in , ,

5 serviços em nuvem para armazenar e compartilhar suas fotos

Praticamente todo mundo tem um Gmail, e com razão, já que foi um divisor de águas em 2004, permitindo a incrível (na época) capacidade de 1GB de mensagens que poderiam ser salvas. E junto com o e-mail do Google, outros serviços foram sendo anexados, como o Google Drive e o Google Fotos, que tinham relação entre si, mas eram parcialmente independentes.

Mas uma notícia que já tinha sido anunciada pelo próprio Google há alguns meses é que agora esses dois últimos serviços irão compartilhar do mesmo espaço de armazenamento, entre outras mudanças que vamos falar aqui também.

Adiantando a principal mudança, suas fotos e vídeos que antes ficavam em um saco sem fundo, agora precisarão caber dentro dos atuais 15GB permitidos nas contas gratuitas (para quem não tiver assinado a extensão desse espaço).

15GB pode parecer bastante, e até certo ponto é, mas quem é entusiasta ou trabalha com imagens e vídeos, pode consumir isso em pouco tempo, precisando recorrer a uma assinatura.

E ainda bem que hoje temos muitas opções de armazenamento, como as que já falamos nesse artigo. Mas agora, especificamente sobre fotos (e alguns desses, também para vídeos), vamos conhecer mais algumas opções interessantes.

Serviços de armazenamento em nuvem

Google Fotos

Se você tiver um smartphone Android e sua ideia seja apenas armazenar suas fotos para recordar depois, o Google Fotos ainda é uma boa opção, mesmo com a mudança comentada anteriormente.

Fique de olho quando for subir as suas imagens, pois o serviço oferece duas opções de armazenamento: uma com a qualidade original, mantendo o tamanho e características originais do arquivo, podendo pesar mais em seu espaço limitado e outra opção com uma qualidade boa mas com certa compactação, reduzindo o tamanho do arquivo mas possibilitando salvar mais imagens.

Se o espaço gratuito já estava apertado para você por conta do Google Drive e Gmail, a empresa oferece planos a partir de 1,99 dólares para aumentar seu espaço começando em 100GB de armazenamento.

Clique aqui para conferir.

Amazon Photos

Assim como tem feito em diversas áreas, a Amazon vem trazendo bons serviços por um preço competitivo. O Amazon Photos pode ser baixado em celulares Android e iPhone (iOS), permitindo salvar suas fotos e vídeos na nuvem direto do celular, assim como transferir do PC para o seu smartphone pelo mesmo sistema.

Eles também oferecem uma “Área familiar” bem interessante, que pode facilmente compartilhar fotos com membros da família, conectar todas as fotos do Amazon Prime na casa e criar um repositório central.

É uma boa opção para fazer seu backup online das mídias e tem uma conta gratuita de 5GB para não sobrecarregar o seu Google Drive, quando a mudança que comentei anteriormente entrar em vigor.

Claro que esses 5GB são inferiores que os 15GB do Google, mas não esqueça que, no caso do Google, esse armazenamento será compartilhado com o Google Drive, Gmail e, a partir da mudança, Google Fotos.

Clique aqui para conferir.

iCloud Photos

Se você tem um iPhone, iPad ou Mac, pode acessar facilmente o iCloud Photos (é praticamente o Google Fotos da Apple).

Seguindo a linha dos anteriores, você receberá automaticamente 5 GB de espaço de armazenamento associado à sua conta do iCloud. E para fazer o upgrade, existem planos a partir de 1 dólar mensais, sendo uma das opções mais em conta da categoria.

Os usuários do Windows também podem acessar os usuários do iCloud por meio do app para desktop, mas infelizmente não existe ainda uma integração oficial para usuários do Android, tendo que utilizar um navegador ou apps terceiros.

Clique aqui para conferir.

Soluções para fotógrafos (portfólio e vendas de imagens)

500px

A 500px é uma empresa canadense que vem com a proposta de ser um serviço para fotógrafos profissionais, não para o público em geral que precise apenas salvar as fotos instantaneamente.

O sistema proporciona um local para os fotógrafos guardarem, exporem, venderem e autorizarem o uso do seu trabalho.

Nos planos pagos a quantidade de imagens para subir é ilimitada. Mas no gratuito são 7 uploads por semana. Parece pouco, mas lembre que esse serviço é mais para um portfólio do que apenas armazenamento.

Portanto, se você está interessado em começar a vender suas próprias fotos, vale a pena conferir o 500px.

Clique aqui para conferir.

Flickr

O Flickr é um player antigo do mercado, lançado em 2004 e adquirido pela Yahoo em 2005 e mais recentemente (2018) pela SmugMug.

Foi um dos maiores sites para fotógrafos e tinha uma boa capacidade para fotos, mesmo no plano gratuito. Apesar de suas mudanças, ainda permite uma boa quantidade de fotos e vídeos (1000 fotos: os arquivos de fotos são limitados a 200 MB e os arquivos de vídeo são limitados a 1 GB).

Para armazenamento ilimitado e sem anúncios, existem os planos pagos que incluem alguns outros benefícios, como estatísticas de suas fotos e vários descontos de empresas como Adobe e SmugMug (já que o Flickr virou praticamente o “plano gratuito” deles).

Clique aqui para conferir.

Conclusão

Mostramos dois tipos completamente diferentes de serviços para você guardar suas imagens. Se você não trabalha com imagens para comercialização, os serviços de armazenamento, como os três que comentamos aqui (Google Fotos, Amazon Photos e iCloud Photos), além de outras boas opções para uso geral, como o OneDrive e o Mega, vão servir bem, permitindo salvar e compartilhar suas fotos com outras pessoas.

Mas, se pretende criar um espaço para expor suas imagens e comercializa-las, recebendo um valor que considere mais justo do que os praticados em bancos de imagens, utilize as opções como 500px, Flickr, além de outros, como SmugMug, DeviantArt e Photobucket.

Boas capturas e até a próxima!

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.