4 motivos para utilizar imagens brasileiras em seus projetos

Você usa imagens brasileiras em seus projetos? Se não o faz, a possibilidade já deve ter passado por sua mente, e caso já tenha adotado tal opção, talvez tenha sido capaz de comprovar os benefícios de perto.

Essa é uma decisão que pode ter impactos positivos diretos em seus projetos, não apenas na execução como também nos resultados obtidos, o que consequentemente satisfará as exigências dos clientes e o colocará em destaque perante a concorrência de outros designers.

Nós separamos alguns motivos que certamente mexerão com a sua cabeça e te trarão o desejo de usar tais imagens nos projetos vindouros. Confira!

Vale a pena usar imagens brasileiras em projetos de design?

Sim. Essa é uma decisão cujos efeitos vão muito além da parte estética, felizmente, como nos seguintes motivos:

1. Identificação com o ambiente

Olhe para a imagem acima. Ainda que não haja nenhuma descrição, não é difícil se lembrar do sítio do seu avô, da chácara da família ou de algum outro espaço verde que esteja em terras tupiniquins.

A vegetação e o estilo da estrada remete a paisagens brasileiras, ainda que isso ocorra de maneira inconsciente. Este é um motivo fundamental: a familiaridade.

Esta é uma tendência inerente do nosso comportamento. Por exemplo, em relacionamentos, quanto maior é o número de vezes que nós vemos alguma pessoa, mais felizes nós geralmente ficamos com o ocorrido, mesmo que seja um conhecido no ponto de ônibus, por exemplo.

Robert Zajonc, um psicólogo polonês-americano, foi um dos primeiros a estudar o fenômeno. Ele percebeu que a maioria dos animais exibia alguma forma de medo ou evasão quando se deparavam com algo novo ou desconhecido, o que também se aplica aos humanos.

A aplicação desse experimento, agora voltado aos humanos, pode ser testado no design, onde as chances de um projeto atingir o resultado desejado podem ser muito maiores quando o princípio da familiaridade se aplica.

2. Proximidade com o público

Imagine que você recebeu um job de uma fintech do ramo de investimentos. Claramente, o intuito é chamar a atenção do público para que este possa aplicar seus rendimentos na plataforma e, assim, aumentar o reconhecimento de marca e a carteira de clientes da empresa.

A imagem acima conversa diretamente com o público, já que as imagens brasileiras denotam nossa realidade – no caso, as notas de real, personagens do nosso cotidiano. Uma mão cheia de notas de R$ 100 e R$ 50 é sinônimo imediato de prosperidade.

Agora, em sua mente, troque as notas por dólares, libras, euros, ienes, pesos ou quaisquer outras. Se a pessoa atingida não souber do que se trata, pode associar a um serviço de câmbio, por exemplo, mas dificilmente a uma plataforma nacional de investimentos.

O princípio da familiaridade que vimos acima também funciona aqui. Notas de outros países seriam uma barreira adicional no processo de conquista do cliente, o que está totalmente contra o que o projeto propõe.

Da mesma forma que fotos espontâneas agradam o público, você também ganha em proximidade e avança uma etapa no relacionamento com os potenciais clientes ao usar imagens brasileiras.

3. Reconhecimento do povo brasileiro

A miscigenação é uma das principais características do brasileiro. Não é uma tarefa tão difícil pensar no estereótipo de pessoas que nasceram em outros países, mas quando se fala sobre o Brasil, o nível de dificuldade aumenta.

Nós temos negros, brancos, mulatos e pardos. Descendentes de europeus, asiáticos, africanos e americanos espalhados por toda a extensão do Brasil, em uma das maiores riquezas de que podemos nos orgulhar.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015, 45,22% dos brasileiros se declaram como brancos, 45,06% como pardos, 8,86% como pretos, 0,47% como amarelos e 0,38% como indígenas, uma maravilhosa riqueza de cores e raças.

Valorizar o país e seu público é mais uma vantagem das fotos brasileiras, pois retrata exatamente a sociedade em que vivemos. Isso tende a chamar a atenção do público.

Seja qual for a área de atuação de um cliente, vale a pena mostrar sua proximidade com os brasileiros. Assim, mesmo que se trate de uma empresa que acabou de desembarcar no Brasil, suas iniciativas de divulgação tendem a atrair a atenção do público.

4. Representação de festas e comemorações sazonais

Os Estados Unidos têm o Dia de Ação de Graças, a Irlanda tem o Saint Patrick’s Day e as colônias chinesas têm o Ano Novo Chinês. O Brasil também têm seus feriados típicos, como a Festa Junina, e isso não pode ser explorado de outra forma que não com imagens brasileiras.

Todo designer sabe que solicitações sazonais são corriqueiras em datas comemorativas, e enquanto algumas imagens podem ser encontradas com facilidade, outras nem tanto. Nesses casos, as fotos nacionais são indispensáveis.

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