Como tirar fotos de produtos para e-commerce

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Conquistar a atenção do consumidor em lojas virtuais, na maioria das vezes não é simples.

Diferente do espaço físico, onde o cliente pode visualizar e tocar o produto, o virtual é mais limitado. O único contato do cliente com o produto antes da compra é a imagem que você disponibiliza para ele.

Ou seja, a imagem é um ponto chave fundamental para que uma venda seja concretizada no espaço virtual.

Muito dificilmente você irá encontrar alguém que tome a decisão de adquirir um produto sem ver como ele é, ou após ver uma imagem de baixa qualidade deste produto.

A fotografia é a sua chance de cativar o cliente, e para substituir a falta do tato e da visão, ao vivo, é necessário que suas fotos destaquem o seu produto e sejam de boa qualidade.

Melhorar a qualidade das imagens é importante, pois através dela você passa confiança do produto que está vendendo, além de mostrar ao seu cliente que você oferece um serviço qualificado.

Durante uma compra é natural que seus clientes solicitem mais imagens do produto que desejam comprar.

Então sempre esteja preparado para apresentar fotos bonitas e que destaquem as características do seu produto.

Saber como tirar fotos de produtos para o seu e-commerce é um passo imprescindível para que você tenha sucesso nas suas vendas.

Escolha o equipamento adequado

Se você quer mesmo aprender como tirar fotos para seu e-commerce, provavelmente quando começou a ler esse artigo ficou pensando sobre a qualidade atual das fotos do seu produto.

Ou se você pretende criar a sua loja virtual, talvez ainda não tenha pensado na importância dessa etapa e esteja se perguntando como apresentar seus produtos no mercado online.

É ótimo poder contratar o profissional para fazer o trabalho e ter ajuda para melhorar a qualidade das suas imagens.

Mas na maioria das vezes essa é uma possibilidade inviável, pois os custos podem ser elevados.

Se a sua condição financeira ainda não permite contratar alguém para tirar as fotos para o seu e-commerce, não precisa ficar desesperado e nem sair comprando uma câmera profissional nova.

Com o avanço da tecnologia, as câmeras de celulares top de linha, aqueles que possuem mais potência e funcionalidades, estão otimizadas e é possível fazer um bom trabalho com elas.

Mas se você tem algum dinheiro para investir, pode também buscar equipamentos semi-novos ou até equipamentos semiprofissionais.

Como tirar fotos de produtos com qualidade

Depois de decidir qual equipamento você irá utilizar para fazer suas fotos, existem alguns aspectos dos quais você precisa estar atento para que essas imagens estejam adequadas para apresentar o seu produto ao consumidor.

Escolha um bom editor de fotos

Além de saber como tirar fotos de boa qualidade, você precisa procurar um programa ou aplicativo para editar fotos. Seja para redimensionar, cortá-la, ou incluí-la em um layout mais atraente, por exemplo.

Mas atenção, use o editor de imagem apenas para corrigir pequenas imperfeições, corrigir luz e sombra, não utilize filtros e também não coloque efeitos.

O uso desses recursos adicionais pode gerar reações negativas, caso a imagem real do produto seja manipulada, e ao receber o produto, o cliente pode ficar frustrado e querer devolvê-lo.

Por isso é importante que você deixe a imagem o mais natural possível e corrija apenas os detalhes que você não conseguiu ajustar antes de bater a foto.

Atualmente existem muitas ferramentas de edição que são fáceis e intuitivas de utilizar, e você não precisa se preocupar se o seu foco é fazer uma edição simples, as próprias ferramentas te ajudam a melhorar a qualidade da imagem.

Utilize fundo branco para apresentar o produto

Além do fato de que alguns marketplaces só permitirem fotos com o fundo branco, é importante que você mantenha um padrão na hora de tirar suas fotos e crie uma unidade visual.

Se possível monte um set fixo, e que fique sempre disponível para você tirar as fotos dos seus produtos, facilitando a padronização das fotografias, com a mesma luminosidade e ângulos.

Dessa forma você poupará alguns minutos durante a edição das imagens, e facilita que você saiba quais são os melhores ângulos da posição da câmera e o melhor lugar para saber como tirar fotos boas e de qualidade.

Utilize mais de uma imagem por produto

É muito importante que você tenha imagens do produto de vários ângulos diferentes, para passar confiabilidade e segurança ao cliente.

Lembre-se que diferente de uma  loja física, na loja virtual o cliente não pode fazer a análise dos detalhes ou examinar o produto pelo tato.

E muitas vezes essa análise é um fator decisivo para a compra, por isso você deve saber como tirar fotos de ângulos para que o cliente possa fazer uma análise dos detalhes.

E se o seu produto apresenta diversas opções de cores, é válido exibir uma foto para cada cor diferente.

Se for possível, faça imagens 360º para que seus produtos sejam exibidos de todos os ângulos sem que seu cliente precise mudar a foto.

Adicione contexto às imagens

Embora seja muito bom uma foto padronizada e com um fundo branco para a análise dos detalhes dos produtos, para a divulgação é interessante que as fotos tenham algum tipo de contexto.

Isso ajuda a melhorar o storytelling, e faz com que o cliente sinta-se incluído também no contexto do seu produto.

Muitas marcas que vendem tênis, por exemplo, mostram fotos de pessoas praticando esportes. Marcas de produtos de beleza, exibem um rosto maquiado.

Isso é feito para gerar empatia no consumidor e fazer com que ele se veja utilizando o produto da mesma forma que está na imagem.

Compare os tamanhos

É muito provável que você já tenha ouvido relatos de pessoas que compraram pela internet usando apenas a imagem disponível para se basear, mas quando receberam o produto se depararam com uma miniatura ou um produto de tamanho maior.

Alguns clientes têm receio de comprar online por conta disso e evitar que ele desista da compra por esse motivo é bem simples.

Basta adicionar um item comparativo em suas fotografias. É interessante que esse item seja algo que o seu cliente tenha por perto ou use diariamente. Pode ser uma moeda, uma caneta, ou até mesmo a tampa de uma caneta, por exemplo.

Esses itens são fáceis de encontrar e ter eles na foto ajuda a dar uma ideia da dimensão real do seu produto.

Dica extra: ofereça um atendimento diferenciado

Agora que você já sabe como tirar fotos para destacar o seu produto no seu e-commerce não esqueça de trabalhar a experiência do cliente.

A experiência do cliente se inicia desde o primeiro contato do cliente com o produto até o pós-venda. Isso inclui a resposta rápida das mensagens, dúvidas e também solução de problemas.

Por isso, sua comunicação deve ser ágil e eficaz, e se você deseja melhorá-la o JivoChat pode ser uma ótima opção para você conversar com seus clientes e enviar imagens extras do seu produto.

Faça fotos de qualidade que destaquem as características principais do que você está vendendo e que permitam que o cliente faça uma análise detalhada desde o primeiro contato.

Preze por um atendimento rápido e qualificado para aumentar a satisfação dos seus clientes e, por consequência, suas vendas.

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Este artigo foi escrito por:
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Guilherme Dantas

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