Remarketing: o que é e porque vale a pena utilizá-lo no e-commerce

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Quando o assunto é marketing digital, normalmente pensamos em estratégias de marketing de conteúdo ou mesmo nos anúncios pagos, oferecidos pelas redes sociais, como também nos próprios buscadores, como o Google.

Porém, existe outra estratégia de marketing digital que também é capaz de trazer os resultados desejados.

Hoje, o remarketing é uma das estratégias de marketing digital que se destacam pelo seu potencial de trazer visitantes de volta à sua loja e aumentar sua taxa de conversão. Está na hora de entender melhor sobre esta ferramenta do Google e descobrir porque vale a pena utilizá-la no e-commerce.

Como funciona o remarketing?

Esta ferramenta na verdade faz parte do conjunto de recursos e funcionalidades disponíveis no Google Ads, uma das melhores plataformas para anúncios e campanhas de marketing.

Essencialmente, ela permite que você configure banners e anúncios que serão exibidos aos visitantes que já entraram em sua página anteriormente.

Ela parte do princípio que frequentemente seus clientes em potencial não realizam uma compra na primeira visita, onde na verdade os mesmos pesquisam por preços, encontram produtos que atendem às suas necessidades e talvez até mesmo os colocam nos carrinhos, mas os abandonam porque não estão no momento certo de compra.

O problema é que, quando este mesmo cliente estiver pronto para comprar, talvez até mesmo uma semana após a prospecção em sua loja, ele possivelmente não lembrará de seu negócio e irá voltar para uma pesquisa no Google, encontrando outras lojas e eventualmente comprando da concorrência.

O remarketing não deixa o consumidor esquecer

Para evitar este tipo de situação, o remarketing do Google Ads faz uso dos cookies (pacotes de dados que armazenam informações de acesso em sua loja) para identificar aquele usuário na Internet e direcionar banners e anúncios criados por você em sua rede de display.

A rede de display do Google alcança, como informa a própria empresa, até 90% dos usuários da Internet a nível mundial. Ela consiste em uma enorme gama de páginas e domínios online que oferecem espaço para os anúncios criados através do Google Ads, de forma que a plataforma possa controlar quais tipos de anúncios serão exibidos para cada internauta, de acordo com suas visitas.

Se alguma vez você acessou uma página de um e-commerce para cotar passagens aéreas ou comparar preços de produtos entre lojas virtuais e, ao sair da loja, continuou visualizando propagandas e banners das lojas visitada pelo resto da semana, por exemplo, este é o remarketing em ação, não te deixando esquecer que você tem uma necessidade e estas lojas têm a solução.

Vale a pena utilizá-lo no e-commerce?

Agora que você conhece o objetivo desta estratégia de marketing digital, pode estar se perguntando se realmente vale a pena e se ela traz resultados e, na verdade, a resposta é que sim, o remarketing tem grande potencial de retorno imediato. Conheça as principais vantagens de utilizar o remarketing no e-commerce:

Anúncios direcionados

Diferente de estratégias de marketing de conteúdo ou mesmo anúncios exibidos nas SERPs (Search Engine Result Page, ou página de resultado dos buscadores), o remarketing é inteiramente direcionado para leads que realmente já mostraram interesse em suas ofertas.

Com o remarketing do Google Ads, você poderá ainda direcionar anúncios através de uma base segmentada, levando em consideração os interesses e alguns pontos chave de seus leads para aumentar suas chances de engajamento e trazê-los de volta à sua loja.

Garantia de alcance e custo ajustável

O alcance do remarketing no Google Ads realmente é um dos seus maiores benefícios. É realmente quase impossível que seus clientes não sejam atingidos por suas campanhas de remarketing utilizando a rede de display do Google. Afinal, como já mencionado, a própria empresa afirma atingir até 90% dos usuários online e, certamente, seus clientes fazem parte desta estatística.

Outro grande benefício desta ferramenta na plataforma de anúncios da Google é a possibilidade de ajustar exatamente quanto você deseja gastar em suas campanhas, de forma que possa investir apenas o necessário para atingir os resultados esperados.

Campanhas altamente customizáveis

As possibilidades de customização das campanhas de remarketing realmente conseguem abranger todas as necessidades do seu negócio. Durante o processo de criação de uma campanha, você poderá escolher exatamente qual tipo de público deseja atingir através da criação de filtros que envolvem: gênero, faixa etária, dados demográficos, entre diversos outros fatores.

Além disso, existem pelo menos 5 modalidades de remarketing disponíveis:

  • Remarketing padrão
  • Remarketing dinâmico
  • Lista de remarketing para anúncios de pesquisa
  • Remarketing de vídeo
  • Remarketing da lista de clientes

Para garantir que está utilizando a estratégia ideal para sua estratégia, você pode acessar a página oficial do Google Ads, que explica e exemplifica cada modalidade oferecida. Vale lembrar que a rede de display do Google também inclui o YouTube e, com isso, você também poderá fazer remarketing nos anúncios de vídeos.

E claro, como é de se esperar de uma plataforma robusta e completa como o Google Ads, os relatórios para análise de desempenho e acompanhamento de resultados são extremamente detalhados, permitindo que você possa otimizar seus testes A/B e descobrir exatamente qual aproximação traz o maior retorno.

Os visitantes voltaram, e agora?

Como você pôde identificar, o remarketing é capaz de trazer seus clientes em potencial de volta para sua página. Mas, como bem sabemos, isso ainda não é o suficiente para transformá-los em clientes, para isso, você precisa ser capaz de abordá-los de forma proativa, colocando-se à disposição para responder perguntas e resolver problemas antes que saiam novamente de sua página.

Para isso, recomendamos que descubra como o JivoChat pode ajudá-lo a reter visitantes e reforçar suas campanhas de marketing digital, como o próprio remarketing. Através dos convites proativos e diversos recursos projetados para aumentar suas conversões, saia na frente da concorrência e ofereça uma experiência de compra personalizada para cada um de seus visitantes.

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Este artigo foi escrito por:
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Guilherme Dantas

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