in ,

Dicas para escolher a fonte ideal para cada tipo de imagem

Grande parte do trabalho de um designer consiste em achar combinações harmônicas, que façam sentido com o contexto  do projeto que está trabalhando no momento.

Ao trabalharmos com imagens e textos no mesmo projeto, é preciso um cuidado especial para que os elementos conversem entre si. Uma imagem clássica com uma chamada na fonte Comic Sans seria no mínimo esquisito, não acha?

Sendo assim, separamos algumas dicas que te ajudarão a escolher a fonte ideal para cada tipo de imagem que estiver trabalhando. Confira!

Imagens Clássicas/Sérias

Se o seu projeto envolve imagens sérias, clássicas, cuja mensagem principal envolve tradição, autoridade e respeito, fontes serifadas provavelmente combinarão mais com o contexto.

Fontes desse tipo transmitem ideias ligadas ao clássico e tradicional. Confira abaixo a fonte Oranienbaum aplicada à imagem de exemplo:

Mais algumas fontes serifadas para download:

Imagens Modernas/Objetivas

 

Muitos projetos utilizam imagens modernas, que procuram transmitir a ideia de solidez, objetividade e estabilidade. Nesse caso, fontes sem serifa podem ser bem utilizadas.

Fontes sem serifa são bem versáteis, e ficam muito bem em chamadas publicitárias e em layouts mais cleans. Confira abaixo a fonte Dense Regular aplicada na imagem de exemplo:

Mais algumas fontes sem serifa para download:

Imagens Elegantes/Românticas

Quando o projeto é específico em trazer sensações românticas ou de elegância, você poderá experimentar algumas fontes do tipo Script, conhecidas também como fontes manuscritas.

Fontes desse tipo dão um ar pessoal à imagem, transmitindo também sensibilidade, criatividade e feminilidade.

Veja a fonte Playlist aplicada na imagem de exemplo:

Mais algumas fontes script para download:

Imagens Jovens/Descoladas

Para atingir um público jovem, muitos projetos apostam em imagens desse tipo. Apesar de não ser uma regra, fontes modernas podem cair bem quando aplicadas em imagens descontraídas.

Essas fontes tem um apelo jovem, moderno e estiloso, que não se preocupam muito com a sensação de estabilidade e que dão um ar especial ao projeto.

Veja por exemplo a fonte Happy Fox Condensed aplicada na imagem:

Mais algumas fontes modernas para download:

Escolher boas fontes para cada tipo de imagem não é uma tarefa tão fácil, mas com dedicação e tempo de pesquisa, bons resultados aparecem.

É claro que não existem regras rígidas nesse sentido. Você pode ousar inserindo uma fonte moderna em um contexto clássico, por exemplo.

Tudo depende do tipo de mensagem que você deseja passar com o projeto. Apenas tome cuidado para que a mensagem principal não fique subjetiva demais, dando margem para mais de uma interpretação (a não ser que esse seja exatamente o objetivo).

Saber harmonizar elementos é apenas uma das habilidades que um designer precisa ter. Mesmo que você se sinta falho nesse aspecto, não desista: com muita persistência e estudo é possível chegar lá.

Caso você queira testar essas dicas em imagens profissionais, aproveite para se cadastrar na iStock e fazer o download dos arquivos gratuitos disponíveis. Toda semana tem arquivo novo por lá. Aproveite!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, finanças pessoais e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…