in ,

15 ferramentas gratuitas que todo designer deve conhecer

Neste artigo eu vou falar um pouco sobre minha experiência no Design, contextualizando com ferramentas que salvaram a minha vida. Evidente que não tem como falar sobre as ferramentas sem citar as etapas do processo de Design.

Eu dividi esse artigo em 5 tópicos que são muito importantes para qualquer projeto de Design Visual, e correspondem às etapas que precisam ser avaliadas individualmente.

Quando eu digo sobre avaliar as etapas separadamente, é por elas possuírem uma responsabilidade sobre a comunicação que necessita um olhar mais apurado. São elas: cor, tipografia, imagens, ícones e mockups.

A cor e tipografia fazem parte de uma etapa mais inicial do desenvolvimento de projeto. Estamos nos referindo à linguagens individuais que se somam conjuntamente. Para ambos eu tenho artigos aqui no Designerd.

O que eu te recomendo é fazer como eu faço: salve os sites a seguir na sua barra de favoritos para sempre que precisar, ter acesso rápido a eles. Agora, sem mais delongas, vamos para as ferramentas!

Cor

1- Adobe Color

Na minha humilde opinião, o Adobe Color é o melhor site para consulta de cor e composição. Ele torna muito simples a aplicação de regras de harmonia de cores, pois a partir de uma cor primária você consegue entender composições análogas, complementares etc. Em um dos meus artigos você pode aprender mais sobre teoria das cores.

2- Coolors

O Coolors foi um site que eu encontrei da forma mais aleatória de todas. No menu “explore”, você tem acesso à paleta de cores pré-escolhidas que podem fazer sentido ao seu projeto. Já na parte de “Generate” (minha favorita), você define paletas que podem ser alteradas a partir de atributos da cor como saturação, temperatura e brilho.

3- Color Hunt

Já usei essa ferramenta em muitos projetos. O Color Hunt tem o mesmo intuito da ferramenta anterior, mas dessa vez o recorte de tipo de paleta é mais específico. Na opção de “Search palettes” você consegue definir uma cor primária e fazer uma busca por paletas que façam sentido em um contexto definido.

Tipografia

1- Google Fonts

Esse site é obrigatório que todo designer conheça! O Google Fonts é uma biblioteca de fontes livres, licenciadas e perfeitas se você trabalha com design de sites, pois as fontes que estão “hospedadas” no Google Fonts garantem um carregamento mais rápido para os sites.

2- Fonts in use

Essa descoberta somou muito em alguns dos meus projetos, pois o Fonts in use dá um contexto para a aplicação de determinada tipografia, além de dar um panorama sobre o tipógrafo ou tipógrafa responsável e uma contextualização histórica.

3- What font is

No momento em que estou fazendo pesquisa de similares ou análise de concorrência e encontro uma tipografia que diz muito sobre o projeto que estou desenvolvendo, o What font is é perfeito para mim. Com ele eu consigo encontrar a tipografia utilizada em determinada imagem e algumas correlatas.

Imagens

 

É claro que existem bancos de imagens profissionais com ótimo custo/benefício, como a iStock, por exemplo. Mas quero falar neste tópico sobre sites gratuitos que já me salvaram demais!

1- Unsplash

O Unsplash é meu site favorito para busca de imagens gratuitas em todo o mundo. Não pela sua riqueza no repositório, mas pelo apego emocional que tenho por ele. As imagens são de ótima qualidade e a sessão de imagens relacionadas funciona muito bem para mim.

2- Pexels

Eu considero que o Pexels tem uma riqueza de imagens maior que o Unsplash, mas como disse, é um apego emocional, não há racionalidade.

3- Pixabay

O Pixabay é um banco de imagens gratuito e em português, isto é, você pode fazer as buscas no idioma nativo.

Ícones

Gosto de falar sobre ícones porque é um tema em que tenho me dedicado bastante nas últimas semanas. Aliás, tenho um mini-ebook publicado sobre o assunto.

1- Freepik

O Freepik é o site padrão de todo designer. Ele é extremamente útil tanto para busca de imagens como para vetores de toda natureza.

2- Flaticon

O Flaticon é o meu xodó de ícones. Gosto da forma como ele se comporta e me dá a opção de encontrar os ícones que possuem a mesma identidade visual ou que fazem parte de um nicho específico.

3- Icons 8

Neste banco de ícones que você encontrará os ícones mais diversos que eu conheço na internet todinha. Vale a pena conhecer o Icons 8.

Mockups

1- Graphic Burger

O Graphic Burger é o meu salvador supremo quando preciso de um mockup para apresentação de um projeto ou até mesmo para compor o próprio projeto.

2- Mockup World

No Mockup World podemos fazer uma busca de mockups por categorias como por exemplo apenas mockups de celular ou garrafas.

3- Freebiesbug

Além de mockups, encontramos no Freebiesbug kits para Design de Interface.

Conclusão

Ufa! Conseguimos falar de ferramentas que são muito importantes no mundo do Design e vão com certeza fazer a diferença no projeto. Se você tem dicas de outras ferramentas que te salvaram deixa aí nos comentários ;)

Escrito por Éricles Batista

Designer de marcas e empreendedor digital apaixonado por Matemática, música, processos e cozinha. 90% dedicado e 40% chato segundo sua namorada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…