in ,

5 dicas no uso de fotografias em seu perfil comercial no Instagram

Muitas empresas já perceberam o poder que o Instagram tem quando o objetivo é se comunicar e criar engajamento com seu público-alvo.

E não é para menos. Uma mídia social com foco no visual é capaz de atingir as emoções mais profundas do ser humano.

Se você administra uma conta comercial no Instagram, provavelmente já procurou imagens para ilustrar uma frase, um serviço ou qualquer outra particularidade do perfil.

Sendo assim, como encontrar a imagem certa para chamar atenção, criar conexão e estimular o engajamento? Confira 5 dicas que podem te ajudar nisso:

Mais diversidade, por favor

Basta alguns minutos de caminhada pela rua para perceber a grande diversidade que nos rodeia, não é mesmo?

Então, se o seu negócio atinge um público amplo, evite utilizar fotografias que focam somente um gênero, cor de pele ou tipo físico específico.

Utilize fotografias variadas, que exaltam uma das maiores belezas do ser humano: a diversidade.

Use imagens aéreas

Esta é uma tendência que veio pra ficar, principalmente com a popularização dos drones e a facilidade de fazer imagens vistas de cima.

Aproveite para utilizar imagens desse tipo para ilustrar suas postagens, principalmente quando a mensagem que se quer passar é relacionada a liberdade ou estilo de vida.

Utilizar ângulos ousados e perspectivas diferenciadas podem agregar valor à mensagem que você deseja passar.

Experimente planos de fundos coloridos

Outra forte tendência em fotografia são imagens com planos de fundos coloridos.

Por ser simples, esse estilo é ótimo para destacar o objeto ou personagem principal e passar uma mensagem clara e objetiva.

O plano de fundo carregado com uma cor específica com certeza irá destacar seu conteúdo em meio a tantos outros.

Aposte no incomum

Por que não apostar no humor, e até mesmo na estranheza, para chamar a atenção do seu público-alvo?

Imagens que fogem do comum são ótimas para quebrar um padrão e direcionar a atenção da pessoa para determinada mensagem.

É claro que a comunicação da empresa precisa estar alinhada ao tipo de imagem. Por isso é necessário bastante equilíbrio nesse caso.

Faça uso de cores contrastantes

Ao procurar uma imagem, uma dica é observar aquelas que possuem duas o mais cores contrastantes em sua composição.

No círculo cromático, elas são chamadas de complementares, pois estão em lados opostos do círculo.

Algumas combinações que dão conforto visual e fazem sucesso são o vermelho com verde, azul com laranja, e roxo com amarelo, por exemplo.

Onde encontrar fotografias de qualidade para utilizar em meu perfil do Instagram?

Não há problema nenhum em utilizar imagens de bancos gratuitos para ilustrar seu perfil no Instagram. Porém, o número reduzido de opções disponíveis pode acabar fazendo com que aquela imagem seja utilizada por vários perfis.

Por isso, é importante investir também em bancos de imagens profissionais. Dessa forma, você terá acesso à imagens mais exclusivas e atingirá seu público-alvo de maneira mais eficiente.

O acervo da iStock, por exemplo, conta com mais de 80 milhões de imagens cadastradas, além de vetores e vídeos.

Criando uma conta gratuita, é possível baixar 1 imagem da coleção iStock por semana, formando assim o seu próprio estoque de fotos profissionais que poderão ser utilizadas no futuro.

Se você trabalha como Social Media ou administra seu próprio perfil comercial no Instagram, experimente essas dicas e depois comente quais foram os resultados!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…