheguei a trabalhar com 4 projetos de marca ao mesmo tempo e consegui entregar todos no prazo combinado. Ao final do dia eu estava exausta e acabada fisicamente e psicologicamente.

O que eu comecei a perceber ao longo desses anos é que quanto mais eu deixava a bagunça do processo criativo tomar conta do meu trabalho, mais eu tinha que trabalhar pra organizar o meu dia e as outras coisas além do trabalho que eu tinha que fazer naquele dia.

Em 2019 me tornei mãe e o meu tempo ficou ainda mais precioso. Agora, além da minha profissão eu tenho um papel fundamental na criação da minha filha junto com meu esposo, pois não contamos com ajuda nos cuidados dela, somos nós 100% do tempo – e muito mais depois da pandemia!

E trabalhar em home office permite esse tipo de coisa, mas faz também com que quanto mais desorganizada é sua rotina, mais cansado você ficará ao final do dia.

Não quero impor nenhuma regra aqui e nem sou a especialista em “como trabalhar de forma organizada, simples e ainda e ser feliz”, mas depois do nascimento da minha filha, essa necessidade de me organizar melhor e simplificar as coisas tornou-se prioridade na minha vida profissional.

Todos os dias tenho tentando colocar em prática atitudes para buscar essa simplicidade no meu processo e já comecei a ter frutos dessas escolhas que tenho feito. Por isso vou compartilhar com vocês algumas dicas que já me ajudaram a começar esse caminho para a simplicidade no meu trabalho como designer de marcas:

Descubra a sua simplicidade e produza mais

Encontre sua própria simplicidade interior. Simplifique seus objetivos e concentre-se neles. Uma vez que você encontrar o que é simplicidade para você, é só traçar um plano para começar a aplicar em seus processos e se você conseguir em sua vida também.

Por isso separe um tempo e entenda o que é simplicidade para você poder aplica-la em sua rotina de trabalho. Por aqui eu adotei algumas ferramentas para organização de ideias, como o Trello e o Notion.

Organize sua rotina

Seu tempo é precioso. Por isso, descubra como você pode liberar tempo para o que você realmente deseja realizar. Simplificar o seu dia a dia é mudar sua vida para que você alcance seus objetivos, cumpra seu propósito e seja mais feliz.

Eu uso o Google Agenda desde sempre, mas tenho me esforçado para utilizar muito mais. Lá tenho colocado todo o meu plano de trabalho da semana e visualmente eu consigo identificar quanto tempo estou prevendo para cada atividade.

Com isso em mãos, eu tento melhorar algum processo dessas atividades para reduzir o tempo nelas. Se dá certo eu anoto e começo a aplicar em outras atividades pra ver se dá certo também.

Seja realmente dono do seu tempo

Seja consciente sobre como você gasta seu tempo. Não deixe que tarefas e pensamentos desnecessários ou destrutivos roubem seu tempo. São horas e dias em que você poderia ter sido criativo, produtivo e até mesmo poderia ter relaxado e descansado.

Eu tenho horário para começar e terminar meu dia de trabalho. Sou flexível o suficiente para ajustar meu dia quando necessário, mas minha premissa base é esse início e fim de atividades que coloquei como meta.

Ser dono do seu tempo envolve também aprender a dizer não. É preciso encontrar maneiras de liberar tempo para o que você realmente deseja fazer.

Dizer não para o que não agrega ou que não faz sentido para você e seus objetivos profissionais ajuda bastante seus processos de trabalho.

Descanse

Pode parecer óbvio, mas muita gente não descansa quando pode. É necessário relaxar e sonhar se você quer ser genuinamente mais criativo e mais produtivo.

Nossas melhores ideias são formadas quando estamos relaxando, sabia? Por aqui minhas horas de descanso são também de leitura.

Liste suas prioridades

Não quero te falar como fazer isso, mas use uma forma que você se sente melhor fazendo essa lista. Poder ser prioridades do dia, semana ou mês. O importante é que você Identifique o que é mais importante para você.

Faça as coisas que você ama. E passe um tempo com as pessoas que você ama. Agende alguns momentos de descanso todos os seus dias, dê a sua mente oportunidades para relaxar. Organizar suas prioridades pode ajudar você a aumentar sua produtividade e ter tempo para tomar decisões mais assertivas e isso faz você realmente se dedicar ao que deseja.

Eu tenho tentando viver muito o agora, o momento – sem deixar de planejar o futuro – pois isso faz com que eu tenha menos ansiedade no meu trabalho.

Eu foco muito nos projetos de marcas atuais e deixo anotado tudo que quero fazer no futuro, os próximos clientes e prazos. Isso me faz ser mais produtiva com o que preciso e quero. Não fique tão estressado e ambicioso a ponto de não ter tempo para estar ciente da magia ao seu redor e dentro de sua própria mente.

Trabalhar com o desenvolvimento de uma marca, uma identidade visual ou um projeto de branding pode ser estressante – em grande parte do tempo – mas isso não é desculpa pra não tentar ser diferente na forma de lidar com as demandas diárias e melhorar sua qualidade de vida. Pode ter certeza que isso vai refletir no seu trabalho e os seus clientes e parceiros vão perceber isso.

E você? Gosta de viver no caos ou está em busca de simplificar e otimizar seus processos de trabalho? Comente abaixo!

Escrito por Marina Hauers

Designer de Marcas e mãe da Helena, apaixonada por música, cinema e livros. Nas horas vagas tenta ser maratonista e gamer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…