in ,

Imagens para blogs: como chamar a atenção do seu público?

Os blogs são excelentes ferramentas para poder divulgar conteúdos ricos e que sejam relevantes para o seu público. Porém, eles precisam de alguns cuidados especiais, como a seleção das melhores imagens para blogs.

Esse é um fator determinante para fazer com que os visitantes cliquem nos posts para ler sobre eles, já que por maior que seja a qualidade de redação, é inegável que a imagem atua como um poderoso gatilho.

Nós separamos algumas dicas importantes para aplicar em seu blog e fazer com que ele tenha um visual ainda mais bonito, além de, é claro, poder aumentar o interesse dos usuários em cada post publicado.

Quais características considerar para a seleção de imagens para blogs?

Nós já comentamos aqui sobre imagens que chamam atenção, e esse é o objetivo, já que possivelmente fará com que o usuário clique para saber do que se trata a postagem. Porém, devido a peculiaridade envolvida nos blogs, é preciso fazer um planejamento estratégico.

Em uma página repleta de textos e frases, algo precisa se destacar positivamente para que os olhos do usuário sejam direcionados até ali, e é justamente nessa parte que entra a necessidade de utilizar as melhores fotos para o blog, já que não basta apenas escolher imagens que tenham a ver com o conteúdo.

Antes das dicas, uma pausa para deixar claro que o uso de imagens é essencial: de acordo com um infográfico feito pela Venngage, para o qual foi realizada uma pesquisa com mais de 500 profissionais de marketing online, 69% consideram que os elementos gráficos são muito importantes ou uma necessidade absoluta.

Logo, não há dúvidas de que as imagens para blog devem ser bem escolhidas, e algumas das melhores dicas para sua isso são as seguintes:

Fuja do convencional

Você já parou para perceber que as piadas que possuem finais improváveis e surpreendentes tendem a ser mais engraçadas? Ou que filmes com aquele plot twist maluco trazem um sentimento diferente e ao mesmo tempo incrível?

Pois bem, o mesmo conceito pode ser aplicado para a seleção de imagens para um blog. Ao fugir do padrão, é difícil que os olhos não sejam direcionados para aquela imagem e, por consequência, para o título e o conteúdo da postagem.

Veja como exemplo a foto de uma árvore de Natal de ponta-cabeça, presa no teto. Isso não é algo que vemos todos os dias e que, logo, instiga a nossa curiosidade. Portanto, faça uso de elementos surpresas e veja como isso pode ser benéfico.

Veja também: 3 dicas para escolher boas imagens para seus projetos

Cores chamam a atenção…

É inegável que cores chamam a nossa atenção, principalmente quando aparecem em imagens de boa qualidade e resolução, como o exemplo acima.

É importante, porém, pensar em um equilíbrio. Afinal de contas, se todas as imagens para blogs forem coloridas, não haverá contraste, o que por sua vez pode dificultar a chamada de atenção do público.

…mas a ausência de cores também

Lembra do elemento surpresa que falamos anteriormente? Pois bem, em meio a várias fotos para blog coloridas, uma imagem como a acima, de um tigre mostrando suas poderosas presas em preto e branco, pode ser a chave para conquistar um maior número de cliques.

Pode ser que você nunca tenha parado para pensar, mas imagens em preto e branco nos fazem prestar mais atenção na luz, contraste, espaço negativo, linhas e formas, que são a essência da fotografia, algo que às vezes é perdido em meio a tantas cores.

É claro que não queremos dizer que imagens coloridas devem deixar de ser utilizadas (muito pelo contrário!), mas sim que elas não precisam ser as únicas alternativas.

Confira: Dicas para escolher a fonte ideal para cada tipo de imagem

Instigue sentimentos

A imagem de um executivo usando um notebook com as pernas sobre a mesa, com uma máscara de cavalo é engraçada e curiosa, o que traz dois sentimentos interessantes e pode fazer o leitor pensar o que levou o responsável por aquele post a utilizar tal imagem.

Viu como, mesmo inconscientemente, é possível fazer o seu público pensar e, assim, querer sanar a curiosidade? O mesmo pode ser utilizado com outros sentimentos, como raiva, confiança, medo e prazer, por exemplo.

Bônus: incentive a tomada de decisões

Se você quer fazer com que o seu público realize determinada ação, o que é conhecido como CTA (Call-To Action, ou chamada para ação), é importante pensar em uma imagem que contribua neste sentido.

Na foto acima, a mulher está olhando para a lente da câmera, o que faz parecer que está com o olhar fixo em você. Além disso, seus dedos apontam para cima, movimento que é quase instantâneo por parte dos seus olhos.

Tais fotos para blog possuem um poder persuasivo muito grande e podem ser utilizadas para incentivar os leitores a preencher um formulário, baixar um e-book, curtir a página em uma rede social ou comprar algum produto.

Atraia seu público e melhore os resultados do blog!

Chamar a atenção do público é fundamental na internet, principalmente com tanta concorrência. Ao entender a teoria do negócio, os resultados do seu blog poderão ser ainda mais satisfatórios, seja qual for seu objetivo.

Nós já desmentimos aqui os mitos sobre bancos de imagens, pois eles são ferramentas fundamentais para ter sucesso em seu blog, bem como nas redes sociais, sites e todas as demais plataformas digitais.

Se você quer dar um passo à frente e ter à sua disposição as melhores imagens para blogs de que precisa, conte com a iStock, que tem centenas de milhares de opções. Faça seu cadastro gratuito na iStock e leve seu blog para outro nível!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…