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7 ferramentas para conversão na página de produto

Comprar online faz cada vez mais parte de nosso cotidiano, especialmente com o avanço tecnológico e desenvolvimento de novos recursos e ferramentas que melhoram nossa experiência enquanto navegando por lojas virtuais.

A página de produto é um ótimo ambiente para utilizar recursos que agregam valor e aumentam suas chances de finalizar uma venda. Se você pretende lançar seu próprio e-commerce, ou já é dono de uma loja online, não deixe de conferir estas 7 ferramentas para conversão na página de produto.

1. Chat online

Ferramentas de chat online são, de longe, uma das melhores soluções para atendimento no e-commerce. Na página de produto, configure convites proativos com descontos, informando sobre promoções, ou mesmo oferecendo assistência aos visitantes.

O chat online na página de produto faz com que seus clientes em potencial sintam-se seguros enquanto navegam por sua loja, pois sabem que, caso tenham dúvidas, podem contar com sua equipe de suporte.

Além disso, ele também pode ser utilizado para enviar fotos adicionais do produto ao cliente, ou mesmo fazer sugestões e guiá-lo para outras ofertas mais adequadas às suas necessidades.

Tudo isso ajuda na retenção de clientes, evitando que saiam de sua loja para procurar respostas em outras fontes, potencialmente abandonando o carrinho de compras. O chat online também pode ser utilizado para enviar links de programas de afiliados, especialmente útil para empresas que vendem serviços online.

2. Adicionar ao carrinho ou comprar agora

Pode parecer óbvio, mas inserir botões de “Comprar agora” e “Adicionar ao carrinho de compras” faz com que o cliente rapidamente entenda que pode adquirir mais produtos utilizando a ferramenta do carrinho.

O carrinho de compras é uma importante ferramenta para conversão na página de produto. Deixe que seus clientes possam adicionar e remover itens do mesmo de forma prática, não tendo de navegar ou carregar diversas páginas diferentes.

Já o botão de comprar agora serve para aproveitar o impulso de clientes, evitando que sejam distraídos por outras ofertas ou mesmo pelo próprio carrinho de compras quando já têm uma ideia concreta do que buscam. Este é especialmente útil quando oferecendo promoções especiais para produtos de alta demanda.

3. Comentários e avaliações

Uma pesquisa utilizada pela própria Forbes indica que 85% das pessoas que compram online acreditam nas avaliações e comentários de outros clientes para o produto que buscam.

Portanto, ações de pós-venda pedindo que usuários comentem sobre sua experiência de compra, assim como avaliações do produto adquirido podem ajudá-lo a convencer mais visitantes sobre sua qualidade.

Além disso, os próprios comentários dos usuários servem como uma fonte constante de conteúdo para sua página, afetando positivamente o SEO da mesma e ranqueamento aos olhos do Google.

4. Produtos relacionados

Reforce sua estratégia de cross-selling disponibilizando produtos relacionados àquele que está sendo visto pelo cliente em potencial. Isso faz com que o cliente possa navegar de forma mais prática entre itens da mesma categoria.

Alguns e-commerces e marketplaces, como a própria Amazon, disponibilizam ainda comparativos entre produtos do mesmo tipo, como notebooks, televisões, entre outros. Dessa forma, visitantes podem rapidamente entender a diferença entre as ofertas, avaliar seus valores e decidir entre as opções.

5. Produtos que agregam valor

Outra excelente ferramenta para conversão na página de produto é um painel com produtos que agreguem valor àquele sendo observado. Ou seja, outros itens que podem ser utilizados em conjunto, ou mesmo que complementem o produto inicial.

Um bom exemplo seria oferecer capas personalizadas e fones de ouvido compatíveis quando o visitante estiver na página de produto de um smartphone, por exemplo. Permita ainda que estes possam ser adicionados facilmente ao carrinho, ou considere oferecer descontos para compras em conjunto.

6. Disponibilidade e estoque

Permitir que seus visitantes possam facilmente visualizar a disponibilidade e estoque dos produtos que estão interessados é uma excelente forma de otimizar o tráfego em seus canais de atendimento.

Além disso, também serve como uma ferramenta para conversão. Isso porque caso o produto esteja disponível, mas tenha poucas unidades sobrando, o cliente irá se sentir mais propenso a concretizar sua decisão de compra o quanto antes.

Não perca: 5 Pontos Fundamentais de Um E-commerce!

7. Detalhes do produto e imagens

Pode parecer óbvio, mas muitos e-commerces pecam por disponibilizar poucos detalhes, especificações ou mesmo imagens para visualização do produto que vendem. Utilize sempre fotos de alta qualidade, ou considere incluir recursos com fotos em 360º, permitindo que o cliente dê zoom e rotacione o item como preferir.

Além disso, disponibilizar variações de cor e tamanho sempre que necessário dependendo do tipo de produto é uma excelente forma de oferecer conveniência, qualidade e aumentar a satisfação de seus clientes.

Conclusão

Seu e-commerce já conta com todas estas ferramentas? Aproveite essas excelentes dicas para aumentar suas taxas de conversão, assim como a qualidade de suas ofertas online. Sua página de produto deve ser rica de conteúdo útil e relevante para seus visitantes.

Não se esqueça de reforçar todas as ferramentas com um chat online de qualidade disponível e pronto para ajudar. Com o JivoChat, você terá ainda acesso à ferramentas de callback, integrações com plataformas de CRM e poderá oferecer uma experiência omnichannel a seus visitantes. Não deixe de conferir, ele é gratuito para até 5 agentes!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, finanças pessoais e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

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