Imagens para Stories do Instagram: como escolher as melhores?

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O Instagram é uma rede social que trouxe um impacto gigantesco. Nem parece que ele foi lançado apenas em 6 de outubro de 2010 e comprado pelo Facebook em 9 de abril de 2012.

Hoje, passados menos de 10 anos de seu lançamento, procurar por imagens para stories do Instagram já é algo comum no dia a dia.

Os stories, inclusive, foram lançados apenas em agosto de 2016, ou seja, são bem recentes, embora já ocupem a posição de participantes ativos enquanto navegamos pelas redes sociais, com perfis que já receberam milhões (e até bilhões) de impressões – número de exibições individuais dos stories.

Porém, não é tarefa fácil se destacar. Há mais de um bilhão de usuários ativos, de acordo com o próprio Instagram, enquanto o número de usuários ativos nos stories foi estimado em 500 milhões também pela própria rede social, ou seja, há muita gente com quem competir.

É aí que surge aquela dúvida em sua mente: como chamar atenção? Existe alguma fórmula mágica para conseguir aumentar o engajamento com seus stories? Qual é o melhor formato de imagens para stories? Conheça a resposta para essas e outras dúvidas!

O que fazer para escolher as melhores imagens para stories do Instagram?

Ainda que não exista uma receita definitiva e que comece a trazer resultados tão logo quanto for aplicada, algumas dicas simples podem melhorar consideravelmente os resultados das suas publicações temporárias.

Nós já comentamos por aqui sobre imagens para Instagram que performam bem, mas é preciso agir diferente quando o assunto são os stories, já que o formato é diferente, bem como o tempo que as publicações ficam no ar, entre outras variações importantes.

Veja o que pode ser feito e comece a aplicar já a partir de hoje!

Utilize imagens na vertical

Há algum tempo, ter imagens e vídeos publicados na vertical era praticamente uma ofensa às normas de boa conduta da internet, tendo em vista que o formato não se adaptava bem às telas maiores na horizontal tão usadas até então, como a dos computadores e notebooks.

Hoje, porém, a situação é bem diferente. Os smartphones ocupam um lugar de destaque entre os usuários da internet, o que também mexeu com os formatos comumente aceitos.

O World Advertising Research Center (WARC) estima que aproximadamente 2 bilhões de pessoas acessam a internet apenas através de seus smartphones, o que equivale a 51% da base global, de 3,9 bilhões de usuários. Além disso, a porcentagem deve chegar a 72,6% (3,7 bilhões de pessoas) até 2025!

Isso significa que as imagens para stories devem ser publicadas na vertical. Caso contrário, os espectadores terão que virar a tela para visualizar, o que não é confortável e nem intuitivo para acessar os comandos.

Atente-se às dimensões e proporções das imagens

Seja em seus stories ou nos de outras pessoas, não é raro encontrar alguns em que as imagens ficam cortadas, o que pode prejudicar a mensagem que se deseja transmitir. Isso acontece pelo fato de que as imagens nem sempre são enviadas no tamanho e proporção corretas.

O ideal é que as imagens para stories tenham 1080 pixels de largura por 1920 pixels de altura, ou seja, as mesmas dimensões do Full HD, com a diferença de que aparecem na vertical. A proporção, portanto, é de 9:16.

Como há smartphones com diferentes tamanhos e resoluções de tela, pode ser que alguns usuários visualizem a imagem um pouco cortada ou com algumas bordas pretas ao redor, mas este tamanho e proporção são ideais para aproveitar os stories ao máximo.

Não basta apenas escolher boas imagens para stories do Instagram: também é preciso que elas sejam exibidas no formato que o maior número possível de pessoas possa escolher. Se a que você encontrar não estiver na proporção ideal, ela pode ser cortada com o auxílio de algum app de edição simples.

Prefira imagens com espaços para acrescentar stickers

Além da beleza das imagens para stories, é essencial que os usuários se sintam compelidos a interagir com aquilo que foi publicado, o que pode ser feito através dos stickers do Instagram.

Opções não faltam: você pode escolher adesivos de localização, mencionar pessoas, marcar hashtags, adicionar músicas, criar enquetes, fazer perguntas, iniciar um bate-papo, fazer testes e adicionar GIFs, entre várias outras possibilidades.

Para que esses recursos sejam adicionados, é importante que a imagem tenha espaço suficiente para inseri-los sem prejudicar sua visibilidade. Caso contrário, o recurso interativo pode ter o efeito contrário do que se espera.

Caso a imagem que você quer não tenha um espaço propriamente vazio para isso, vale usar filtros para deixar aquela parte embaçada ou até mesmo recorrer aos GIFs para criar janelas que permitam a inserção dos stickers desejados.

Desenvolva uma identidade para suas publicações

Nós já falamos sobre como utilizar imagens para gerar curiosidade em seu público-alvo, o que é essencial para despertar o desejo em consumir aquele conteúdo. Uma maneira bastante interessante de atingir este objetivo é ter uma identidade padronizada para suas publicações.

Pense, por exemplo, no Nubank. A cor roxa está intrínseca em sua essência, e quem visualiza conteúdos que tenham tal coloração provavelmente já farão a associação à startup. Além disso, seja na timeline ou nos próprios stories, o roxo sempre marca presença, ainda que em pequenos elementos.

Este é um exemplo prático do que você pode fazer para que as imagens para stories já tragam no seu público a lembrança do seu perfil ou da sua marca. Afinal, com tantos stories a se assistir, algo precisa atrair a atenção do público para parar de deslizar o dedo para a direita ou tocar continuamente na tela, não é?

Onde encontrar as melhores imagens para stories?

As imagens do stories não precisam ser de sua autoria. Afinal de contas, nem todos têm o talento necessário para fotografar e criar projetos de design – e não há problema algum nisso.

Uma das dicas no uso de fotografias em seu perfil comercial no Instagram também se aplica aqui, mesmo aos perfis pessoais, que é recorrer a um banco de imagens profissionais, onde seja possível encontrar tudo o que você deseja para conseguir transmitir sua mensagem da maneira que quiser.

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Este artigo foi escrito por:
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Guilherme Dantas

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