in ,

Imagens para Instagram que performam bem: conheça alguns tipos!

As redes sociais existem há tempos, cada uma com recursos e funcionalidades diferentes, mas o Instagram veio como um marco histórico: são as imagens que movimentam essa rede majoritariamente visual.

De acordo com o próprio Instagram, há mais de 1 bilhão de usuários mensais ativos na rede, o que significa que, praticamente, a cada sete pessoas no mundo, uma é usuária ativa da rede. Além disso, a plataforma também afirmou que mais de 95 milhões de fotos e vídeos são postados por dia, número que já pode ter aumentado.

Com tanta concorrência, como se destacar?

Para lhe ajudar, nós separamos ótimas dicas de imagens para postar no Instagram, que podem trazer um engajamento ainda maior para o seu perfil, seja ele pessoal ou profissional. Confira!

Como escolher imagens para Instagram com maior engajamento?

Ainda que não seja uma receita de bolo ou fórmula mágica, aplicar essas dicas pode ajudar bastante nas métricas do seu perfil!

Bastidores

É muito legal ter acesso a conteúdos dos bastidores, que estão por trás das câmeras, já que isso traz uma perspectiva diferente do que estamos acostumados a ver. Portanto, essa é uma bela oportunidade a se aproveitar!

Você pode mostrar como é preparado o principal sanduíche de uma lanchonete, capturar imagens do fotógrafo que está fotografando alguma campanha ou mesmo tirar uma foto espontânea de alguém da equipe (desde que tal pessoa autorize a publicação, é claro).

Ao fugir do padrão, você terá imagens para postar no Instagram que não apenas possuem o potencial de trazer ótimos resultados como também oferecem novidades ao público.

Alta resolução

A tecnologia se desenvolve em um ritmo muito acelerado. Para entender como isso funciona na prática, basta comparar o desempenho de um celular top de linha hoje com o que era referência de mercado há 5 anos. A diferença será absurda.

Entre tantos atributos que se desenvolveram, a qualidade da câmera é um deles. Aliás, hoje os celulares raramente vêm com apenas um sensor, especialmente aqueles mais poderosos.

Em um mundo em que a qualidade das câmeras se popularizou (o que é ótimo, diga-se de passagem), imagens para Instagram que tenham ficado borradas ou sem uma boa definição provavelmente terão um desempenho bem ruim na plataforma.

Mesmo quem não é um grande especialista em fotos consegue reconhecer quando uma captura foi bem feita. Se você aproveitar isso a seu favor, estará apto a receber mais curtidas e comentários e, assim, passar a ser detentor de um engajamento invejável.

Contraste

Se diferenciar em meio ao público é fundamental, e o contraste das cores é algo que chama a atenção imediatamente.

Seja qual for o contexto da foto, a diferença de cores é bem interessante, principalmente quando é bem pronunciada na imagem, como no exemplo acima. É quase impossível não ter a atenção desviada por essa imagem, mesmo que por uma fração de segundo.

Escolha imagens com esse jogo de cores e tenha maiores chances de se destacar perante os milhões de usuários e bilhões de conteúdos compartilhados.

Datas e eventos relevantes

O Instagram, assim como as demais redes sociais, não é uma plataforma cuja experiência fica contida apenas ao que acontece dentro do app. Sua relação com o mundo em que vivemos é direta, o que, inclusive, ajuda a entender como tais mídias são tão utilizadas.

Tendo isso em mente, ao escolher imagens para postar no Instagram, procure relaciona-las a fatos e acontecimentos importantes para seu público-alvo.

Além de datas sazonais, as imagens para Instagram também podem se aproveitar de notícias e acontecimentos em geral. Afinal, muitos usuários marcarão seus amigos em tais postagens para que os outros também fiquem sabendo do que acontece, o que é uma oportunidade de aumentar bem o engajamento.

Confira também: 5 emoções que você pode explorar ao escolher fotografias para seus projetos de design

Imagens com fundo (background)

Por último, mas não menos importante, trazemos as composições em que o fundo tem um bom destaque em relação à imagem, o que também tem um grande potencial de chamar atenção e também de contar histórias.

Veja a foto acima. Se fosse apenas a rosa e as alianças, ficaria subentendido que se trata de algum conteúdo relacionado a casamentos, mas o detalhe da renda reforça essa ideia e agrega valor à imagem.

Escolha imagens para postar no Instagram que tenham um fundo rico e interessante, o que também ajuda a deixá-las mais organizadas, com uma sensação de “espaço em branco” (ainda que seja de outra cor) que remete à organização e atrai o olhar para o ponto focal.

Capriche na escolha das imagens para postar no Instagram!

Por trás de um feed com tantas fotos e vídeos, pode haver muito estudo e planejamento. Afinal de contas, a concorrência é grande e tende a aumentar ainda mais com o passar do tempo, o que torna as escolhas criteriosas em uma necessidade.

Além das imagens e vídeos que podem ser capturados por você mesmo, também é possível contar com um banco de imagens profissional, como a iStock, com muitas opções para atender aos seus objetivos e proporcionar excelentes resultados em uma rede social com tanto apelo visual quanto o Instagram.

Faça seu cadastro grátis na iStock e veja como não faltam opções de imagens para usar no Instagram. Certamente, você irá se apaixonar e ter à sua disposição um verdadeiro arsenal de conteúdos para abastecer seus perfis, cujos resultados devem ser ainda melhores com a aplicação das nossas dicas!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, finanças pessoais e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…