Muitos estudantes saem da faculdade ou de cursos preparatórios com aquela energia e disposição de conseguir um bom emprego e colocar em prática tudo aquilo que aprenderam.

Mas a realidade muitas vezes castiga. Os meses vão passando e aquela ansiedade de conseguir um emprego acaba virando uma verdadeira angústia.

Sendo assim, separamos algumas dicas que poderão te ajudar a conquistar o tão sonhado emprego na área de design.

Prepare seu currículo

dicas-para-arrumar-emprego-na-area-de-design-curriculo

Pode parecer óbvio, mas muitos que procuram emprego não dão devida atenção ao currículo. Pare por um momento e pergunte-se: se eu fosse um avaliador, o quão interessante seria meu currículo?

Nós já citamos por aqui algumas dicas para criar seu currículo na área de design. Lembre-se que ele será a primeira impressão que o empregador terá de você. Por isso, talvez seja interessante apostar em currículos criativos, que fujam do padrão. Isso com certeza irá te destacar.

Veja alguns exemplos de currículos criativos. Talvez isso o inspire para criar o seu.

Utilize sites de busca de vagas

dicas-para-arrumar-emprego-na-area-de-design-sites-emprego

Alguns sites são bastante úteis na hora de procurar uma vaga. Eu mesmo, no início da minha carreira, consegui meus primeiros empregos por meio de sites como esses.

Uma simples busca no Google pode revelar muitos sites com essa finalidade. Apenas para citar alguns, o Infojobs, Trampos e OpenJobs são boas opções.

Guarde esses sites em seus favoritos e faça uma busca diária por novas vagas. Lembre-se que o mercado é rápido. Quanto antes você se candidatar, melhor.

Faça um portfólio

dicas-para-arrumar-emprego-na-area-de-design-portfolio

Muitos que ainda não possuem um portfólio tem a resposta na ponta da língua quando perguntamos o por que disso: “Como fazer um portfólio se ainda não tenho experiência?”.

A boa notícia é que você não precisa ter experiência em agências ou como freelancer para criar um portfólio. Sabe aquele projeto de conclusão de curso? Coloque-o no portfólio. Os trabalhos que você fez ao longo do curso também podem ir.

Outra opção é criar seus primeiros trabalhos para ONG’s ou instituições de caridade. Geralmente instituições como essas precisam de serviços na área de design mas não podem pagar por isso. Você pode escolher doar seu tempo e suas habilidades e assim ganhar um item para seu portfólio.

Na hora de criar o portfólio, existem muitas opções gratuitas para você utilizar. Tá vendo como não tem desculpa?

Divulgue seu trabalho

dicas-para-arrumar-emprego-na-area-de-design-divulgue

Muitos profissionais gostam de fazer projetos pessoais para treinar suas habilidades.

Um ilustrador pode criar uma série de ilustrações com um tema popular. Um fotógrafo pode criar uma coleção de fotografias inusitadas. Um designer pode fazer o redesign de grandes sites ou logotipos com intuito de mostrar suas habilidades.

O importante é ser criativo na hora de criar tais projetos. Depois de criado, insira-o em seu portfólio e divulgue-o!

Envie o link do projeto para blogs e portais de design. Lembre-se que nós gostamos de receber material criativo e é sempre um prazer postar novos trabalhos.

Dessa forma, seu portfólio pode ganhar ótima exposição. E tudo isso de forma gratuita.

Espero que essas dicas te ajudem a arrumar um emprego na área de design!

Quer participar desse post com mais dicas? Comente abaixo o que pode ajudar outros a arrumar emprego em áreas criativas!

Imagens do post via Fotolia

Guilherme Dantas