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Cinco coisas que você deve fazer para parar de procrastinar já

Essa semana percebi que várias vezes eu fiquei sentada na frente do computador pensando na lista de coisas que tinha para fazer – inclusive a de escrever esse artigo para o blog – e não consegui resolver nem 50% dessa lista.

Sabe o bichinho que não deixa você completar suas tarefas?

A combinação de que o dia não tem mais de 24 horas e a falta de concentração para focar no que eu precisava tem um nome: procrastinação.

Procrastinar significa deixar para amanhã o que você deveria ter feito hoje, ou adiar o que não deveria ser adiado, ou ainda prolongar uma situação que precisa ser resolvida.

E esse é o pior atraso que pode existir na vida de uma pessoa. Quanto mais você foge das suas tarefas, mais elas se acumulam.

Então, para tentar melhorar esse hábito muito praticado essa semana, eu trouxe cinco dicas do que você pode fazer para acabar com a procrastinação – ou pelo menos tentar.

1 – Coloque suas tarefas em uma lista de nível de dificuldade

Pare de empurrar com a barriga aquelas pequenas tarefas que podem ser resolvidas em cinco minutos. Finalize essas coisas em primeiro lugar.

Ao se livrar primeiramente das tarefas mais fáceis, você já terá meio caminho andado.

2- Elimine as distrações

Fique longe de tudo que possa te distrair e fazer com que você perca o foco no seu trabalho. Isso significa evitar ficar nas redes sociais, por exemplo.

Esteja decidido a desligar o que não faz parte da sua tarefa e tente ter foco total para terminá-la.

3 – “First things first”

Já aconteceu com você de, quando você está fazendo uma coisa, surgir algo no meio disso e você parar o que estava fazendo antes? Pois é, não faça isso. Termine uma tarefa para só então começar a próxima.

Interromper uma tarefa para realizar outra é pior coisa a ser feita e o que surgiu lá no início sempre vai ficar pra trás. Então, se você começou a fazer algo, termine – e aí sim parta para o próximo item da lista.

4 – Faça uma pausa entre uma tarefa e outra

Muitas vezes você pode ter aquela sensação de cansaço porque não parou um minuto durante o trabalho.

O ideal é que você pare por dez minutinhos a cada tarefa concluída. E a cada quatro tarefas feitas, pare por 30 minutos.

Levante da cadeira, se estique um pouco, tome uma água e um café, brinque com o cachorro, enfim, qualquer coisa que não seja trabalho.

5 – Crie o seu ambiente de trabalho

A maioria das pessoas está em home office, então se você trabalha em cima da cama com a TV ligada, repense isso. Que tal pensar num espaço que tenha mais cara de trabalho mesmo? Uma mesa espaçosa, uma cadeira confortável em um local mais calmo. Isso vai te ajudar a produzir melhor.

Gostaram das dicas? Coloque uma ou mais dessas dicas em prática que com certeza você vai render muito mais e, ao final do dia, terá aquela sensação gostosa de dever cumprido!

Comente aqui se você tem alguma dica para parar de procrastinar.

Escrito por Marina Hauers

Designer de Marcas e mãe da Helena, apaixonada por música, cinema e livros. Nas horas vagas tenta ser maratonista e gamer.

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