in ,

5 áreas do design para atuar em 2021

Sabia que é possível atuar em diversas áreas dentro do design? Isso mesmo! Atualmente, diversas área têm se mostrado muito promissoras e profissionais que já atuam nelas têm colhido bons frutos.

Nos últimos anos, o design tem sido um dos campos de maior busca em universidades do Brasil. Não é à toa que quando você abre o Instagram, encontra muito conteúdo e venda de cursos na área.

Ao se tornar um especialista na área, você poderá optar por inúmeras oportunidades de trabalho. Por isso eu separei 5 áreas do design para atuar em 2021, bora conhecer?

Design de Personagens

O designer de personagens é o especialista que trabalha na criação de mascotes em projetos de identidade visual para empresas e campanhas.

Em 2020 vimos muitas empresas como Magazine Luiza e Casas Bahia humanizarem sua marca com a criação de personagens/mascotes com características mais próximas do público-alvo e da forma de comunicar de cada empresa.

Recentemente, a famosa Lu, da Magalu, foi estrela na campanha com a Adidas, deixando claro o potencial publicitário que um mascote pode trazer para uma marca.

Design Think

Já reparou a quantidade de livros, palestras e profissionais que estão falando sobre as maravilhas do Design Think?

Considerada a metodologia do futuro, é uma nova forma de pensar, uma abordagem ou metodologia que permite revolucionar a maneira como buscamos solucionar problemas complexos.

O pensamento do design é guiado pelas necessidades humanas em seus contextos, aliando o que é tecnologicamente possível com estratégias viáveis de negócios.

O profissional que trabalha nessa área, lida com metodologias e teorias para encontrar soluções para problemas atuais nas empresas/marcas e propor soluções rápidas e práticas, visando o público.

Design Sustentável

O design focado no desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis, que diminuem o impacto social e ambiental, faz com que muitas empresas procurem profissionais especializados nesta área.

O profissional desta área deve buscar construir os produtos/serviços levando em consideração os princípios da sustentabilidade, sociais e ambientais.

Motion Design

Além de criar ilustrações incríveis, o profissional desta área tem sido muito requisitado. A demanda no mercado é crescente e o Motion Design é uma poderosa forma de storytelling da sua marca.

Num mundo onde as mídias sociais estão mais do que presentes, o trabalho de um Motion Designer cria ainda mais engajamento para as marcas.

Design Para Redes Sociais

A demanda por conteúdo digital é gigantesca, e uma das maiores oportunidades deste ano é para os profissionais que querem atuar como Social Media Designers.

Você aplica o seu conhecimento na criação de artes e conteúdos para mídias sociais, pode ser responsável pela produção de conteúdo para marcas famosas e ainda pode atuar no desenvolvimento de campanhas específicas para melhor desempenho das empresas nas redes sociais.

Gostou das nossas dicas? Aproveita e conta pra gente quais áreas também estão bombando em 2021 na sua opinião. E se você gosta deste tipo de conteúdo não esquece de compartilhar pra galera curtir também!

Escrito por Marina Hauers

Designer de Marcas e mãe da Helena, apaixonada por música, cinema e livros. Nas horas vagas tenta ser maratonista e gamer.