in , ,

Como criar um site rapidamente mesmo sem saber programação

Criar um site pode ser muito desafiador, já que existem muitas tecnologias e técnicas para aprender antes de sair fazendo. Mas existem também ferramentas extremamente úteis e práticas que podem nos ajudar a fazer esta tarefa em um curto espaço de tempo e sem gastar muito.

Nesse artigo, vamos apresentar uma grata surpresa que conhecemos recentemente, o Tilda. A proposta do Tilda é tornar realmente acessível a criação de sites sem utilizar uma linha de código.

Testamos aqui e, realmente, é uma plataforma bem intuitiva e divertida para criar seus projetos (confira aqui alguns sites feitos nele).

Para você entender melhor o que é e como funciona o Tilda, separamos alguns pontos interessantes:

Sistemas de blocos

Um dos pontos mais interessantes do Tilda é que souberam utilizar bem um conceito atual do design, que é o melhor aproveitamento de blocos pré-configurados (mais de 550 opções) mas com a possibilidade de personalização com diversas opções visuais e de funcionalidades.

Iniciar com os blocos predefinidos facilita para já ter uma base, poupando algumas configurações repetitivas e você pode focar nos ajustes pontuais para criar a sua combinação única no final.

Para isso, eles separaram 5 dicas bem úteis para você planejar e construir seu site antes de criar os blocos: Como construir um site – Guia passo a passo (conteúdo em inglês, mas você pode utilizar o tradutor automático do seu navegador, se necessário).

Inserção de textos e imagens

Outra funcionalidade bem legal é que como o Tilda é um sistema WYSIWYG (acrônimo de “What You See Is What You Get“, que significa algo como “O que você vê é o que você obtém”), tudo que fazemos no editor é exatamente como veremos na versão pública, inclusive os textos.

Assim, podemos editar os textos diretamente na linha e ver o resultado ao vivo, e as imagens só precisam ser arrastadas da área de trabalho (drag-and-drop) que serão carregadas no lugar certo do site e se adaptam automaticamente em tamanho e peso.

Buscar imagens para nossos sites é, muitas vezes, um processo demorado e desgastante. Mesmo que existam diversos bancos de imagens gratuitos, ter uma biblioteca interna acaba facilitando muito.

Pensando nisso, o Tilda tem uma integração bem legal com o Unsplash, além de ter um banco de imagens próprio, o Tilda Imagens, que tem atualmente surpreendentes 600 mil fotos, e todas as imagens importadas já ficam automaticamente otimizadas para o tamanho escolhido.

Sites responsivos

Ter um site hoje que não seja responsivo é desperdiçar seu tempo e recursos, já que comprovadamente, na maior parte dos sites, boa parte da visitação vem de dispositivos móveis.

Por isso, não precise se preocupar quando for criar seu site com o Tilda, porque todos os blocos já são feitos para se adaptarem facilmente a qualquer tamanho de tela.

Crie tudo do zero (se quiser)

Essa funcionalidade é a nossa preferida, já que permite que os designers possam realmente criar sites totalmente personalizados e únicos!

Mesmo os blocos sendo algo fantástico e permitam uma boa dose de personalização, ainda seguem alguns padrões pré-definidos. Por isso, a equipe do Tilda desenvolveu o Zero Block, que é um bloco que permite você criar o layout que quiser, de maneira totalmente personalizada, do zero, como já diz o nome.

Mas vai além disso, pois se você já é usuário do Figma (um dos principais softwares de prototipagem de projetos), poderá importar seus layouts criados lá diretamente pro Tilda, usando os Zero Blocks, criando uma estrutura super completa, sem programar uma linha.

Saiba mais sobre o Zero Block aqui.

Elementos animados

Outra coisa bem divertida também é a possibilidade de inserir animações de entrada e interação para seus elementos na página, de maneira bem intuitiva, assim como os outros itens. Isso dá um charme especial para seu site, deixando-o muito mais dinâmico.

E essas animações podem ser feitas de duas maneiras: ou usando configurações pré-definidas, que deixa tudo muito mais fácil, com um bom resultado de maneira mais rápida, ou criando tudo do zero, nos Zero Blocks que comentamos acima, conseguindo qualquer efeito desejado, permitindo uma configuração completa.

Lojas virtuais

É possível também criarmos lojas virtuais rapidamente, assim como sites institucionais. Ao assinar um dos planos (Personal ou Business), novas funcionalidades exclusivas podem ser acessadas, entre elas, a de criar seu próprio e-commerce.

Clique aqui para ver alguns exemplos de lojas e também um pouco de como funciona.

Melhor posicionamento nas buscas (SEO)

De maneira bem tranquila, o Tilda permite você personalizar também suas meta tags, que são muito importantes para um melhor posicionamento nas buscas, sejam pelo Google ou qualquer outro buscador.

Mas realizar um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) não se limita às meta tags, por isso, suas páginas também vão seguir um padrão de URL amigáveis, além de ter uma otimização automática para compartilhamento no Facebook, títulos com as tags corretas, textos alternativos para imagens (alt), sitemap.xml e robot.txt gerados automaticamente e um painel de controle exclusivo para você controlar tudo isso e muito mais que você pode conferir nesse artigo.

Como tudo isso está lá de maneira intuitiva, você poderá realizar o trabalho sem a necessidade de contratar um especialista, contando até com um assistente virtual que indica o que pode ser preenchido em cada configuração dessa etapa.

Captura de leads (potenciais clientes)

Ao criarmos nossos sites utilizando outros sistemas, é comum precisarmos integrar com um CRM externo para poder capturar os leads, que são as pessoas que possivelmente tenham interesse em nosso produto, seja através de formulários, inserção de itens no carrinho, ou outras estratégias.

Mais uma vez buscando facilitar, você tem um sistema bem prático de CRM dentro do seu próprio painel de configurações do Tilda, podendo inserir formulários funcionais facilmente no site, assim como qualquer outro bloco.

Quer ver mais? Clique aqui.

Seu blog interno

Falando ainda em SEO, uma coisa que é extremamente importante, é que você tenha conteúdo relevante no seu site, para assim atrair mais clientes a partir de seus textos. E uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é tendo um blog.

Com o Tilda Feeds, você também pode criar um blog dentro do seu site e melhorar ainda mais seu resultado em buscas.

Domínio personalizado

Para completar, com qualquer um dos planos (Pessoal ou Empresarial) você poderá ter também seu site diretamente no seu domínio, além de contar também com certificado digital de segurança (o cadeado do lado da URL) para que o seu cliente possa não só se sentir mais seguro, mas também para melhorar ainda mais seus resultados de busca.

Mas no plano gratuito, você pode publicar um site inteiro no subdomínio deles, ou seja, com o final em “tilda.ws”, por exemplo: designportfolio.tilda.ws.

Conclusão

O Tilda é realmente um construtor de sites surpreendente, super completo e conta com uma versão gratuita para conhecer um pouco das funcionalidades. Mas o mais legal mesmo é que podemos experimentar por duas semanas um dos planos e testar todas essas funcionalidades.

E em questão de valores, é um sistema com um preço muito justo também, chega a ser praticamente o valor de uma hospedagem, mas com todos esses recursos que uma hospedagem simples não contaria.

Experimente o Tilda e tire suas conclusões.

Escrito por Designerd

O Designerd é um dos maiores blogs sobre design e criatividade do Brasil. Produzimos conteúdo para a comunidade criativa desde 2009.