in ,

Como remover o fundo de uma imagem? Confira 6 ferramentas online gratuitas

Se você trabalha com criação, provavelmente já se deparou com a necessidade de remover fundos de imagens, desde os mais simples e neutros até aqueles mais complexos e cheios de detalhes.

A cada ano novas ferramentas surgem, sejam integradas ao Photoshop ou em recursos independentes, como os que vamos apresentar a seguir.

Com o avanço da inteligência artificial e o aprendizado de máquina, essas soluções estão cada vez mais automatizadas, o que facilita bastante nosso dia a dia.

Sendo assim, que tal descobrir como tirar o fundo de uma foto online de forma 100% gratuita?

Ferramentas gratuitas para remover fundos de imagens

É importante lembrar que, apesar de serem bem práticas, essas soluções automáticas ainda não substituem totalmente o trabalho manual em situações específicas, como quando queremos apagar o fundo de fotos mais complexas, como por exemplo quando envolvem recortes de cabelos. Mas, muitas vezes essas ferramentas fazem um bom trabalho.

Sendo assim, separamos 6 ótimas ferramentas para remover o fundo de uma imagem online.

Confira:

1. Canva Pro

Teste o Canva Pro por 30 dias grátis

O Canva é uma ferramenta extremamente útil e que facilita bastante o dia a dia de um profissional de criação, principalmente em peças mais simples.

Se na versão gratuita já podemos contar com vários recursos interessantes, a versão do Canva Pro que pode ser testada gratuitamente por 30 dias, disponibiliza o removedor de fundo de imagens, que consegue bater de frente com a função nativa de muitos programas de edição, como a seleção automática do próprio Photoshop.

É claro que o Photoshop sempre será uma ferramenta poderosa (temos até mesmo um curso completo de Photoshop, caso você queira aprender mais).

Mas, sempre que é possível otimizar o trabalho e agilizar processos sem comprometer a qualidade, acreditamos que fazer isso é uma escolha inteligente. E nessas situações o Canva está mandando muito bem.


2. Slazzer

Acesse o Slazzer

O Slazzer promete remover o fundo de qualquer imagem, independente da complexidade, graças ao seu bom algoritmo que identifica e diferencia o fundo das imagens

Ele também tem uma versão em app para seu smartphone, uma extensão que funciona diretamente no Photoshop e um plugin para o WordPress, sendo uma ótima opção para quem quer utilizar a foto diretamente em seu site.

Como o Slazzer oferece algumas soluções adicionais em seus planos, existe um limite do tamanho da imagem com fundo transparente que pode ser baixada na versão gratuita.


3. Erase.bg

Acesse o Erase.bg

Com o Erase.bg, podemos apagar fundos de fotos de pessoas, animais ou objetos e fazer o download em alta resolução gratuitamente.

É bem prático e fácil de usar para fotos de perfil, imagens para redes sociais, logos ou apresentações, pois além de remover o fundo, a ferramenta também oferece alguns recursos essenciais de edição e redimensionamento antes de exportar a imagem.

A versão gratuita permite fazer o upload de imagens de até 5000 pixels de largura e altura, o que ainda é muito maior do que outras ferramentas oferecem.


4. Adobe Express

Acesse o Adobe Express

É claro que a Adobe não podia ficar de fora, né?

Como o Photoshop permite um trabalho profissional e totalmente personalizado, eles pegaram um pouco da tecnologia do programa para aplicar nessa ferramenta simples e gratuita que permite remover o fundo de suas imagens.

Além de ser uma ótima ferramenta gratuita, o que também chama a atenção são as opções de personalização e criação que a ferramenta disponibiliza, já que estaremos utilizando recursos do Adobe Express como um todo, não apenas de sua ferramenta removedora de fundos de imagens.


5. Remove.bg

Acesse o Remove.bg

O penúltimo da nossa lista, é um dos mais conhecidos removedores de fundos totalmente online.

O Remove.bg é uma ferramenta confiável e que promete economizar seu tempo e esforço, pois utiliza uma tecnologia que recria parte das imagens para evitar que áreas mais difíceis fiquem visivelmente danificadas.

Na sua versão gratuita permite baixar imagens em uma resolução menor. Se você deseja baixar fotos em alta resolução, vai precisar escolher um dos pacotes disponíveis.


6. PicWish

Acesse o PicWish

O PicWish também é uma excelente opção para quem deseja remover fundo de imagem de forma gratuita e rápida.

A ferramenta utiliza uma inteligência artificial para lidar com diferentes tipos de imagens, como produtos, pessoas, carros, animais e logotipos.

O interessante é que além de deixar o fundo transparente, você também poderá inserir uma cor sólida ou uma outra imagem para substituir o fundo. Vale a pena testar e conferir suas funcionalidades.


Conclusão

É claro que, pensando em montagens e tratamentos de imagem mais avançados, o Photoshop tem poucos concorrentes. Não tem como comparar uma ferramenta que foi exclusivamente feita para ser ágil e prática, como o Canva, com um software que há mais de 30 anos vem inserindo recursos e acabou se transformando em um verdadeiro “Megazord multi-utilitário”.

Mas, lembre-se que o objetivo desse artigo foi apresentar 6 ótimas ferramentas automáticas de remoção de fundo de imagens.

As seis ferramentas apresentadas foram devidamente testadas, e todas cumprem bem o propósito de recortar fundos de imagens com praticidade e agilidade, em poucos cliques e poucos segundos.

Para quem tem pouco conhecimento em edição de imagens e o objetivo é fazer recortes mais simples de modo fácil e ágil e já inseri-lo em uma peça, o Canva se mostrou uma excelente opção, pelo conjunto de ferramentas que ele oferece, além do recorte.

Agora, caso queira apenas fazer apenas o recorte automático e exportar em um tamanho razoável, sem gastar nada, o erase.bg atende muito bem!

Mas, obviamente, o Photoshop continua sendo a alternativa mais completa para quem deseja explorar suas muitas ferramentas, possibilitando montagens muito mais complexas.

Portanto, se não conhece ou quer aprender mais sobre recorte e criação de peças confira nosso curso completo de Photoshop e experimente também os 30 dias grátis do Canva Pro para ver esse e muitos outros recursos.

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.