Se você busca um trabalho na indústria da criatividade, mais importante que seu currículo ou cursos que fez (e onde fez), é o que você REALMENTE faz.

O portfólio online é uma das melhores maneiras de mostrar isso. Por isso aproveite para mostrar o que você tem de melhor.

Pensando nisso, separamos algumas ferramentas muito úteis na hora de criar um portfólio bem apresentável. Confira!

Adobe Portfolio

adobe

O novo sistema de criação de portfólios da Adobe promete muito.

Ele é gratuito para todos que tem a conta da Adobe ativa e também sincroniza seus trabalhos e contatos do Behance, potencializando acessos ao seu portfólio oficial.

Como é um sistema “grátis” só para quem tem conta Adobe, podemos considerar que é um serviço VIP, por isso podemos também contar com ferramentas próprias de um sistema assim (como personalização de domínio, layout, número de imagens, entre outros fatores), diferente das versões gratuitas que veremos a seguir.

Carbonmade

carbonmade
Carbonmade é um dos mais tradicionais e mais conhecidos sites criadores de portfólio. É muito intuitivo, leve e rápido.

É também bem construído e otimizado para buscas, questão extremamente importante para o profissional aparecer melhor posicionado nos resultados do Google.

Conta com uma versão paga que permite inserir mais imagens e categorias.

Creio que a única “desvantagem” do serviço é sua limitação em layouts, não oferecendo muitas opções de templates na versão gratuita.

PortfolioBox

portfoliobox

PortfolioBox é bem completo mesmo em sua versão gratuita.

Permite até 50 imagens e a escolha entre diversos layouts diferentes para seu portfólio. Tudo sem anúncios desagradáveis.

Na versão paga, ele oferece muito mais que apenas uma vitrine. Inclusive permite a criação de um e-commerce junto com seu portfólio, entre outras funcionalidades bem interessantes.

Cargo Collective

cargo

Cargo Collective é um dos sistema de construção de portfólios mais completos do mercado.

Você pode escolher um entre muitos templates já na versão gratuita e ele é levemente customizado também (para quem entende um pouco de html e CSS, mas para as funções básicas, ele não precisa de conhecimento de nenhum tipo de programação).

Krop

krop
Krop é relativamente limitado na sua versão gratuita. Nele você não pode personalizar o layout, mas consequentemente, não exige em nada conhecimento de HTML ou CSS.

O que diferencia esse de outros sistemas, é que ele tem um sistema próprio de vagas de emprego na área. Como o site não é nacional, as vagas também não são (mas isso pode ser encarado como uma oportunidade também).

Coroflot

coroflot

Coroflot é outro sistema simples de utilizar e com uma característica interessante: sem limite de upload de imagens!

Você tem um painel de controle nele também, onde pode ver quantas pessoas tem visitado seu portfólio entre outros dados.

Assim como o sistema anterior, existem empresas divulgando várias vagas de emprego no site.

Behance e Dribbble

behance_dribbble
Por que deixei esses 2 grandes sites que também podem ser usados como criadores portfólios?

Porque o Behance e o Dribbble tem um grande potencial como sites de portfólio, mas eles também são conhecidos no nosso ecossistema como um tipo de rede social de profissionais criativos. São também uma praticamente inesgotável fonte de inspiração para nossos trabalhos.

Profissionais das diversas áreas da criação postam seus melhores trabalhos por lá e esperam por likes e comentários.

Assim como outros sites que falamos agora, ambos tem mural de vagas para vocês buscarem uma nova oportunidade.

Ou seja… seja qual for o sistema que você utilizar para seu portfólio oficial, recomendo ter também conta no Behance e/ou Dribbble, para enriquecer seus contatos e inspirações.

Sabemos que existem vários outros sites do gênero. Vários que não postei. Então se conhece e recomenda algum, não deixe de comentar :)

Imagens da capa via shutterstock
Julian Nunes
  • Muito bacana!

  • Bacana, vou testar esses serviços…

  • Luzia Sousa

    Criei meu portfólio no Behance, e uso há um tempão. Esse novo sistema da adobe é maravilhoso, apenas testei meu currículo, fica extremamente atrativo, mas tem que fazer o upgrade da sua conta gratuita, e pagar uns 10 dólares por mês. Vou ficar mesmo no Behance. :) Continua sendo a melhor opção para criação de portfólios.Indico.