in ,

7 coisas que você faz e podem ser a causa do bloqueio criativo (e como evitá-las)

O bloqueio criativo é um dos maiores inimigos dos designers, redatores, editores e demais profissionais que precisam da criatividade para trabalhar. Infelizmente, ele pode minar as ideias e prejudicar a produtividade e o desempenho.

É verdade que isso é inevitável de vez em quando, mas você sabia que algumas atividades e hábitos que você tem hoje podem ajudar a presenciar o tão temido bloqueio?

Vamos conhecer algumas das principais causas e o que você pode fazer para mudar essa realidade de uma vez por todas!

O que você faz que pode causar bloqueio criativo?

Conhecer boas dicas de processo criativo no design é essencial, mas saber como driblar o bloqueio e manter a imaginação em pleno funcionamento também é muito importante!

Confira sete coisas que podem ser a causa do seu bloqueio criativo:

1 – Deixar de anotar as inspirações

Sabe quando você tem uma ideia brilhante para aquele projeto, mas deixa de anotar na hora? Pois bem, essa é uma situação bem comum, não necessariamente de bloqueio de criatividade, mas sim de deixar de tomar nota e não conseguir se lembrar depois.

Como resolver: sempre tenha um celular ou bloco de notas perto de você e anote aquela inspiração. Assim, você não perderá mais as melhores ideias.

2 – Não terminar o que começou

Ter um projeto que não está finalizado pode resultar na falta de criatividade, já que por mais que você se concentre em algo novo, não deixará de pensar naquilo que ainda está inacabado.

Como resolver: organize sua agenda para conseguir concluir os projetos a tempo e não deixá-los arrastados. Assim, você ganha em criatividade e deixa de perder clientes por não conseguir entregar o que foi combinado.

3 – Ter um espaço de trabalho monótono

De acordo com um infográfico da Talent Works International, 85% dos colaboradores entrevistados não estão satisfeitos com seu local de trabalho e é possível notar uma produtividade 31% maior em colaboradores felizes.

Isso significa que ter uma mesa, home office, sala ou qualquer outro espaço para trabalhar que seja monótono e sem vida pode resultar na falta de criatividade, já que não será possível se distrair e desligar um pouco para entrar no estado de daydreaming, ou sonhar acordado.

Como resolver: invista em cores, quadros, pôsteres e itens criativos e interessantes em seu local de trabalho, que permitam ao cérebro deixar a criatividade fluir por entre os neurônios.

4 – Tomar banhos rápidos

Parece não ter nada a ver, mas acredite: é comprovado! De acordo com um estudo de 2014 feito pelo psicólogo e autor Scott Barry Kaufman, 72% de um grupo de entrevistados de todo o mundo disse ter algum tipo de insight novo enquanto toma banho.

Como resolver: aproveite o banho de verdade, sinta o calor do vapor e perceba as ideias entrando em sua mente. Só tome cuidado para não eliminar o bloqueio criativo e aumentar muito sua conta de água e de luz!

5 – Fazer as coisas sempre do mesmo jeito

Sabe aqueles tipos de imagens para usar em seus projetos que quase entraram no automático? Fazer sempre as mesmas coisas pode ter uma séria influência no bloqueio de criatividade, pois o cérebro se depara com situações iguais.

A ciência explica: existe uma ligação entre a exploração e o neurotransmissor dopamina, que também ajuda no aprendizado e na motivação e facilita a plasticidade psicológica, tendência de explorar e engajar de maneira flexível com coisas novas.

Como resolver: No exemplo das imagens, contar com um banco de imagens completo e profissional, como a iStock será de grande ajuda. Em sentido geral, busque situações, processos e técnicas novas para refrescar a mente.

6 – Ficar estagnado no espaço de trabalho

Por mais que seu ambiente seja criativo, colorido e com fontes de inspiração, estar sempre no mesmo lugar pode resultar na falta de criatividade, o que não é nada bom.

Como resolver: se trabalha em um escritório ou coworking, tente mudar de mesa ou pelo menos sentar em outro lugar para ter uma perspectiva diferente. Se for freelancer, opte pelos coworkings ou vá para outros lugares, como cafés, parques e shopping centers.

7 – Sempre seguir padrões

Quando você aborda seus projetos sempre da mesma maneira, as chances de ser mordido pelo mosquito do bloqueio de criatividade aumentam muito, principalmente a longo prazo.

Como resolver: tente começar os projetos de maneira contrária ao que todos fariam ou ao que você está acostumado. Essa também é uma boa dica de design para quem está perdendo clientes, já que a inovação tende a ser uma constante.

Supere a fase da falta de criatividade!

Essas são dicas simples, mas que podem te fazer derrotar um dos maiores inimigos de qualquer profissional que precisa ser criativo, o que também se aplica à sua vida pessoal.

Para fugir do padrão e ter ideias novas em seus projetos, ter o auxílio de um banco de imagens completo e profissional é fundamental. Cadastre-se gratuitamente na iStock e desvencilhe-se de uma vez por todas do bloqueio criativo!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…