Como profissionais criativos podem ser resilientes em tempos de crise

Compartilhe:
Publicidade

Resiliência
substantivo feminino

  1. FÍSICA
    propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
  2. FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
    capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Todas as empresas e negócios foram afetados neste momento mundial, incluindo profissionais de áreas criativas. Mas temos que acreditar que de um jeito ou de outro, podemos tirar algo positivo de tudo isso.

Cabe a cada um de nós trabalhar em pequenas ações para tornar nossos negócios mais resilientes e com isso passar por este momento colhendo alguns frutos. Por isso separei algumas ações que podem te ajudar:

Storytelling – Construa uma narrativa para a sua empresa/negócio

Defina a mensagem por trás de seus serviços/produtos. Aqui você deve transmitir de forma clara e objetiva a sua personalidade, visão e o propósito do seu negócio.

Criar uma conexão emocional com o seu público torna a sua marca única. Vale a pena reavaliar seus pontos de contato com o cliente para que a mensagem chegue até ele.

Uma dica é utilizar em sua identidade visual alguns recursos gráficos que criem essa conexão. Veja algumas dicas de como como fazer storytelling com imagens.

Adaptar e procurar alternativas

O mundo mudou e as marcas mudaram. Por isso é fundamental permitir mudar o rumo do seu negócio.

Avalie o seu atual modelo e adapte-se ao novo momento. Use mais as redes sociais e crie meios de prospectar futuros clientes através do engajamento.

Se você é designer, ilustrador ou outro profissional criativo, talvez seja a hora de começar a criar conteúdo para redes sociais.

Ofereça promoções especiais, forma de pagamento facilitada, planos de assinatura, colabs com outras empresas. O que vale neste momento é reinventar e buscar alternativas.

Aproxime-se da sua comunidade

De que forma você pode contribuir para a sociedade? Ensine algo, ofereça ajuda a quem precisa e colabore com associações e escolas.

Ações honestas e verdadeiras podem contribuir para um futuro melhor para o mundo e compartilhar conhecimento é sempre bom.

Nós já citamos por aqui o caso do fotógrafo que ajudou uma ONG com seu trabalho, criando um impacto muito positivo, tanto para a ONG quanto para seu perfil profissional.

Este é um momento de coragem! Mantenha-se unido e comprometido com colaboradores e colegas. É um momento de paciência e compaixão. Faça o melhor no seu trabalho e na sua vida.

Fique tranquilo, você não está sozinho.

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Marina Hauers
Marina Hauers

Veja também