in ,

3 exercícios para aprimorar ilustrações infantis que aprendi com a artista Teresa Martinez

Uma das áreas mais divertidas da ilustração é a que envolve a criação de livros e contos infantis.

Os artistas trabalham com personagens carismáticos, animais, cenários de fantasia, monstros e heróis.É um segmento onde é possível explorar todos os cantos da imaginação.

O trabalho de criação de personagens para o segmento infantil é incrível e bastante desafiador. É necessário ter conhecimento de anatomia, luz e sombra, movimento e pintura.

Muitos cursos surgiram nos últimos anos para preencher a demanda de estudantes desta arte: hoje os ilustradores que querem se especializar em ilustração de livros infantis conseguem encontrar recursos incríveis para dominar a técnica!

Para te ajudar nessa jornada de aprendizado da ilustração infantil, separei 3 exercícios fantásticos que descobri no curso “Ilustração e design de personagens para contos infantis” da artista Teresa Martinez.

São atividades simples que você pode incluir na sua rotina para praticar alguns minutos todos os dias.

Exercício 1: Linhas de movimento

Este é um exercício clássico de análise de movimento na anatomia. Para iniciar, encontre imagens de pessoas e animais em movimento – para isso bastar fazer uma pesquisa na internet por “criança pulando”, “pessoas dançando” ou algum termo similar.

Você vai procurar as linhas principais que definem o movimento do personagem na foto. Faça traços simples e rápidos: o objetivo aqui é analisar diversas imagens sem buscar a perfeição. Basta montar um “esqueleto” simplificado da pessoa para indicar o movimento e a ação que ela está fazendo.

Em vez de se preocupar com detalhes da anatomia, coloque a sua atenção no eixo central do corpo. Você vai perceber com o tempo que esse exercício ajuda muito na hora de colocar os seus personagens em movimento na história.

Exercício 2: Formas Geométricas

Um dos maiores desafios na criação de ilustrações infantis é a simplificação. O artista precisa criar personagens com originalidade e personalidade sem exagerar no realismo. Simplificação de formatos exige muita prática e criatividade.

Um dos melhores exercícios para trabalhar a simplificação é utilizar formas geométricas simples para criar personagens.

É mais um exercício bastante rápido que você pode incluir no seu dia a dia. Para isso, escolha personagens para construir com formas básicas. Separe algumas imagens de animais, pessoas, monstros ou heróis e comece a transformar uma por uma nestas simplificações geométricas.

Você pode começar apenas com rascunhos de formas geométricas e depois com o tempo detalhar mais as imagens. O importante é trabalhar com formas simples para montar a base de cada personagem: círculos, triângulos, curvas e retângulos.

A parte mais legal desse exercício é que você pode aproveitar para fazer alguns exageros, distorções e ajustes na imagem para criar os seus personagens. Através das formas geométricas é possível trabalhar como um caricaturista para brincar com estilos diferentes de personagens.

Exercício 3: Personagens à partir de objetos

Agora chegou a hora de testar a sua criatividade! Esse é um exercício bastante divertido que você pode fazer sempre que precisar de ideias para criar um novo personagem.

A atividade é simples: escolha objetos sortidos e crie personagens à partir do formato de cada um. Além de itens da sua casa ou escritório, você pode fazer esse exercício de observação com nuvens, folhas e qualquer elemento que estiver à sua volta.

Procure respeitar o formato, mas sem deixar o desenho muito preso. Quando achar interessante você pode escapar um pouco e tomar algumas liberdades criativas para dar mais vida aos desenhos.

Esse exercício pode ser feito como rascunho ou aquecimento – uma atividade de 5 minutinhos para fazer todo dia. Se preferir, você pode finalizar alguns desenhos também.

Com esses exercícios você vai perceber um grande progresso nos seus estudos de ilustração infantil. O intuito não é caprichar demais e sim explorar a criatividade sem preocupação.

Cada atividade trabalha uma técnica para ajudar na criação e desenho de personagens infantis: anatomia, movimento e originalidade. O passo final é compartilhar suas criações – e quem sabe até mesmo publicar um livro!

Sobre o curso ‘Ilustração e design de personagens para contos infantis’

Além dessas atividades o curso Ilustração e design de personagens para contos infantis conta com outros exercícios muito interessantes. As aulas passam pela inspiração inicial, busca por referências, definição do estilo de personagem e rascunhos iniciais.

A instrutora oferece até uma aula de desenho da figura humana, reforçando o estudo de anatomia como base para a criação de personagens com vida.

O curso é separado em aulas bem práticas e rápidas. Conforme o tema evolui, ela explica como montar um personagem rico em detalhes.

Ao final, a aula de pintura serve para dar aquele toque especial ao trabalho. Para quem quer mergulhar no mundo de ilustração infantil é um conteúdo super recomendado!

Escrito por Mario Troise

Mario é um empreendedor criativo especializado em lançamento de produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…