in ,

4 dicas para quem quer começar a fotografar

Já passamos por vários artigos nessa série com dicas técnicas e teóricas para que você possa aplicar em suas fotos e conseguir as melhores imagens, seja escolhendo as melhores configurações para cada situação, trabalhando com a composição de maneira correta, entre outras dicas que podem melhorar seu olhar na fotografia.

Mas, não para por aqui. Se você está começando e tem medo de dar os primeiros passos, lembre-se do que é mais importante nessa etapa:

Gaste mais com estudo e prática do que com equipamentos

É perfeitamente normal querer ter o melhor equipamento e é claro que ele faz uma tremenda diferença nas fotos… mas só quando você souber como utiliza-lo.

No começo você precisa se adaptar com as configurações, entender muito bem a luz e a composição possível em cada ambiente e isso só será possível praticando muito com o que tiver em mãos.

Se você se enganar dizendo que só poderá começar a praticar quando tiver aquela câmera que não conseguiu comprar na Black Friday e por isso só ano que vem, esse ciclo pode se repetir no próximo ano, já que novos (e mais caros) equipamentos são lançados todos os ano, e a vontade de tê-los vai ser grande também.

Então pratique com o seu celular, com câmera emprestada de algum amigo que fez um upgrade, já que existem ótimas câmeras de 8/9 anos de fabricação que ainda apresentam ótimos resultados e permitem que você aprimore muito suas técnicas (como por exemplo a Nikon D7000, Canon 60D ou mesmo séries “inferiores” como Nikon D3100 e Canon T3i).

E mesmo que não seja esses modelos que consiga ter acesso, o mais importante é compreender como ter total controle sobre a câmera vai permitir criar imagens únicas.

Esteja sempre atento

Você está em um mundo repleto de imagens e referências visuais, até mesmo inesperadas. Por isso precisamos estar sempre ligados, atentos ao nosso redor, sempre procurando uma oportunidade de capturar um momento que para muitos pode passar despercebido.

Fuja do óbvio e analise os detalhes. Conheça o trabalho de alguns fotógrafos que seguem um estilo que lhe agrade e estude o trabalho deles para aprender a fazer melhores composições.

Fotografe o que ama

Parece clichê, afinal é como falar para trabalhar só com o que gosta. Mas como estou falando sobre os primeiros passos, o ideal é focar em um estilo que goste muito para que não se canse e nem desanime, porque o começo de tudo pode ser um pouco mais difícil e se for difícil capturando coisas que não é apaixonado, vai ficar bem chato.

Pensando em termos práticos:

Se quer fotografar eventos, você precisa gostar de pessoas e como lidar com elas, então fotografe eventos de caridade, ONGs que tenham uma proposta em que acredita. Além de ajudar, você terá um ótimo portfólio.

Quer se especializar em animais? Nós até mostramos um tempo atrás como uma boa fotografia fez a diferença na adoção de vários animais abandonados.

É apaixonado por natureza em geral? Aposto que gosta de viajar, então leve sua câmera pra todo lugar e aproveite ao máximo cada aspecto estético desses diferentes ambientes.

E claro, independente do que fotografar, você pode aproveitar e vender as fotos na iStock e conseguir uma grana para continuar estudando :)

Esteja preparado para errar e aprender com seus erros

“Mas e se minhas fotos não ficarem boas?”

Ser crítico com o próprio trabalho é um bom sinal, significa que você quer melhorar, mas o mais importante aqui é saber o motivo de não ter achado a foto boa. A composição não ficou boa? Precisava dar alguns passos para trás ou para frente? Exagerou no ISO? Desfocou o objeto principal?

Algumas coisas são mais óbvias que outras, mas você só saberá a solução estudando e fazendo novamente essa foto com a configuração, posicionamento e luz correta.

Então se errar, faça de novo até acertar. A repetição sempre vai ser um item importante do aprendizado, independente do que estiver fazendo.

Depois de tantas técnicas achei que dicas como essas poderiam te ajudar a iniciar ou continuar seus estudos seja como fotógrafo ou cinegrafista (áreas que a fotografia é intimamente ligada).

Como mencionei nesse artigo, pegar referências de imagens no estilo que gosta sempre vai ser a melhor maneira de aprimorar seu olhar antes do clique.

As imagens utilizadas nesse artigo, por exemplo, são todas da iStock, que tem nos ajudado a desenvolver essa série de dicas. Então já sabe, se precisa de ótimas imagens para seus projetos, passa lá sem erro.

Até a próxima!

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…