in , ,

7 livros sobre tipografia para quem deseja se aprofundar no assunto

Seguindo as dicas de leitura que compartilhamos no artigo 10 livros para quem quer aprender mais sobre Design Gráfico, separamos mais alguns bons exemplos para aprender mais dessa área tão ampla.

E assim como nas indicações anteriores, como nos livros para quem quer aprender ilustração, pedimos ajuda para especialistas da área, para que a lista seja realmente uma seleção especial e que você tire o máximo desses estudos, principalmente nessa época em que estamos.

As dicas a seguir foram recomendações da Márcia Okida, designer desde 1986, especialista em cores e professora universitária. É professora e coordenadora do curso de Graduação em Multimídia (foi minha professora). Além de palestrante em diversos temas, como cores, design, tipografia, sinestesia do design, direção de arte no cinema, entre outros.

Siga o trabalho dela em seu Instagram e veja aqui alguns dos livros de tipografia que ela recomenda para quem quer seguir na área e/ou é apaixonado por tipos:

Elementos do Estilo Tipográfico – Robert Bringhurst

O livro foi escrito pelo tipógrafo, ensaísta e poeta norte-americano Robert Bringhurst, que  reúne e discute em profundidade a história da tipografia ocidental em uma linguagem acessível.

Com o tempo o livro se tornou referência absoluta para quem deseja conhecer ou se aprofundar no uso e desenho de tipos. Abrangendo mais de 500 famílias tipográficas, seus designers e os detalhes de seus trabalhos, o livro entrega ao leitor um panorama completo de usos e práticas, ao mesmo tempo em que possibilita uma reflexão aprofundada sobre o tema.

Com certeza o livro Elementos do Estilo Tipográfico de Robert Bringhurst é uma das obras mais fundamentais sobre o tema já publicada.

Clique aqui ou na imagem acima para conferir o livro

A Linguagem da Tipografia (Pierre Duplan)

O livro do autor francês Pierre Duplan conta com 189 ilustrações e vai além dos fundamentos técnicos para a composição de uma boa tipografia: aborda também a importância da sensibilidade e consciência de linguagem.

Na obra A Linguagem da Tipografia o autor não fornece regras, embora tenha grande respeito pelas convenções tipográficas tradicionais, mas sugere que tenhamos um olhar sensível sobre a superfície do texto e seus elementos, como sua composição e ocupação do plano gráfico, texturas, cores etc.

Clique aqui ou na imagem acima para conferir o livro

A Linguagem Invisível da Tipografia – Escolher, Combinar e Expressar com Tipos (Erik Spiekermann)

Após décadas de experiência na área tipográfica o autor Erik Spiekermann escreveu a obra A Linguagem Invisível da Tipografia, que tem inspirado muitos designers ao escolher os tipos.

O estilo leve e fácil de ler que o livro traz ajuda a entender como os tipos aprimoram o design e reforçam sua mensagem. O livro foi atualizado em uma nova versão que traz uma discussão de como escolher tipos que atuem melhor na Web, emails, telas e monitores de todos os tamanhos.

Clique aqui ou na imagem acima para conferir o livro

Esse é meu tipo: Um livro sobre fontes (Simon Garfield)

Com uma escrita leve e fluída, o livro Esse é Meu Tipo: um livro sobre fontes de Simon Garfield nos leva a um interessante passeio pelo mundo da tipografia, da invenção da prensa por Gutenberg aos dias atuais.

Durante esse percurso, reflete sobre a razão de alguns tipos terem se tornado grandes clássicos, como Bodoni e Garamond, enquanto outros viraram moda passageira ou acabaram rejeitados.

Comenta sobre as famosas Comic Sans e Helvetica mundo afora, revela o papel da Gotham na campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos, analisa os logotipos de lojas e capas de discos (por que, por exemplo, o “T” na logo dos Beatles é maior que as outras letras?), entre outras curiosidades.

Clique aqui ou na imagem acima para conferir o livro

Pensar com tipos: Guia para designers, escritores, editores e estudantes (Ellen Lupton)

Um interessante livro que não é necessariamente sobre tipos, mas sim sobre como usá-los. A proposta do livro é ajudar o leitor a pensar com tipografia.

A obra foi escrita para, designers, escritores, professores, estudantes ou qualquer pessoa cujo trabalho esteja relacionado com as características imprevisíveis da palavra escrita.

Pensar com Tipos aborda as questões culturais e teóricas que fazem parte do design tipográfico. O livro está dividido em três seções: letra, texto e diagrama.

A partir da unidade básica que é a letra, aborda as particularidades da organização das palavras em corpos de texto coerentes e sistemas flexíveis. Os exemplos de projetos e os exercícios práticos incluídos explicam como a tipografia pode ser estruturada e porque é estruturada de tal maneira, com a intenção de revelar as bases funcionais e culturais embutidas nas convenções do design.

O livro é um verdadeiro guia que nos ensina a navegar com imaginação dentro do conjunto de normas tipográficas e nos orienta sobre quando é conveniente quebrá-las.

Clique aqui ou na imagem para conferir o livro

Tipografia – Uma Apresentação (Lucy Niemeyer)

Nesta obra, Lucy Niemeyer apresenta detalhes sobre os tipos e as famílias tipográficas, um histórico da tipografia e os tipógrafos mais importantes, noções tecnológicas sobre fontes e considerações sobre seleção e aplicação de tipos nos projetos de design gráfico.

O livro Tipografia – Uma apresentação apresenta a classificação Vox/ATypI e traz ainda um detalhado capítulo para facilitar o leitor a diferenciar as famílias.

Traz em seus anexos ferramentas úteis para o dia-a-dia do designer – equivalência entre nomes das famílias clássicas, abreviaturas relativas às variações estruturais e os prefixos e sufixos adotados pelas distribuidoras para sua identificação.

Com novo projeto gráfico, esta nova versão traz ilustrações maiores e mais arejadas e continua sendo acompanhada por índice remissivo, facilitando a consulta.

Clique aqui ou na imagem para conferir o livro

Tipografia Comparada – 108 Fontes Clássicas Analisadas e Comentadas – Claudio Rocha

Cláudio Rocha é um tipógrafo e designer reconhecido com vários livros de sucesso sobre tipografia. No livro Tipografia Comparada ele lança um estudo que é uma verdadeira obra de referência para todos os que desejam desenvolver uma visão crítica sobre as peculiaridades formais e funcionais das principais famílias tipográficas criadas nos últimos 500 anos.
O autor analisa detalhes, equilíbrio, sutilezas e elementos construtivos de 108 fontes clássicas. O livro foi pensado para ajudar profissionais, professores e alunos, tanto no processo de desenvolvimento de fontes quanto no processo de escolha de tipos para uso em projetos gráficos.

Clique aqui ou na imagem para conferir o livro

E aí, gostou da lista? Estamos preparando mais seleções como essas para diversas áreas. Então se gosta de ler e quiser ver mais sobre as diversas áreas do design e criação que podemos estudar, confira a categoria dicas de livros aqui do Designerd.

Até a próxima!

 

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…