Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas. Mas, é preciso alguns cuidados para isso não se tornar um pesadelo.

Manter o ambiente de trabalho confortável é essencial para o profissional aumentar a produtividade e também conseguir se organizar.

Portanto, confira 11 dicas para tornar mais confortável seu home office:

Invista em uma boa cadeira

invista-boa-cadeira-home-office

Muitos (talvez a maioria) dos profissionais que trabalham em frente ao computador, passam várias horas do dia sentados.

Se a cadeira do home-office for desconfortável, ou simples demais, como por exemplo a cadeira de uma mesa de jantar, com certeza haverá uma significativa perda de produtividade. Males como dores nas costas e desconforto são dois grandes vilões, que não precisam existir.

É claro que uma cadeira de escritório ergonômica tem um custo bem mais elevado do que uma de escritório mais simples. Porém, o investimento compensa a longo prazo. Sua saúde agradece!

Dê valor à iluminação natural

boa-iluminacao-janelas-home-office

Por mais que lâmpadas e luminárias cumpram bem seu papel, a iluminação natural é importantíssima para tornar o ambiente mais agradável.

Se puder escolher um cômodo para fazer seu escritório, procure aquele que possui pelo menos uma janela e que permita que a luz entre naturalmente. Evite trabalhar todos os dias com a janela fechada.

Se gosta de trabalhar à noite, invista em lâmpadas com iluminação confortável e até mesmo luminárias de mesa, caso trabalhe com desenhos ou rascunhos no papel.

Dica de post: 15 luminárias com design fascinante

Mantenha tudo limpo e organizado

limpeza-organizacao-home-office

A sujeira e a desorganização acabam com o “clima” criativo e desanimam qualquer profissional que trabalhe em um ambiente assim. Por isso, regularmente tire algum tempo do seu dia para limpar o teclado, o mouse e a tela do monitor. Ações simples como essas contribuem para um ambiente mais confortável.

Além de limpo, é essencial que o ambiente de trabalho esteja organizado. Crie fichas para os clientes, organize não só sua mesa, mas também a área de trabalho do seu computador, excluindo ícones desnecessários.

Caso não seja possível optar por aparelhos wireless, organize muito bem os fios e cabos do seu computador. Evite ficar com fios pendurados e espalhados no ambiente. Utilize canaletas caso for preciso trazer o fio da internet de outro cômodo da casa.

Pratique o desapego

desapega-itens-desnecessarios-home-office

Sabe aquela pilha de papel que só ocupa espaço na mesa? Aquele caderno que está sempre do lado do computador mas que você não usa nunca? Livre-se deles!

Itens desnecessários só servem para atrapalhar. Reserve um dia para se livrar de tudo o que realmente não é necessário, dando mais espaço para coisas mais importantes.

Faça do seu home office… um home office!

home-office-imagem

É muito tentador aproveitar o espaço do escritório para guardar outras coisas. Mas isso poderia distraí-lo da função original do home office: ser usado somente para o trabalho.

É importante saber dividir a vida pessoal do seu trabalho. Trabalhar em casa não significa misturar as duas coisas. Por isso, é preferível ter um cômodo (ou uma área) reservado só para o home office em vez de dividir o espaço com outro ambiente, como o quarto, por exemplo.

Crie uma boa decoração

decoracao-home-office

Principalmente para quem trabalha com design, ter a parede decorada (seja por quadros, colagens ou mesmo por desenhos) pode servir de inspiração e estimular sua criatividade.

Aproveite para decorar o ambiente de uma maneira que transmita sua personalidade. Incluir elementos do seu trabalho (seja ele design, publicidade, ilustração, fotografia ou qualquer outra área criativa) também é uma ótima maneira de deixar seu home office mais confortável.

Dica de post: 25 home offices de dar inveja a qualquer profissional criativo

Tenha plantas

plantas-home-office

Não é regra, mas ter uma planta no escritório pode ajudar a torná-lo mais natural e convidativo.As plantas podem ser compradas por preços bem acessíveis e há vários tipos de plantas disponíveis para várias quantidades de luz natural.

Algumas espécies (como as suculentas) são bem resistentes e não precisam ser regadas com regularidade. São ótimas para quem não quer ter muito trabalho e deixar o ambiente mais bonito.

Mantenha uma temperatura agradável

temperatura-home-office

Trabalhar em um ambiente muito frio ou muito quente e abafado faz qualquer um perder a produtividade. Por isso fique atento a isso em seu home office.

Muitas vezes é melhor investir em um ar-condicionado portátil ou em um aquecedor. Ou mesmo em um simples ventilador.

Estar confortável com a temperatura irá ajudá-lo a ser capaz de manter-se produtivo por longos períodos de tempo, e pode até mesmo ajudar com a criatividade.

Dê um tempo

home-office-dar-um-tempo-descanso

Um dos grandes problemas em trabalhar em casa é esticar a “jornada” de trabalho para longas horas, pois não há horários a serem cumpridos.

Nesses casos, é bom dar um tempo, pelo menos uma vez por dia, para sair do ambiente e relaxar um pouco. Seja para tomar o chá da tarde, para se exercitar antes do almoço, ou mesmo uma breve pausa para assistir um episódio (ou um trecho) da sua série favorita.

O importante é não se sobrecarregar com o trabalho e tirar pequenos momentos para se distrair e resfriar a mente.

Dica de post: 7 filmes que todo criativo deve assistir na Netflix!

Contorne o barulho alheio

musica-home-office

Se os vizinhos estão falando alto demais, o cachorro na rua não para de latir ou o pessoal do apartamento de cima está a tarde inteira usando a furadeira, existem formas de contornar o barulho.

Não, não precisa chamar o síndico. Basta utilizar um bom fone de ouvido. Trabalhar ao som de música é algo que ajuda muitos a manterem o foco em seus projetos.

Porém, caso a música atrapalhe, você pode buscar sons de natureza, como o delicioso som de chuva para ouvir enquanto trabalha. É uma forma de se isolar acusticamente e não se incomodar com o barulho alheio.

Não leve trabalho pra casa

home-office-desligar-computador

Por mais irônico que isso seja, quem trabalha em um home office deve evitar “levar trabalho pra casa”. É claro que em alguns momentos, você precisará trabalhar mais do que o comum, mas saiba quando parar.

É preciso estabelecer uma hora para desligar as coisas e finalizar o expediente. O ideal é fazer com que seu trabalho gire em torno da sua vida, e não o contrário.

Por isso, saber quando parar e deixar as coisas para o dia seguinte é essencial para desligar a mente do trabalho. Mesmo quando a mesa está a poucos metros de distância.

Curtiu as 11 dicas? Participe também enviando sua própria dica ou experiência no formulário abaixo!

Guilherme Dantas