Como profissionais criativos podem ser resilientes em tempos de crise

Compartilhe:
Publicidade

Resiliência
substantivo feminino

  1. FÍSICA
    propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
  2. FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
    capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Todas as empresas e negócios foram afetados neste momento mundial, incluindo profissionais de áreas criativas. Mas temos que acreditar que de um jeito ou de outro, podemos tirar algo positivo de tudo isso.

Cabe a cada um de nós trabalhar em pequenas ações para tornar nossos negócios mais resilientes e com isso passar por este momento colhendo alguns frutos. Por isso separei algumas ações que podem te ajudar:

Storytelling – Construa uma narrativa para a sua empresa/negócio

Defina a mensagem por trás de seus serviços/produtos. Aqui você deve transmitir de forma clara e objetiva a sua personalidade, visão e o propósito do seu negócio.

Criar uma conexão emocional com o seu público torna a sua marca única. Vale a pena reavaliar seus pontos de contato com o cliente para que a mensagem chegue até ele.

Uma dica é utilizar em sua identidade visual alguns recursos gráficos que criem essa conexão. Veja algumas dicas de como como fazer storytelling com imagens.

Adaptar e procurar alternativas

O mundo mudou e as marcas mudaram. Por isso é fundamental permitir mudar o rumo do seu negócio.

Avalie o seu atual modelo e adapte-se ao novo momento. Use mais as redes sociais e crie meios de prospectar futuros clientes através do engajamento.

Se você é designer, ilustrador ou outro profissional criativo, talvez seja a hora de começar a criar conteúdo para redes sociais.

Ofereça promoções especiais, forma de pagamento facilitada, planos de assinatura, colabs com outras empresas. O que vale neste momento é reinventar e buscar alternativas.

Aproxime-se da sua comunidade

De que forma você pode contribuir para a sociedade? Ensine algo, ofereça ajuda a quem precisa e colabore com associações e escolas.

Ações honestas e verdadeiras podem contribuir para um futuro melhor para o mundo e compartilhar conhecimento é sempre bom.

Nós já citamos por aqui o caso do fotógrafo que ajudou uma ONG com seu trabalho, criando um impacto muito positivo, tanto para a ONG quanto para seu perfil profissional.

Este é um momento de coragem! Mantenha-se unido e comprometido com colaboradores e colegas. É um momento de paciência e compaixão. Faça o melhor no seu trabalho e na sua vida.

Fique tranquilo, você não está sozinho.

Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Marina Hauers
Marina Hauers

Veja também

10 Tendências de Design Gráfico para 2024

Quais as tendências de design gráfico para 2024? Neste artigo identificamos 10 tendências para você começar a explorar desde já!

Envato revela nova identidade visual

A Envato revelou seu novo logotipo! Confira os detalhes desse rebranding.

Dicas para criar seu portfólio de design gráfico

Precisando criar um portfólio de design gráfico para deixar seu perfil mais profissional? Confira a maneira mais fácil de fazer isso!