in ,

4 dicas para trabalhar com imagens e textos no Photoshop

Muitos projetos exigem que trabalhemos simultaneamente com imagens e textos no Photoshop, criando uma harmonia entre esses elementos.

É claro que a existem muitas variáveis nesses casos. Mas nesse post, quero mostrar algumas dicas que geralmente valem para qualquer projeto em que seja preciso trabalhar com imagens e textos no mesmo plano. Vamos lá?

Defina a mensagem e o texto de apoio

Antes de tudo, é preciso definir a mensagem que você deseja passar com a peça gráfica. Tente definir a mensagem em apenas uma palavra, como por exemplo “liberdade”, “segurança”  ou “confiança”.

É claro que a mensagem vai depender do contexto da peça e do seu cliente. Mas geralmente conseguimos resumi-la em uma ou poucas palavras.

Depois, é preciso escolher o texto de apoio. Supondo que definimos “liberdade” como mensagem a ser passada, podemos pensar numa palavra ou frase que apoiem essa ideia.

No nosso exemplo, utilizaremos a frase “Viva o agora” para transmitir a sensação de liberdade.

A palavra ou frase escolhida diz muito sobre o caminho que a mensagem irá tomar. Portanto, pense com cuidado nas palavras que irá utilizar para transmitir a mensagem.

Escolha a Imagem

Em qualquer projeto com apelo visual, a escolha da imagem é um dos passos mais importantes. Portanto, não faça isso com pressa.

A escolha da imagem também irá influenciar diretamente no tipo de emoção que você deseja passar para o público-alvo. E aqui vai uma dica valiosa: ao procurar imagens em banco de imagens profissionais, procure escrever o tipo de emoção que você quer passar diretamente no campo de busca.

Ao escolher a imagem, procure uma com um espaço razoável disponível para inserir o texto.

No nosso exemplo, ao buscar por “liberdade” na Fotolia, selecionei três imagens que (1º) passam a sensação correta e (2º) possuem um bom espaço para inserção de texto. São essas:

imagens-e-textos-no-photoshop-designerd-1 imagens-e-textos-no-photoshop-designerd-2 imagens-e-textos-no-photoshop-designerd-3

Para esse post, vamos utilizar essa última imagem como exemplo.

Escolha a Fonte

Depois da escolha da imagem, é preciso escolher uma fonte que esteja em harmonia com a mensagem que deseja passar.

No nosso exemplo, “liberdade” é um sentimento que remete à leveza de ações e de pensamento. Podemos procurar fontes igualmente leves. Para isso, procurei uma fonte nas mais de 40 fontes manuscritas que disponibilizamos nesse post.

A fonte que escolhi para esse exemplo foi a “Master of Break” (para baixar, basta clicar na imagem abaixo).

mais-de-40-fontes-manuscritas-para-download-gratuito (30)

Utilize Máscaras e efeitos

Na hora de juntar o texto com a imagem no Photoshop (ou qualquer outro software de edição) é importante fazer com que o texto seja incorporado à imagem, e não que simplesmente ele esteja jogado por cima dela, sem qualquer cuidado.

Um dos recursos para fazer isso é o uso de máscaras. Elas servem para “esconder” alguma parte do texto, dando a impressão que uma pequena parte da imagem está por cima do texto, criando uma ilusão de profundidade.

Veja como ficou o nosso exemplo:

imagens-e-textos-no-photoshop-exemplo

Note que utilizei uma máscara para esconder um pedaço do V, dando a impressão que o braço da menina está por cima da palavra.

A cor do texto também não foi escolhida por acaso. Note que utilizei uma das cores das bexigas que ela carrega para contrastar com o fundo ensolarado.

Você também pode criar efeitos como sombras, reflexos e brilhos para deixar sua peça ainda melhor.  Utilizando alguns recursos como esses, a imagem final ficou assim:

imagens-e-textos-no-photoshop-exemplo-final

O efeito acima é bem simples. Ele é composto de:

  • Sobreposição de degradê a 60º (além da cor do balão, utilizei um tom de marrom da plantação para compor o degradê)
  • Brilho externo na cor dos raios do sol
  • Sombra projetada bem sutil, apenas para destacar um pouco mais a frase

 

Percebeu como não há muitos segredos na hora de trabalhar com textos e imagens no Photoshop? Seguindo essa linha de raciocínio você poderá criar banners, flyers ou qualquer outra peça gráfica que encante seus clientes.

Lembrando que você pode testar o exemplo acima se cadastrando na Fotolia e recebendo 5 imagens profissionais grátis. Aproveite!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…