in , ,

5 estilos de ilustrações para utilizar em seus projetos

Quando trabalhamos com projetos de design, é inegável que a estética é algo fundamental.

Por isso é tão importante saber escolher boas fotografias para seus projetos. Afinal, uma imagem mal escolhida pode facilmente estragar um trabalho inteiro.

Mas, nem sempre precisamos utilizar fotografias em nossos projetos. Dependendo do caso, uma ótima alternativa é utilizar ilustrações que façam parte do contexto.

Confira nesse artigo 5 tipos de ilustrações que você pode utilizar em seus projetos:

Ilustrações no estilo 3D

Sim, o 3D voltou com tudo. O que era moda nos anos 2000 e depois virou brega, parece que encontrou seu equilíbrio e agora está mais vivo do que nunca.

Ao utilizar ilustrações em 3D em seus projetos, preste atenção ao estilo do tridimensionalismo, principalmente em seus ângulos.

É importante que as ilustrações sigam um padrão, para que façam parte de um única identidade visual. No exemplo acima, o estilo utilizado é um 3D com perspectiva isométrica, que adota os ângulos utilizados em projetos mecânicos.

Ilustrações no estilo Retrô

Outro estilo de ilustração que sempre vem à tona é o estilo retrô. Assim como a moda, o design também tem ciclos, e vez por outra a tendência do momento visita algumas décadas no passado, recuperando estilos característicos.

Ao utilizar ilustrações no estilo retrô, tome cuidado para não misturar estilos de décadas diferentes (a não ser que essa seja exatamente a proposta do projeto).

Muitos projetos aproveitam a estética dos anos 50 (como na imagem acima), mas as décadas posteriores também estão em alta, com destaque para os anos 80 e 90.

Ilustrações no estilo Minimalista

Com certeza o minimalismo é um dos estilos preferidos da grande maioria dos profissionais criativos. A ausência de detalhes faz esse tipo de ilustração ser direto em sua mensagem sem deixar o visual poluído.

Ao utilizar ilustrações minimalistas em seus projetos, cuidado para não simplificar demais e acabar omitindo informações relevantes.

Lembre-se que o minimalismo não significa simplesmente apagar partes do desenho ou ilustração, mas sim conseguir passar a mensagem correta com o mínimo de elementos possíveis.

Ilustrações no estilo Abstrato

Sim, o literal sempre vai ser mais direto, mas que tal experimentar e ilustrar seus projetos com o estilo de ilustração abstrata?

Quando for utilizar ilustrações desse tipo, é preciso um grau de cuidado ainda maior nas formas e cores que compõem a ilustração.

Por isso, é muito importante pesquisar a fundo sobre psicologia das formas e cores para saber passar a mensagem correta, mesmo quando a ilustração não é literal.

Ilustrações no estilo Paper Cut

Ilustrações desse tipo também poderiam ser consideradas como ilustrações em 3D, mas decidi colocá-las em outra categoria por ter um estilo totalmente próprio, que imita a sobreposição de recortes de papéis.

Ilustrações no estilo paper cut utilizam sombras estrategicamente posicionadas para dar a impressão de profundidade.

As mesmas dicas anteriores também valem aqui: ao utilizar, procure ilustrações que seguem o mesmo padrão, tanto nas formas (o desenho em si) quanto nos detalhes (sombras e iluminação) para que tudo fique harmônico.

Dica final

Gostou das dicas para utilizar ilustrações em seus projetos? Você viu como é importante escolher a estética adequada e segui-la da forma correta em seus projetos.

Tão importante quanto isso é saber onde baixar ilustrações de qualidade. Nesse caso, cadastre-se gratuitamente na iStock e aproveite os itens gratuitos disponíveis para download. Toda semana tem uma ilustração nova para baixar por lá.

Aproveite!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, finanças pessoais e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…