in ,

10 Fontes Serifadas gratuitas para download

Quando um profissional decide usar fontes serifadas em trabalhos, geralmente ele tem um objetivo específico em mente: desde trazer elegância para um projeto até mesmo torná-lo épico.

Seja qual for sua necessidade, você provavelmente já precisou baixar fontes com serifa para cartões de visitas, folders, banner e até mesmo para logotipos.

Mas antes de você conferir 10 fontes serifadas grátis para download, saiba mais sobre essa característica dessas fontes.

O que são serifas?

Resumidamente, serifas são as “perninhas” das letras, aqueles pequenos traços que aparecem no final das hastes dos caracteres.

O objetivo desses prolongamentos é tornar a leitura mais fluida, pois as serifas dão uma ideia de continuidade, o que ajuda bastante na velocidade da leitura. Não é à toa que muitos livros utilizam fontes com serifas em seus textos.

Onde usar fontes serifadas?

Na realidade, não há limites para a criatividade quando o assunto é a utilização de fontes serifadas.

Geralmente fontes desse tipo são utilizadas quando é necessário passar a ideia de tradição, sofisticação e elegância.

É claro que isso não é uma regra rígida. Como você verá abaixo, existem algumas fontes que fogem um pouco desse conceito. Mas o ideal é saber que usar fontes com serifas em seus títulos ou em um logotipo, por exemplo, dará ao leitor uma sensação diferente de fontes sem serifa.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre o que é uma serifa e onde utilizar esse tipo de fonte, confira 10 fontes serifadas gratuitas que selecionamos:

10 Fontes Serifadas grátis para você baixar já

Sempre é bom lembrarmos de que, ao baixar cada fonte, verifique sempre sua licença de uso. Enquanto algumas permite o uso comercial, outras são gratuitas apenas para uso pessoal.

Na página de download de cada fonte você encontrará informações a respeito disso. Faça bom proveito!

Abhaya Libre

A fonte Abhaya Libre é a versão gratuita inspirada na fonte FM Abhaya, que foi projetada em 1996 e é o tipo de letra cingalês mais usado.

Acessar a página de download


Cinzel

A fonte Cinzel é claramente inspirada na tipografia romana do primeiro século, trazendo as proporções clássicas com um toque contemporâneo.

Acessar a página de download


New York

New York é uma bela fonte com serifa inspirada na alta costura, ideal para revistas de moda, capas de livros, pôsteres, convites e outros projetos.

Acessar a página de download


PT Serif

A família de fontes PT Serif é uma fonte serifada totalmente gratuita, baseada na tipografia russa com terminais humanísticos.

Acessar a página de download


Playfair Display

A fonte Playfair Display presta uma homenagem ao período de impressão do final do século 18, onde penas foram substituídas por canetas de aço pontiagudas, que permitiam criar letras de alto contraste e linhas delicadas.

Acessar a página de download


Combustion

A fonte Combustion foge do padrão da maioria das fontes serifadas, trazendo um conceito diferente, que lembra muito o estilo de fontes do velho oeste.

Acessar a página de download


Chunk Five

Semelhante a fonte acima, a Chunk Five também homenageia o velho oeste americano com uma fonte ultra-bold, com serifas bem aparentes.

Acessar a página de download


Goudy Bookletter 1911

A família de fontes Goudy Bookletter 1911 foi inspirada na Kennerley Old Style, uma fonte com serifa criada pelo designer tipográfico Frederic Goudy.

Acessar a página de download


Sunflower

A Sunflower é fonte com serifa com estilo retrô e que é perfeita para vários projetos como convites, fotografias, revistas, anúncios, entre outros.

Acessar a página de download


Cormorant Unicase

Essa família de fontes foi produzida em sua totalidade por Christian Thalmann, que se inspirou no legado de Claude Garamont.

Acessar a página de download


Conclusão

Como você viu, existem muitas opções e muitos caminhos para se utilizar uma fonte serifada. Cada projeto pode exigir uma fonte específica e em muitos casos, utilizar serifas é uma boa opção.

O ideal é baixar várias fontes desse tipo e testar cada uma em seu projeto. Dessa forma você conseguirá visualizar aquela que mais combina com a proposta.

Fique sempre ligado em nossa área de fontes gratuitas, pois ela é atualizada regularmente.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.