in ,

5 tendências de fotografia para explorar em 2020

A fotografia é uma arte e, naturalmente, surgem novidades e atualizações com o passar do tempo, além de técnicas e práticas que tendem a ganhar força a cada ano.

Estar a par de tais tendências não apenas é interessante como, além disso, agrega valor ao seu currículo e carreira, o que, por sua vez, te coloca à frente da concorrência e, por fim, pode resultar em novos – e melhores – jobs.

Se você quer saber quais tendências fotográficas estão em alta, veio ao lugar certo! Vamos conferir o que deve guiar os olhos dos fotógrafos e as lentes dos obturadores durante o ano de 2020.

Quais algumas tendências de fotografia estão em alta em 2020?

Prepare os ajustes e as lentes para poder tirar fotos maravilhosas e, de quebra, que estão de acordo com as demandas e solicitações do mercado!

Imagens aéreas

A ligação da fotografia com a tecnologia é intrínseca. De fato, podemos dizer que essa arte deriva das inovações tecnológicas, já que foi a invenção das câmeras que possibilitou a fotografia.

Neste sentido, uma técnica que merece destaque é o uso de drones, capazes de tirar fotos fisicamente impossíveis (ou muito difíceis) de se obter de outras formas, mantendo a estabilidade e o campo de visão que se tornam possíveis.

Hoje, os equipamentos são mais acessíveis do que eram antes, o que significa que você não precisará despender uma quantia enorme para oferecer este diferencial de grande procura atualmente.

Um relatório da PR Newswire, inclusive, estima que o mercado global de drones chegue a US$ 13,337 bilhões até o final de 2025, o que representará uma ótima taxa anual de crescimento composta (CAGR) de 13,7%.

Veja também: Acessórios para dar de presente para quem ama fotografia

Uso da cor Classic Blue (19-4052)

Para quem trabalha na área ou é apaixonado por design, as tendências da Pantone ditam regras e tendências. Prova disso é o Coral de 2019 (referência 16-1546), o Ultra Violet de 2018 (18-3838) e o Greneery (15-0343) de 2017.

Como não poderia ser diferente, a cor de 2020, divulgada no final de 2019, deve estar presente em uma série de peças publicitárias, imagens nas redes sociais e nas fotografias: o Classic Blue (referência 19-4052).

Além de capturar imagens que naturalmente tragam tal tonalidade, como no mar, nas nuvens ou em líquidos, pode-se usá-la no momento da edição das imagens, como através da aplicação de filtros, por exemplo.

Vale ressaltar que a hora dourada pode ajudá-lo a conseguir tal tonalidade em suas imagens no caso das que são capturadas em ambientes abertos, com excelentes resultados.

Captura de imagens de vídeos

Pode parecer estranho, é verdade, mas com tanta tecnologia que temos hoje, em um mundo em que as câmeras possuem excelente resolução e definição, tornou-se possível extrair frames dos vídeos para, então, utilizá-los como fotos.

Para tal, é necessário ter uma boa câmera, além de lentes propícias para a captura de vídeos e boas condições de iluminação, mas isso evita que você perca aquele exato momento em que gostaria de tirar a foto, em que alguns centésimos de segundos já fazem toda a diferença.

A taxa de quadros por segundo das câmeras encontradas hoje em dia é, geralmente, de 30 fps ou 60 fps, o que significa que você terá 30 ou 60 momentos a cada segundo para escolher o frame perfeito e, assim, ter a foto que tanto deseja.

Acredite: essa é uma tendência que pode fazer toda a diferença para a variedade do seu portfólio!

Imagens espontâneas

Nós já comentamos anteriormente sobre as vantagens de escolher fotos espontâneas para seus projetos, o que traz um grande diferencial em relação aos resultados obtidos e também às oportunidades que isso pode lhe trazer.

Acesse o artigo para conhecer tais vantagens, mas tenha certeza que vale a pena optar por tal alternativa em 2020.

Fotos que contam uma história

Uma foto não é uma mera representação gráfica, mas sim uma obra de arte, com tanto valor literário e cultural quanto um artigo, uma música ou um vídeo. Aquele ditado, de que uma imagem vale mais que mil palavras, portanto, é totalmente real.

Porém, o volume de fotos capturadas atualmente é muito maior do que no passado. De acordo com estimativas do portal Statista, foram capturadas 1,2 trilhão de fotos no ano de 2017, ou seja, mais de 38 mil a cada segundo!

Com tanta concorrência, se você deseja que as fotografias se destaquem, é importante que elas contem uma história e tenham um significado. Isso também vale para as fotos utilizadas em propagandas e peças publicitárias, em que a disputa por atenção tende a ser ainda maior.

Veja também: 4 dicas para quem quer começar a fotografar

Aplique as tendências em seu dia a dia!

Variedade não falta em relação às tendências fotográficas para 2020, e o ideal é que você fique atento para não deixar nenhuma delas escapar do seu escopo profissional.

A iStock tem um banco de imagens com milhões de opções de excelente qualidade, entre as quais você também encontra fotos que seguem às últimas tendências da área. Com um cadastro gratuito, você pode conhecer todo o portfólio disponível e baixar algumas imagens disponíveis.

Qual das tendências de fotografia para esse ano você mais gostou? Já aplica alguma em suas composições? Acha que faltou algum item na lista? Deixe sua opinião nos comentários!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…