in ,

5 Livros para entender e aplicar o Design Thinking

O Design Thinking é algo que vem sendo bem falado nos últimos anos, inclusive por aqui em alguns artigos onde abordamos alguns conceitos e a importância dessa metodologia:

Essa abordagem visa atender as necessidades dos usuários por meio da solução de problemas (coisa que todo designer precisa realmente estar acostumado). Em outras palavras, é possibilitar a melhor experiência do usuário com o seu produto, colocando-se no lugar dele (empatia).

A apesar de ter “design” no nome, é algo que não necessariamente precisa ser aplicado por um designer e nem mesmo apenas em áreas criativas, mas pode ser utilizado em qualquer campo que queira melhorar a satisfação do cliente.

Apesar de existir muito material por aí, é um conceito que permeia por diversas áreas, das criativas às de gestão, exigindo muito estudo e prática. E por isso, separamos alguns livros que podem ajudar nesse processo:

Livros sobre Design Thinking

Design Thinking, de Tim Brown

Design Thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias por [Tim Brown, Cristina Yamagami]

Esse já é considerado o clássico dos livros sobre o tema e foi indicação do Bruno Pinta, professor, psicólogo e palestrante, com grande experiência na aplicação dessa metodologia em empresas aqui no Brasil.

Tim Brown disse que não existe melhor forma de completar um processo, existe um ponto de partida e um ponto de referência útil, mas a continuidade é mais como um sistema de lacunas a serem preenchidas.

Alguns desses espaços a serem preenchidos são: inspiração, motivação para buscar soluções, problemas ou oportunidades, idealização, geração, participação, teste do processo de pensamento e realização, design e marketing. E isso pode ser feito de maneira cíclica, repetindo quantas vezes necessário.

E o legal é que o autor forneceu alguns exemplos de empresas que usaram métodos semelhantes e discutiu seu sucesso e como alcançá-lo.

Como disse antes, a aplicação do Design Thinking não é, necessariamente, de um profissional técnico criativo, mas para líderes criativos que buscam viabilidade funcional e financeira para os negócios e sociedade a sua volta.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

A Jornada do Design Thinking, de Michael Lewrick, Patrick Link e Larry Leifer

Como vimos, utilizar o Design Thinking auxilia profissionais, equipes e empresas. E o livro, de maneira bem objetiva, exemplifica como usar ferramentas e métodos de Design Thinking no ambiente certo, especialmente em produtos e serviços digitais.

Mostra os últimos desenvolvimentos em Design Thinking, técnicas de como manter o foco no usuário, como aplicar ideias de design aos desafios da transformação digital nas organizações e como combinar pensamento de design e pensamento de sistema e análise de big data.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Isto é Design Thinking de Serviços: Fundamentos, Ferramentas, Casos, de Marc Stickdorn e Jakob Schneider

Antes, produtos e serviços eram mais fáceis de diferenciar, mas hoje temos produtos por assinatura e serviços automatizados. Então, a diferença entre produtos e serviços está se tornando cada vez menor, por isso, o modo que entregamos esses serviços ou produtos também precisa mudar, mudando nosso pensamento.

Este livro propõe uma perspectiva interdisciplinar sobre design de serviços e é dividido em 3 partes:

Conhecimento básico apresenta o conceito de pensamento de design de serviço e fornece algumas visualizações individuais para mostrar as semelhanças e diferenças entre os campos envolvidos no processo.

A ferramenta apresenta o processo iterativo de design de serviço e fornece 25 ferramentas de design ajustáveis. O caso mostra como aplicar os princípios básicos, processos e ferramentas na prática por meio de estudos de caso internacionais.

Cenário atual mostra pesquisa neste campo e insere ideias de design de serviço no contexto da filosofia.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Design Thinking na educação presencial, à distância e corporativa: Na educação presencial, a distância e corporativa, de Andrea Cristina Filatro e Carolina Costa Cavalcanti

O modo que aprendemos e ensinamos hoje é completamente diferente, mudança que acompanhou diversas outras áreas do conhecimento, por isso, o Design Thinking também pode ser aplicado para otimizar os projetos dessa área.

Esse livro fornece exemplos que ajudam a implementar a metodologia em salas de aula (presencial ou a distância) e projetos corporativos, apresentando uma visão geral do método e uma série de estratégias aplicáveis ​​à situação real de escolas e instituições educacionais.

Já que o ensino superior e as empresas são responsáveis por promover a inovação, utilizar o Design Thinking nessa fase será uma ótima ferramenta para resolver problemas de forma inovadora, sistemática e colaborativa.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

eBook Grátis sobre Design Thinking

Guia Prático do Design Thinking: Aprenda 50 ferramentas para criar produtos e serviços inovadores, de Bruna Ruschel Moreira

Guia Prático do Design Thinking: Aprenda 50 ferramentas para criar produtos e serviços inovadores. por [Bruna Ruschel Moreira]

Esse e-book grátis (para usuários Kindle Unlimited) foi estruturado na forma de um guia que apresenta passo a passo todas as etapas do Design Thinking e 50 ferramentas que podem ser usadas para criar produtos e serviços inovadores.

A autora apresenta de forma clara e objetiva esse guia bem prático, sendo ótimo para introduzir as ferramentas mencionadas. Conteúdo excelente para quem está iniciando na área e quer ampliar suas aplicações.

Lembrando que ele é gratuito para quem tem a assinatura do Kindle Unlimited, mas você pode testa-la grátis por 30 dias clicando nesse link e depois é só baixar o livro e aproveitar!

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Conclusão

Seja qual for a sua área, aplicar o Design Thinking pode trazer ganhos reais na produtividade e resultados da sua empresa/projeto, já que a ideia é humanizar as relações, identificar oportunidades a partir dos problemas e buscar soluções mais eficazes.

Como os livros que passamos estão todos na Amazon, você pode também conhecer o Prime e aproveitar o frete grátis a vontade (algo que estamos utilizando bastante com algumas de nossas indicações). Além das séries e filmes, claro :)

Se você tem mais sugestões de leitura, comente aqui ou em nossas redes sociais!

Até a próxima.

Julian Nunes

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…