in ,

10 livros para quem quer aprender mais sobre Design Gráfico

No dia 27 de abril, comemoramos o Dia Mundial do Design Gráfico, profissão que, como vocês bem sabem, nós amamos e que tentamos ajudar a fortalecer e valorizar, já por mais de uma década.

E todos nós que trabalhamos com criação, no Design Gráfico ou não, temos que nos manter atualizados e cheio de bagagem, seja cultural, visual, vivência ou referências no geral.

Da teoria à prática, o estudo é algo que precisa ser constante para que a profissão seja continuamente valorizada e não considerada apenas uma ferramenta.

Por isso separamos alguns livros que podem fazer a diferença nos seus estudos para compreender ou aprofundar mais no universo do Design Gráfico.

Confira a lista:

Livros sobre cores

Psicodinâmica das Cores em Comunicação

Gostamos muito desse livro, que conta com uma abordagem do 0 ao 1000 em termos de profundidade no assunto de cores, sendo altamente recomendado para todos que queiram trabalhar com criação e saber como utilizar as cores de maneira assertiva.

É considerado bibliografia básica de diversos cursos de comunicação, mas mesmo que já seja formado, recomendamos sua leitura.

Clique aqui para conferir o livro.

A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão

Esse aqui é o queridinho de muitos professores de comunicação, e não à toa, já que também oferece uma ampla e densa bagagem sobre a psicologia das cores e como elas podem mudar nossas decisões.

Mas ele vai muito além de dicas de aplicação de tons, fala da história e elementos culturais das cores, aprimorando seu repertório visual e cultural para que, aí sim, consiga escolher melhor a aplicação de cada tonalidade.

Apesar de ter a versão digital, recomendamos fortemente a leitura em sua versão impressa, já que o tema pede uma fidelidade de cor maior do que um Kindle ou monitores genéricos podem oferecer.

Clique aqui para conferir o livro.

True Color System. Guia de Cores CMYK

Tenho um exemplar aqui e posso dizer com certeza que o livro True Color System, do Jacques Rutman conta com uma escala de cores CMYK das mais completas que já vimos: 110.000 cores variando de 5 em 5% impressa em 7 tipos de papel.

Esta escala foi certificada na Norma ISO 12647-2 pela Heidelberg e Agfa e é de grande utilidade para designers gráficos, profissionais de marketing, profissionais de gráficas e controle de qualidade.

Ela vem acompanhada de um CD de calibragem de monitores por comparação das cores visualizadas no monitor com as mesmas cores impressas em diferentes tipos de papel.

Clique aqui para conferir o livro.

Livros sobre Design Editorial

Guia Prático De Design Editorial: Criando Livros Completos

Uma das coisas interessantes nesse livro é que ele tem uma leitura bem dinâmica, fazendo com que você se sinta praticamente em uma oficina do tema. E dessa maneira leve você vai aprender os fundamentos para atuar em um projeto editorial, do briefing à aplicações práticas.

É um bom material para começar na área (trata mais dos fundamentos e não se aprofunda tanto) e aprender algumas dicas úteis do dia a dia.

Encontramos apenas a versão impressa da obra de Aline Haluch, mas com um valor atraente.

Clique aqui para conferir o livro.

Diagramação: Fundamentos e técnicas (Gráfica e editorial)

Diagramação: Fundamentos e técnicas (Gráfica e editorial) por [Thiago Cesar Teixeira Justo]

Assim como o anterior, tem uma boa abordagem aos fundamentos da editoração, sendo mais próximo de um formato de apostila, por isso tem uma boa didática e pode ser usado para acompanhar seus estudos mais aprofundados.

Você encontra a versão digital ou impressa do livro do Thiago Cesar Teixeira Justo por um bom preço no link a seguir:

Clique aqui para conferir o livro.

Capas Que Vendem: Os Segredos das Capas de Livros que Atraem (Livros Que Vendem)

Capas Que Vendem: Os Segredos das Capas de Livros que Atraem (Livros Que Vendem) por [Eldes Saullo]

Dentro do design editorial temos algumas áreas e etapas, e a criação da capa é extremamente importante para um projeto de sucesso.

Nesse exemplar podemos ver diversas dicas úteis tanto para a equipe de criação como de produção do livro, já que é de interesse de todos que o livro tenha boa aceitação do público.

Mas para isso, capturar a atenção em uma estante (virtual ou física) é uma das maneiras mais eficientes de atrair novos leitores, sendo o design essencial aqui.

E esse livro do Eldes Saullo é um dos livros mais baratos da lista, mas conta apenas com versão digital.

Clique aqui para conferir o livro.

Livros sobre Branding e Design de Marcas

Marcas – Design estratégico: Do símbolo à gestão da identidade corporativa

Marcas - Design estratégico: Do símbolo à gestão da identidade corporativa por [Cecilia Consolo]

A autora do livro, Cecilia Consolo, conseguiu abordar esse tema que fica entre a teoria e prática de uma maneira bem fácil de ler e compreender, sem necessariamente perder a profundidade do assunto.

E quando digo profundidade, é indo ao fundo mesmo, trazendo elementos de marcas que você não encontrará facilmente em nenhum livro ou material por aí, até mesmo fazendo uma boa ponte entre o passado e presente.

Apesar de ter um ótimo conteúdo, se você nunca leu sobre Design de Marcas e Design Estratégico, esse pode ser um livro para uma próxima compra, mas se já trabalha ou gerencia equipe de criação de marcas, é fortemente recomendado.

Clique aqui para conferir o livro.

Design de Identidade da Marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas

Repleto de estudos de casos, o livro da Alina Wheeler e seu método em 5 etapas fazem com que a leitura seja fácil de aplicar na prática.

O livro reforça que o design de marcas não é só “criar um logo”, como acaba sendo o pensamento de muitos que caem nessa armadilha, mas envolve diversos processos de estratégia, gestão e criação. Sendo então um material bem abrangente para quem quer seguir realmente nessa área.

Clique aqui para conferir o livro.

Manual de Identidade Visual. Guia Para Construção de Manuais

Uma das etapas da criação de uma marca é a elaboração do Manual de Identidade Visual, que tem um grande poder na gestão dessa marca e como será aplicada futuramente.

Mesmo quem já estudou um pouco sobre esse, é um material bem interessante por ajudar a criar, passo a passo e de maneira bem objetiva, um bom manual. Sendo então complementar aos outros livros, já que esse foca mais nessa etapa da criação.

Clique aqui para conferir o livro.

Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca

Tratando o tema Branding no geral, esse livro é ótimo, mostrando todas as áreas de conhecimento desse amplo espectro. O design mesmo, pensando mais na questão da criação (já que o próprio design não tem só essa definição), é um dos tópicos abordados, não sendo o mais abordado.

Considerando isso, o foco do livro da Sandra Ribeiro Cameira talvez não seja para designers que queiram se aprofundar em questões técnicas da criação de identidade visual como elementos, símbolos e tipo, mas é um material muito interessante para entender mais sobre outros conceitos essenciais, além de apresentar diversos casos de estudo também.

Clique aqui para conferir o livro.

Conclusão

Como já falamos na introdução e em diversos outros posts: estudar nunca é demais. E nos manter preparados e atualizados não é mais tão caro como já foi.

Veja também: 10 livros recomendados para aprender/aperfeiçoar ilustração

Por isso, uma excelente opção é assinar o Amazon Prime, assim além dos preços serem atraentes, diversos livros ainda ficam com frete grátis, sem contar os filmes e séries por streaming.

Use esse período de quarentena para ler bastante e aproveite os 30 dias de Amazon Prime de graça.

Até a próxima!

Julian Nunes

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…