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O que são micro-momentos?

Se você tem um negócio e quer utilizar o Marketing Digital para atingir o seu público-alvo sabe da importância que é ter um site. Quando se fala em site, geralmente mencionamos a importância de ter um domínio registrado (se por acaso ainda não tem o seu domínio clique aqui e registre o seu).

Um domínio é essencial para quem tem um negócio e quer ser autoridade na internet, afinal, ele traz bastante credibilidade e demonstra que você tem profissionalismo em seu projeto.

Além de conteúdo e autoridade na web, o Marketing Digital também traz a noção da Jornada de Compra. Tal jornada é o caminho que o lead (cliente em potencial) percorre, desde a fase em que ele se interessa pelo seu produto até o instante em que se torna um cliente.

A Jornada de Compra conta com fases, porém, hoje em dia é impossível dizer que ela é uma jornada linear, pois muito tem se falado em um elemento que traz mais características a ela: os micro-momentos.

A era dos micro-momentos

Dentro do Marketing Digital, os micro-momentos chegaram para definir aqueles pequenos instantes de tempo que ocorrem durante a Jornada de Compra realizada pelo lead.

Além disso, não custa lembrar que esses micro-momentos possuem relação com uma tecnologia bastante presente nos dias de hoje: os dispositivos móveis. Pois é, a popularidade de smartphones, iPhones e tablets contribui para os micro-momentos.

Como isso acontece? Simples, graças a um smartphone em mãos, o cliente pode acessar, a qualquer instante, uma loja online e efetuar a aquisição de um produto ou serviço.

Em outras palavras: os micro-momentos chegaram para dizer para os empreendedores que não existe um momento exato para o cliente procurar um produto.

Contudo, é claro que a Jornada de Compra não deve ser descartada. Ela continua relevante, porém, os micro-momentos podem estar inseridos entre uma fase e outra.

O Google e os micro-momentos

Em uma época em que os usuários dos dispositivos móveis desejam receber respostas rápidas quando efetuam pesquisas na internet, é necessário que o empreendedor esteja atento para aquele momento em que o lead entra em contato.

Além disso, para você compreender melhor como os micro-momentos funcionam dentro do nosso dia a dia, é possível dividi-los em quatro categorias. Veja a seguir quais são:

Momento do “eu quero saber”

Este é aquele instante em que o lead quer conhecer alguma novidade em relação a um produto, ou saber como ele funciona, por exemplo. Nesse caso o consumidor efetua pesquisas, seja em blogs, e-books e, especialmente, em formato de vídeo.

Momento do “eu quero ir”

Esta é aquela hora em que o cliente que ir a uma loja, ou a um restaurante, ou ao cinema no shopping center, ou quem sabe até efetuar uma viagem.

Repare que as ferramentas de localização nos smartphones ajudam muito nesses instantes.

Momento do “eu quero fazer”

Este momento é quando o consumidor pretende agir. Sendo assim, esse “querer fazer” pode ser uma nova receita de bolo ou pode ser uma reforma na sua casa.

Nestes casos aqui citados, essa vontade de ação pode levar o cliente a comprar ingredientes para a receita, ou ferramentas para realizar a reforma.

Momento do “eu quero comprar”

Este é aquele instante em que o consumidor decide ter um produto pelas mais variadas razões. Pode ser por uma questão de necessidade, ou, quem sabe, porque é uma novidade.

Você reparou que os micro-momentos não possuem uma hora exata para ocorrer? Neste caso, eles não seguem uma “jornada” pré-determinada, mas sim uma necessidade ou conveniência.

Sendo assim, nesse exato instante, entre várias pessoas utilizando o Google “querendo saber”, “querendo ir” ou “querendo comprar”, elas poderão se deparar com o seu negócio na web.

Por isso, é importante que você invista em conteúdo e saiba como posicionar bem o seu negócio nas páginas de resultado.

Os micro-momentos ajudando o seu negócio

Pela ótica dos micro-momentos a presença online ganha muita importância, pois as pessoas utilizam a internet para encontrar respostas rápidas e precisas.

Sendo assim, conheça algumas técnicas que você pode usar para aproveitar melhor os micro-momentos e impulsionar o seu negócio na web.

Vídeo

O recurso audiovisual ganha destaque na web, afinal, ele consegue aliar imagem e som de forma didática e interessante. Se o seu negócio, por exemplo, consiste na venda de calçados, um vídeo com dicas destacando o melhor tênis para a corrida é uma boa ideia.

Podcast

Se os vídeos roubam a cena, não podemos ignorar os podcasts, que também estão se destacando.

Eles são importantes para os micro-momentos, pois são recursos de áudio que os permitem ser consumidos a qualquer instante, inclusive durante o momento em que o usuário realiza alguma tarefa.

Se você quer investir em um podcast para o seu negócio, você pode utilizar ferramentas como o Soundcloud, por exemplo.

Blog

O bom e velho blog não perde o seu espaço, justamente porque ele pode unir em uma mesma postagem formatos de áudio, vídeo e imagem. Por meio deles você também pode vender e-books contendo tutoriais.

Quando se fala em blog, a primeira e melhor opção é a plataforma WordPress, que conta com excelentes recursos.

Conclusão

O nosso dia a dia é feito de momentos. Imagine, por exemplo, que o seu time do coração ganhou o campeonato e sendo assim, chegou aquele instante de celebração com os amigos. Chegou o micro-momento de procurar o ingrediente para o churrasco.

Portanto, esse é apenas um exemplo de como um micro-momento pode ocorrer. Por isso, é sempre bom produzir conteúdo pensando neles.

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

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