in ,

Mais de 25 sites para baixar vetores gratuitamente

Atuamos em uma área em que os elementos visuais fazem muita diferença: imagens, vetores e ícones mudam totalmente a peça que estivermos fazendo, independente da sua especialidade.

Nem sempre podemos dispor da habilidade e tempo necessários para criar ilustrações e ícones para todos os projetos, precisando assim procurar lugares onde esses profissionais qualificados podem disponibilizar suas criações vetoriais. Seja de maneira gratuita ou paga.

Por isso, temos muito a agradecer pela quantidade de opções disponíveis na internet!

Fizemos aqui uma seleção especial para você que precisa baixar vetores gratuitos para ajudar na composição dos seus projetos.

A lista dos sites foi dividida nos seguintes tópicos:

Mas antes de começar, uma dica: Se você tem tem uma alta demanda por vetores e outros itens para seus projetos, experimente assinar o Envato Elements. Lá você poderá fazer downloads ilimitados de literalmente milhões de arquivos como vetores, templates, ícones, fontes profissionais e muito mais.

Agora sim, vamos à lista:

Sites de vetores e outros tipos de arquivos

Dos tradicionais bancos de imagens gratuitos, que já falamos algumas vezes aqui, alguns deles trazem também diversas opções de vetores e ilustrações grátis. E são com esses que começamos nossa lista:

Freepik

Quando o assunto é baixar ilustrações e imagens no geral, o Freepik é um dos mais tradicionais e lembrados da lista.

Tem de tudo, desde templates completos, passando por fotos, ilustrações e ícones. Lembrando que todos precisam ser creditados ao utilizar, a não ser que adquira um plano premium.

Com o plano pago, eles liberam recursos exclusivos e a possibilidade de utilizar as artes comercialmente. Também tem programa de recompensa para quem quiser disponibilizar suas criações lá, sendo uma opção de renda extra válida.

Vecteezy

Competidor direto do anterior e também com uma grande variedade de vetores gratuitos e exclusivos.

Segue também com o modelo de permitir os downloads gratuitos, mas com a condição de creditar o site/autor. Para não ter a necessidade, oferecem também um plano pago.

O Vecteezy é do mesmo grupo do Brusheezy, Videezy e Themezy, para download gratuito de brushes, vídeos e templates/temas para sites (nessa ordem).

Pixabay

O Pixabay é um dos maiores bancos de imagens gratuitos e, além de imagens, passou a oferecer também vídeos, músicas e muitos arquivos vetoriais.

Falando em vídeo, confira o artigo 10 sites para enriquecer seus vídeos de graça.

A grande vantagem aqui é que os arquivos baixados podem ser usados comercialmente e não precisam, apesar de ser uma boa prática, atribuir ao autor do material.

PNG Tree

Como já diz o nome, o PNG Tree é um site com foco em arquivos no formato PNG, mas passou a oferecer diversos bons vetores também.

Na versão gratuita, você pode baixar até dois arquivos por dia e tem a limitação de uso pessoal. Caso queira baixar todos os itens que desejar e utilizar em projetos maiores, eles oferecem diversos planos de assinatura.

Vector Portal

O Vector Portal é uma boa opção também por contar tanto com arquivos com a licença de uso CC0 (Domínio Público do Creative Commons) como outras opções gratuitas (mesmo para uso comercial) mas com a necessidade de crédito ao autor.

I Heart Vector

Apesar de ser um site bem menor do que outros da lista, o I Heart Vector conta com um catálogo interessante, de uma pegada mais retrô. Muitos elementos vitorianos, desenhos manuais vetorizados e texturas clássicas.

Se estiver procurando algo nessa linha, pode encontrar bons arquivos.

Verifique sempre o tipo de licença que o arquivo foi cadastrado no site (uso pessoal ou comercial).

Vector Fair

Mais uma boa opção com todo tipo de ilustrações. A vantagem do Vector Fair é que mesmo na versão gratuita você poderá utilizar para projetos comerciais, não apenas pessoais, mas requer atribuição ao autor/site.

Free Vector

O Free Vector tem um grande catálogo de vetores, com o mesmo modelo de negócio que outros acima.

Você pode baixar e usar gratuitamente para projetos pessoais, mas se deseja usar para projetos comerciais, eles oferecem um plano de assinatura.

VectorStock

O VectorStock Tem uma lista de arquivos gigantesca, mas nem todos são gratuitos, por isso, faça o filtro na hora da busca.

E assim como outros, para os itens gratuitos, a atribuição é requerida.

Vector 4 Free

Bom catálogo e opção para itens gratuitos, principalmente para imagens/ilustrações de fundo fundo.

Mas os termos de uso do Vector 4 Free especificam que você poderá utilizar os vetores apenas para uso pessoal. Por isso, cuidado com a utilização em projetos comerciais.

Sites especializados em vetores

Muitos dos primeiros itens da lista disponibilizam apenas ilustrações vetoriais, mas normalmente não tem um foco específico.

Por isso, separei aqui algumas opções de nicho, cada um com sua particularidade bem interessante.

IsoFlat

Para quem gosta ou precisa seguir uma linha ortogonal, esse site pode ser muito útil. Como já diz o nome, o IsoFlat traz diversas imagens isométricas ou flats em vetor.

Illustrations

O autor do projeto, Vijay Verma, transformou um desafio pessoal de 100 dias de ilustrações no Illustrations.co, onde ele disponibiliza uma variedade bem legal dessas ilustrações.

Você pode baixar um por um ou todo o pacote de uma vez. E essas imagens podem ser usadas para projetos pessoais ou comerciais, sendo uma boa opção para manter uma linha visual mais próxima, já que todas as ilustrações são do mesmo autor.

unDraw

Para quem busca um estilo de ilustrações limpas, para uma mensagem direta, principalmente em interfaces e sites, o unDraw vai ser bem útil.

Ele possibilita até mesmo a escolha e troca das cores principais das ilustrações quer serão modificadas antes de fazer o download.

E uma ótima notícia: sua licença permite uso comercial.

Scale

O Scale é um projeto do Flexiple (site para freelancers que atuam principalmente com UI/UX e arquitetura de sistemas).

Segue uma linha próxima do anterior dessa lista, mas com um estilo de ilustração um pouco diferente (principalmente com mais elementos). E também permite a escolha da cor base antes do download.

Os downloads são gratuitos e permitidos para uso comercial!

IRA Design

Gostei muito da proposta do Ira Design, onde você pode baixar os arquivos em vetor e personalizar no seu Illustrator, por exemplo, ou poderá mudar as cores e formatos diretamente no sistema antes de baixar.

Open Doodles

Se você gostaria de utilizar no seu projeto (mesmo comercial) o estilo de ilustração doodle, que consiste em uma pegada mais solta, divertida e despretensiosa, com traços mais realçados, simulando papel e caneta, o Open Doodles pode ser uma boa opção para manter nos seus favoritos.

Vale a pena conferir!

Sites para baixar ícones em vetores

Muitas vezes precisamos apenas de uma referência visual simples para passar uma mensagem, podendo ou não ser acompanhada de um texto. Opa… Acabei de falar uma das definições de ícones.

E sim, os ícones normalmente são vetores, mesmo os que são utilizados em fontes, como veremos a seguir.

Font Awesome

Para quem trabalha com interfaces e web já deve ter ouvido falar do Font Awesome. Hoje ele é o principal site de fonte de ícones para usar no HTML. Mas não é só assim que podemos aproveitar essa gigantesca biblioteca.

Quando você clica em algum ícone que deseja utilizar, do lado do lugar onde pode copiar o código HTML, tem um botão de download, onde poderá baixar o SVG daquele ícone.

Se você é usuário gratuito do Font Awesome, o site requer a atribuição (não necessária para assinantes).

Flaticon

O Flaticon é um dos maiores sites de ícones em vetor que você vai encontrar. Não por acaso, já que é do Freepik.

Tem opções gratuitas e pagas, e é possível baixar já em PNG também, caso queira já fazer o download em um tamanho específico.

Assim como seu site proprietário, as opções gratuitas precisam ter atribuição.

Iconfinder

o Iconfinder segue uma linha muito próxima do anterior, disponibilizando diversos ícones gratuitos, assim como pacotes do mesmo autor para seguir uma linha visual aproximada.

Tem um sistema de filtros por estilo bem útil, podendo escolher já como gostaria que fosse seu ícone, além de filtrar também entre as opções gratuitas e pagas.

Verifique a licença na hora de baixar, mas muitas opções permitem o uso comercial.

Noun Project

O Noun Project tem em sua proposta um lado mais social e humano, então você encontrará muitos ícones (e recentemente fotos) relacionados a diversas causas, culturas e expressões artísticas.

Seu modelo de negócio segue como de outros da lista: pode usar para projetos pessoais, mas com atribuição. Se desejar utilizar em projetos comerciais, você pode conferir seus planos.

Iconmonstr

O iconmonstr é um projeto do designer Alexander Kahlkopf, onde ele disponibilizou diversas das suas criações de maneira totalmente gratuita, tanto para uso pessoal como comercial, e sem a necessidade de atribuição, mesmo que sempre bem-vinda.

Mais uma ótima opção para quem busca uma biblioteca de ícones com a mesma linha visual.

Sites que disponibilizam pacotes de ilustrações

Quando o projeto é maior, muitas vezes é mais interessante adquirirmos um pacote completo de ilustrações, pois normalmente elas seguem um mesmo tema e são feitas pelo mesmo autor, mantendo uma linha visual e de contexto que vai te dar muitas possibilidades na criação.

Por isso, separamos aqui alguns sites que são focados nisso:

Get Illustrations

O Get Illustrations foi uma grata surpresa quando precisei de algumas ilustrações para um projeto de interface.

Eles disponibilizam pacotes de ilustrações de altíssima qualidade e alguns desses pacotes podemos encontrar centenas de ilustrações e objetos, alguns até animados.

Para você conhecer a qualidade do que eles oferecem, constantemente eles liberam algumas opções gratuitas que podem ser filtradas na hora de procurar pelos Packs de ilustrações.

Pixel True

Outro exemplo que conta com ótimos pacotes ilustrações (animadas ou não) que você poderá baixar para uso pessoal ou comercial é o Pixel True.

Por enquanto apenas algumas estão disponíveis para download gratuito, mas a qualidade não deixa nada a desejar das diversas outras opções premium que o site oferece.

Vale muito a pena conferir.

Drawkit


O Drawkit é um site que disponibiliza pacotes de ilustrações totalmente gratuitos, para uso comercial ou pessoal.

Vale a pena deixar o e-mail cadastrado e ficar de olho nas atualizações e ir salvando em sua biblioteca.

Bônus: baixando vetores em sites de portfólio

Mesmo não sendo o foco principal dos sites abaixo, diversos profissionais disponibilizam gratuitamente, em seus próprios portfólios, seus trabalhos ou partes deles para download, em formato aberto.

É uma maneira de enriquecer a comunidade em volta e também ajuda a reconhecer o próprio autor que estiver disposto a isso. Muitos desses autores também disponibilizam uma demonstração gratuita e o restante pode ser adquirido por um valor, sendo uma boa estratégia de divulgação também.

Por isso, alguns dos clássicos sites de portfólio que separamos, e já falamos nesse post, poupam mais apresentações:

Dribbble

Clique aqui ou na imagem para conferir

Behance

Clique aqui ou na imagem para conferir

deviantART

Clique aqui ou na imagem para conferir

Conclusão

A lista é longa e provavelmente mais soluções surgirão ao longo do tempo, além das que ainda não tivemos a possibilidade de testar para mostrar para vocês.

Por isso, se conhece mais algum site ou autor que disponibiliza uma boa quantidade de ilustrações como nos exemplos acima, compartilhe nos comentários.

Até a próxima!

Obs.: a ilustração da capa é do unDraw.

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.