Modo Escuro Modo Claro

De olho nas tendências: o poder da fotografia feminina

Seguindo o relatório de tendências visuais da Adobe para o ano de 2017, nos deparamos com um tema bastante atual e que merece destaque: o poder da fotografia feminina.
De olho nas tendências: o poder da fotografia feminina • fotografia feminina tendencia 03 De olho nas tendências: o poder da fotografia feminina • fotografia feminina tendencia 03

Seguindo o relatório de tendências visuais da Adobe para o ano de 2017, nos deparamos com um tema bastante atual e que merece destaque: o poder da fotografia feminina.

Se antes a presença da mulher em fotografias de bancos de imagens se limitava a situações clichês, hoje existe uma grande procura por fotografias de mulheres exercendo cargos de chefia e em outras situações que antes eram retratadas, em sua maioria, somente por homens.

De olho nas tendências: o poder da fotografia feminina • fotografia feminina tendencia 03a

De olho nas tendências: o poder da fotografia feminina • fotografia feminina tendencia 01

De olho nas tendências: o poder da fotografia feminina • fotografia feminina tendencia 02a

A tendência reflete a necessidade da visão mais amadurecida da sociedade em torno da presença feminina no mercado de trabalho e a quebra de estereótipos.

O olhar feminino

Outra grande tendência é o aumento do número de fotógrafas e produtoras de conteúdo no mercado de trabalho, compartilhando sua visão sobre o mundo.

Um exemplo disso é Casey Meshbesher, que criou o projeto Her Side of the Street, que tem por foco reunir diversas fotografias urbanas sob olhar de diversas fotógrafas.

De olho nas tendências: o poder da fotografia feminina • her side of the street 1

Fotografia de Birka Wiedmaier

De olho nas tendências: o poder da fotografia feminina • her side of the street 2

Fotografia de Elisabeth Schuh

Outro projeto que merece destaque é o Women Photograh, criado por Daniella Zalcman. Seu objetivo é promover o trabalho de fotojornalistas mulheres, que são a minoria nesse ramo.

A tendência

E nítida a preocupação dos bancos de imagens em oferecer fotografias que retratem melhor a diversidade que a sociedade possui, e em preencher lacunas em branco.

Se você está trabalhando atualmente em algum projeto que envolva uso de imagens, experimente ir além do óbvio e utilizar fotografias que fujam de clichês e ideias ultrapassadas. Há um potencial enorme nisso. Basta explorar.