in , ,

Os bastidores da criação à finalização de uma das peças do Absolut Competition

Se você já acompanhou outros artigo da série “Por dentro do processo de criação“, sabe que gostamos de buscar e apresentar ótimos trabalhos, para que sirvam de inspiração e lembrem de que todo resultado depende de etapas e processos.

Processos esses que muitas vezes não são fáceis de reconhecer quando vemos apenas o projeto final.

Como é o caso do trabalho escolhido dessa vez, realizado pelo time de Portugal: Filipe SJ (designer, formado pelas Belas Artes de Lisboa), Teresa Archer (designer pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa), Teresa Costa (também designer pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa) e a coordenadora de conteúdo Joana Teixeira (formada pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa), que apresentaram um belo trabalho para a Absolut Competition 2019, mesclando técnicas manuais e digitais que resultaram na imagem a seguir:

O que me chamou atenção desse trabalho foi que mesmo em um mundo digital, nós temos diversas oportunidades de sair um pouco desse universo e explorar recursos mais manuais, ou mesmo mescla-los, como fizeram tão bem nesse projeto.

Poderão ver melhor a seguir como foi esse processo de criação na conversa que tivemos com o Filipe:

01 – Conceito e Sketch

O Briefing da Absolut era simples: ilustrar uma das 5 temáticas relacionadas com a marca e ter a garrafa como core. A escolha em questão foi o tema “Liberdade de expressão”.

A ideia era ilustrar uma porta entre dois mundos, um mais sombrio onde existe manipulação, e outro onde governa a liberdade de expressão. A porta que faz a passagem para o mundo onde todos somos livres de nos expressarmos tem a forma da garrafa Absolut.

No que diz respeito ao desenvolvimento este foi um trabalho de equipe. Fomos quatro a fazer parte do processo (Filipe SJ | Joana Teixeira | Teresa Archer | Teresa Costa) e nessa etapa, os quatro participaram.

02 – Escultura em plasticina

Depois de fazer um esboço de como ficaria a composição e de fazer um teste de cores com plasticina, começamos a esculpir.

Esculpimos dois painéis diferentes: a parte de fora da porta e a parte de dentro. Os dois mundos em placas diferentes.

Nessa etapa participaram os designers Filipe SJ, Teresa Archer e a Teresa Costa.

03 – Fotografia

No final de 3 dias esculpindo a plasticina fotografamos ambos os painéis e passamos à pós-produção.

04 – Pós-produção

Basicamente todo o trabalho de pós-produção se focou muito em unir os dois painéis de maneira a ficar harmonioso. Depois foi tentar eliminar as manchas de sujeira e puxar a saturação das cores da plasticina. O objetivo foi assumir as texturas e imperfeições da plasticina de maneira a reforçar as características do material.

A junção das fotografias, ajustes de cor, retoques finais e inserção do texto foram feitos no Photoshop.

A fotografia e a pós ficaram a cargo do Filipe.

Conclusão

Legal, né? Além das imagens, vejam também o vídeo mostrando um pouco esse processo:

Confira a página do projeto completo no Behance.

Acompanhe e siga o trabalho dos quatro profissionais responsáveis por esse projeto: Filipe SJ | Joana Teixeira | Teresa Archer | Teresa Costa

Sabemos bem como aprender softwares, como Photoshop ou Illustrator, é de extrema importância para quem trabalha com criação, mas ilustração, escultura e fotografia são as raízes para muitos dos trabalhos que podemos realizar com maestria. Isso sem contar com a importância de trabalhar em equipe e a soma das habilidades.

O mundo diz-te para teres medo, mas o mundo está louco.
Em vez de fazeres mute a ti próprio, abre os olhos ao mundo, para que possam ver diferente. Para que possam ver que, dentro de ti, há outro mundo. Um mundo que pode ser deles. Um mundo que pode ser real.
O que tens dentro de ti é Absolut. Faz-te ouvir.

Agora é com você! Se tiver um projeto ou queira indicar ótimos trabalhos como esse, e que deseje também compartilhar um pouco como foi a sua criação, o espaço está aberto. Comente aqui ou nas nossas redes sociais e vamos conversando.

Até a próxima!

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…