in

Quero me formalizar. Quanto vou pagar de imposto?

Quero me formalizar. Quanto vou pagar de imposto?

Como falamos no post anterior, abrir uma empresa é uma decisão importante na vida de um designer freelancer.

Mas, muitos têm dúvidas sobre os impostos. Quanto pagarei? Existe variação de imposto dependendo da atividade que eu exercer? Nesse post vamos falar sobre isso.

Definindo as atividades

Mais uma sigla para o seu vocabulário: CNAE – Código de Atividade Econômica. É a partir da definição do(s) seu(s) CNAE que você saberá quanto vai pagar de impostos.

E sim, você pode ter vários deles. Um será o principal e é por ele que você emitirá a maioria de suas notas. Os demais serão os secundários e servirão de apoio para as suas atividades, exemplo:

Você é designer e trabalha com….design, oras! Mas você também faz, às vezes, produção de fotografias, organiza alguns eventos na sua área e edita uma revista de design. Então sua empresa poderia ser assim:

Atividade Primária

  • CNAE 7410-2/99 – ATIVIDADES DE DESIGN NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE (aqui entram os serviços de design gráfico e de diagramação)

Atividades Secundárias

  • CNAE 7420-0/01 Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina
  • CNAE 8230-0/01 Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • CNAE 5813-1/00 Edição de revistas

Legal, e quanto vou pagar de impostos? Nesse link você encontra a lista com todas as atividades que podem ser enquadradas no Simples Nacional e seus respectivos impostos, lembrando que a Contabilizei pode te ajudar nesta escolha.

Na configuração da empresa acima, a atividade primária teria um imposto de 16,93% sobre o faturamento e as secundárias teriam um imposto de 6%.

A pergunta que não quer calar: e se eu colocar uma atividade secundária como primária para pagar menos imposto, eu posso? Por lei, você deve inserir como atividade primária aquela que mais executa.

O ideal é que você liste exatamente as atividades que você presta. Se você é designer, pode ser que 90% do seu tempo seja dedicado a edição de revistas, por exemplo, e então estará correto sua atividade primária ser edição de revistas ao invés de design.

Mais um exemplo cada vez mais comum: você tem um blog, está fazendo sucesso e precisa abrir uma empresa para vender anúncios e conteúdos. Seu CNAE primário poderia ser 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet – com alíquota de imposto inicial em 6% sobre o faturamento.

A dica aqui é consultar um contador para te ajudar a definir as atividades pertinentes ao seu trabalho, escolhendo aquela que vai te deixar regularizado e evitar dor de cabeça.

Agora que você já sabe quanto vai pagar de imposto, talvez se pergunte: como posso gerar nota fiscal? No próximo post abordaremos esse assunto. Até lá!

contabilizei-banner

 

Imagem da capa por Shutterstock

Escrito por Vitor Torres

Vitor Torres é formando em Administração de Empresas. Possui experiência em consultoria de gestão e consultoria internacional em estratégia empresarial na Europa. Fundado e CEO da Contabilizei Contabilidade Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…