Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Mas, é preciso alguns cuidados para isso não se tornar um pesadelo.
Manter o ambiente de trabalho confortável é essencial para o profissional aumentar a produtividade e também conseguir se organizar.
Portanto, confira 11 dicas para tornar mais confortável seu home office:
Invista em uma boa cadeira
Muitos (talvez a maioria) dos profissionais que trabalham em frente ao computador, passam várias horas do dia sentados.
Se a cadeira do home-office for desconfortável, ou simples demais, como por exemplo a cadeira de uma mesa de jantar, com certeza haverá uma significativa perda de produtividade. Males como dores nas costas e desconforto são dois grandes vilões, que não precisam existir.
É claro que uma cadeira de escritório ergonômica tem um custo bem mais elevado do que uma de escritório mais simples. Porém, o investimento compensa a longo prazo. Sua saúde agradece!
Dê valor à iluminação natural
Por mais que lâmpadas e luminárias cumpram bem seu papel, a iluminação natural é importantíssima para tornar o ambiente mais agradável.
Se puder escolher um cômodo para fazer seu escritório, procure aquele que possui pelo menos uma janela e que permita que a luz entre naturalmente. Evite trabalhar todos os dias com a janela fechada.
Se gosta de trabalhar à noite, invista em lâmpadas com iluminação confortável e até mesmo luminárias de mesa, caso trabalhe com desenhos ou rascunhos no papel.
Mantenha tudo limpo e organizado
A sujeira e a desorganização acabam com o “clima” criativo e desanimam qualquer profissional que trabalhe em um ambiente assim. Por isso, regularmente tire algum tempo do seu dia para limpar o teclado, o mouse e a tela do monitor. Ações simples como essas contribuem para um ambiente mais confortável.
Além de limpo, é essencial que o ambiente de trabalho esteja organizado. Crie fichas para os clientes, organize não só sua mesa, mas também a área de trabalho do seu computador, excluindo ícones desnecessários.
Caso não seja possível optar por aparelhos wireless, organize muito bem os fios e cabos do seu computador. Evite ficar com fios pendurados e espalhados no ambiente. Utilize canaletas caso for preciso trazer o fio da internet de outro cômodo da casa.
Pratique o desapego
Sabe aquela pilha de papel que só ocupa espaço na mesa? Aquele caderno que está sempre do lado do computador mas que você não usa nunca? Livre-se deles!
Itens desnecessários só servem para atrapalhar. Reserve um dia para se livrar de tudo o que realmente não é necessário, dando mais espaço para coisas mais importantes.
Faça do seu home office… um home office!
É muito tentador aproveitar o espaço do escritório para guardar outras coisas. Mas isso poderia distraí-lo da função original do home office: ser usado somente para o trabalho.
É importante saber dividir a vida pessoal do seu trabalho. Trabalhar em casa não significa misturar as duas coisas. Por isso, é preferível ter um cômodo (ou uma área) reservado só para o home office em vez de dividir o espaço com outro ambiente, como o quarto, por exemplo.
Crie uma boa decoração
Principalmente para quem trabalha com design, ter a parede decorada (seja por quadros, colagens ou mesmo por desenhos) pode servir de inspiração e estimular sua criatividade.
Aproveite para decorar o ambiente de uma maneira que transmita sua personalidade. Incluir elementos do seu trabalho (seja ele design, publicidade, ilustração, fotografia ou qualquer outra área criativa) também é uma ótima maneira de deixar seu home office mais confortável.
Dica de post: 25 home offices de dar inveja a qualquer profissional criativo
Tenha plantas
Não é regra, mas ter uma planta no escritório pode ajudar a torná-lo mais natural e convidativo.As plantas podem ser compradas por preços bem acessíveis e há vários tipos de plantas disponíveis para várias quantidades de luz natural.
Algumas espécies (como as suculentas) são bem resistentes e não precisam ser regadas com regularidade. São ótimas para quem não quer ter muito trabalho e deixar o ambiente mais bonito.
Mantenha uma temperatura agradável
Trabalhar em um ambiente muito frio ou muito quente e abafado faz qualquer um perder a produtividade. Por isso fique atento a isso em seu home office.
Muitas vezes é melhor investir em um ar-condicionado portátil ou em um aquecedor. Ou mesmo em um simples ventilador.
Estar confortável com a temperatura irá ajudá-lo a ser capaz de manter-se produtivo por longos períodos de tempo, e pode até mesmo ajudar com a criatividade.
Dê um tempo
Um dos grandes problemas em trabalhar em casa é esticar a “jornada” de trabalho para longas horas, pois não há horários a serem cumpridos.
Nesses casos, é bom dar um tempo, pelo menos uma vez por dia, para sair do ambiente e relaxar um pouco. Seja para tomar o chá da tarde, para se exercitar antes do almoço, ou mesmo uma breve pausa para assistir um episódio (ou um trecho) da sua série favorita.
O importante é não se sobrecarregar com o trabalho e tirar pequenos momentos para se distrair e resfriar a mente.
Dica de post: 7 filmes que todo criativo deve assistir na Netflix!
Contorne o barulho alheio
Se os vizinhos estão falando alto demais, o cachorro na rua não para de latir ou o pessoal do apartamento de cima está a tarde inteira usando a furadeira, existem formas de contornar o barulho.
Não, não precisa chamar o síndico. Basta utilizar um bom fone de ouvido. Trabalhar ao som de música é algo que ajuda muitos a manterem o foco em seus projetos.
Porém, caso a música atrapalhe, você pode buscar sons de natureza, como o delicioso som de chuva para ouvir enquanto trabalha. É uma forma de se isolar acusticamente e não se incomodar com o barulho alheio.
Não leve trabalho pra casa
Por mais irônico que isso seja, quem trabalha em um home office deve evitar “levar trabalho pra casa”. É claro que em alguns momentos, você precisará trabalhar mais do que o comum, mas saiba quando parar.
É preciso estabelecer uma hora para desligar as coisas e finalizar o expediente. O ideal é fazer com que seu trabalho gire em torno da sua vida, e não o contrário.
Por isso, saber quando parar e deixar as coisas para o dia seguinte é essencial para desligar a mente do trabalho. Mesmo quando a mesa está a poucos metros de distância.
Curtiu as 11 dicas? Participe também enviando sua própria dica ou experiência no formulário abaixo!
Metade das dicas são pra gostos muito delicados. Tem um pouco de exagero nisso tudo.
Oi André! Acho que esse post irá te ajudar:
https://www.designerd.com.br/como-e-quando-um-freelancer-pode-abrir-uma-empresa/
Abraço! =)