in ,

10 livros recomendados para aprender/aperfeiçoar ilustração

Nesses momentos de incertezas e isolamento, a melhor maneira de aproveitar o tempo com certeza é estudando. Aprender ou aprimorar habilidades sempre é uma boa.

Ilustração é um exemplo disso, já que exige tanto tempo de prática introspectiva:é só você e o papel (ou tablet, para quem já está indo para a ilustração digital).

Como estamos próximos do Dia Mundial do Desenhista (15/04), para ajudar você a ter os melhores materiais e começar nessa jornada, conversamos com alguns ilustradores de diferentes especialidades, e fizemos uma lista com 10 livros recomentados para quem deseja aprender a ilustrar ou aperfeiçoar suas habilidades.

Confira:

Fundamentos da ilustração

Aprenda a Desenhar – Aceti Laura, Autieri Viola

Se você estiver começando, esse manual poderá te ajudar bastante.

Apresenta alguns conceitos básicos para reproduzir seres humanos, animais e flores, utilizando a tradicional técnica de ir construindo a ilustração a partir de formas básicas/geométricas.

Criando assim uma prática constante do aprendiz de ilustrador a não só treinar a mão, mas também os olhos.

Clique aqui para conferir esse livro.

Desenhando com o Lado Direito do Cérebro – Betty Edwards

Desenho de observação pode assustar quem está iniciando, principalmente por carregarmos vícios de nossos desenhos infantis, mesmo na fase adulta.

Esse livro propõe desconstruir isso, trabalhando com todas as etapas da observação: proporções, ângulos, espaços, valores e cores.

A autora propõe um resultado rápido na melhora do seu desenho realista. Mesmo causando estranheza nos primeiros desenhos, não desista, pois esse é um processo e logo você verá uma evolução.

Clique aqui para conferir esse livro (em inglês).

Curso de Desenho – Charles Bargue

Para os amantes da história da arte, esse é um livro essencial. Abordando técnicas de desenho a partir da observação de cópia de modelos de gesso e desenhos dos grandes mestres e depois indo para a figura humana utilizando modelos vivos.

O legal é que o grau de dificuldade vai aumentando conforme vai avançando nas lições, sendo ótimo para melhorar suas técnicas de luz e sombra, já que muitas referências são de representações tridimensionais.

Clique aqui para conferir esse livro.

Perspectiva, desenho arquitetônico e sketches urbanos

Sketchbook sem limites – Felix Scheinberger

Este livro é ótimo para quem quer conhecer esse mundo de desenho urbano, onde diversas técnicas são aplicadas, permitindo que o seu estilo pessoal possa predominar de maneira muito interessante.

Sketcbook Sem Limites, do autor Felix Scheinberger, te dá uma noção completa do que é sketckbook, sendo ótimo para iniciar nessa jornada.

Clique aqui para conferir esse livro.

Aquarela para urban sketchers: Como desenhar, pintar e contar histórias coloridas – Felix Scheinberger

Esse livro é um complemento natural do livro anterior, onde sai um pouco do conceito e aplicações básicas para técnicas específicas para ser um sketcher urbano.

Ótimo para quem gosta de pintura, pois ele foca em técnicas e truques de aquarela rápida para usar na rua.

Clique aqui para conferir esse livro.

Técnicas de ilustração à mão livre: Do ambiente construído à paisagem urbana – Eduardo Bajzek

As perspectivas de Eduardo Bajzek são fantásticas e suas demonstrações bem didáticas.

Apesar de ser um livro técnico, é indicado para diversos públicos e níveis de estudo na arte, justamente pela didática e facilidade de leitura.

Clique aqui para conferir esse livro.

Anatomia

Dynamic Anatomy – Burne Hogarth

Livro muito indicado para quem quer se aprofundar na anatomia para ilustração e escultura, seja tradicional ou digital.

O autor, Burne Hogarth, ficou muito conhecido pelas suas ilustrações de Tarzan e diversos outros trabalhos, com detalhes realistas da anatomia que continuam sendo referência até hoje.

Uma pena que não tenha versão em português do livro, mas é uma leitura recomendada.

Clique aqui para conferir esse livro. (em inglês)

Anatomia artística – Michel Lauricella

Um bom exemplar em português para quem quer se aprofundar no desenho de anatomia humana, ou morfologia, como o autor se refere a esse estudo.

Repleto de exercícios, iniciando em partes do corpo até ele por completo.

Clique aqui para conferir esse livro.

Desenho para animação

Manual de animação: Manual de métodos, princípios e formulas para animadores clássicos, de computador, de jogos, de Stop motion e de internet – Richard Williams

Gosto muito desse livro do Richard Williams (diretor de Uma Cilada para Roger Rabbit), utilizando como referência em diversas situações em sala de aula, sendo considerado uma bíblia da animação. Com muitas referências e etapas da produção da mesma.

Essa edição em português, pela Editora Senac, fez um ótimo trabalho, em capa dura, impressões de qualidade e textos estruturados.

Vale muito a pena adquirir, independentemente de seu nível na ilustração ou animação, já que é literalmente um manual e algo que poderá usar para sempre em sua carreira.

Clique aqui para conferir esse livro.

The Noble Approach: Maurice Noble and the Zen of Animation Design

Diferentemente do anterior, aqui o foco é maior nos cenários para animações, mas tem uma carga teórica e conceitual muito boa para quem quer seguir na área de animação como um todo.

Começando com a biografia de Maurice Noble (um dos maiores designers de animação até o momento) e depois uma coletânea de dicas e técnicas do mesmo e pessoas que passaram por ele de alguma maneira, seja trabalhando ou estudando.

Muito bem ilustrado e recheado de referências.

Clique aqui para conferir esse livro.

Conclusão

Gosto muito de ilustração, mas não sou um ilustrador. Por isso contamos aqui com a ajuda de profissionais de diferentes áreas para montar essa lista para vocês.

Se você for um ilustrador e tem indicações de outros livros, não deixe de comentar aqui e em nossas redes sociais, para que que possamos fazer listas como essa cada vez mais úteis para quem quer estudar e se aprofundar nas diversas áreas criativas que tanto amamos.

Até a próxima.

Julian Nunes

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…