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5 tipos de imagens para você usar em seus projetos

Quando utilizamos imagens em algum projeto, temos uma grande responsabilidade de fazer com o que o público-alvo seja atingido de alguma forma pela imagem que escolhemos.

A falta de atenção na hora de escolher a fotografia certa pode prejudicar o todo o projeto, afastando o público-alvo, criando dúvidas sobre a mensagem ou ainda tirando o foco do que realmente importa.

Por isso que escolher a imagem certa para projetos de design gráfico ou web é tão importante. Confira 5 tipos de imagens que você pode utilizar e confira as características de cada um:

Rostos

O ser-humano busca rostos em tudo. Essa mania de enxergarmos olhos, nariz e boca em qualquer coisa tem até nome: pareidolia.

Não é à toa que utilizar retratos em projetos pode surtir um ótimo efeito. Os publicitários sabem que as pessoas são atraídas por rostos (principalmente familiares) e abusam do recurso em peças publicitárias.

A direção dos olhos também conta muito. Da próxima vez que ver um anúncio em uma revista ou outdoor preste atenção para onde os olhos da pessoa estão apontando.

Pode parecer óbvio, mas utilizar um rosto familiar ao seu público-alvo pode surtir um grande efeito em seu projeto.

Expressões específicas

Pegando o gancho da dica anterior, muitas vezes queremos enfatizar uma emoção específica, como alegria, surpresa ou medo. É nessa hora que precisamos tomar cuidado ao escolher uma imagem.

Tome como exemplo e emoção “surpresa”.

Uma surpresa pode ser boa ou ruim. Sua expressão facial ao abrir a porta e se deparar com um amigo querido e que não via há muito tempo é diferente da expressão de abrir a conta de luz e ver um valor exorbitante.

Por isso, se tiver dúvidas ao escolher imagens que envolvam emoções, pergunte a opinião de algumas pessoas sobre o que aquela imagem transmite antes de usá-la no projeto.

Superação

Quando o público-alvo precisa vencer uma barreira ou conquistar alguma coisa, imagens de superação podem ser bem utilizadas.

Elas não precisam ser especificamente sobre o assunto. Você pode utilizar a imagem de alguém no topo de uma montanha em um projeto sobre independência financeira, por exemplo (apesar de ser clichê).

Mas aqui, cabe um alerta: é preciso bom-senso. A imagem acima pode cair bem em uma peça de divulgação de uma faculdade, mas ganharia outro sentido se fosse usada em uma campanha de prevenção de suicídio. Cuidado!

O importante, mais uma vez, é captar a emoção que aquela imagem proporciona. Liberdade, quebra de barreiras, conquista, vitória?

Tente entender a mensagem que a fotografia quer passar e depois veja se ela se conecta ao contexto do projeto.

Padrões

Os padrões também atraem o ser-humano e servem de pano de fundo para várias mensagens.

Padrões intrigantes instigam nossa curiosidade e pode fazer a pessoa ficar mais alguns segundos olhando a imagem, o que pode representar muito para quem deseja transmitir uma mensagem ou vender algum produto ou serviço.

É claro que esse conceito é muito mais subjetivo, e por causa disso geralmente um padrão trabalha em conjunto com o resto dos elementos, como símbolos, textos e outras imagens.

É tarefa do designer encontrar esse equilíbrio e usar esse tipo de imagem a seu favor.

Natureza

Temas relacionados à natureza estão em alta e pode ser uma boa explorá-los.

Isso não significa inserir imagens de árvores, tucanos e girafas de forma aleatória em seus projetos, mas sim procurar inserir imagens com elementos naturais.

Por exemplo, se o tema for reunião de amigos (ou simplesmente amizade), imagens como essas podem ser bem interessantes:

Note que, em ambas, a natureza aparece como plano de fundo, mas o destaque ainda está na mensagem principal das imagens: o círculo de amigos.

Espero que tenha gostado das cinco dicas sobre tipos de imagens que poderá utilizar em seus projetos. Relembrando, são essas:

  • Rostos
  • Expressões Específicas
  • Imagens de Superação
  • Padrões
  • Imagens relacionadas à natureza

 

E uma última dica: a Fotolia está disponibilizando 5 imagens profissionais gratuitas para você utilizar em seus projetos. Cadastre-se e baixe hoje mesmo!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

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