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Por que investir em um sistema de CRM no e-commerce e integrá-lo ao atendimento online?

Seja você dono de uma loja virtual ou um empreendedor interessado em entrar de cabeça no mercado digital de e-commerces, é importante considerar que, entre os muitos fatores e estratégias trabalhadas para manter seu negócio competitivo, a gestão de relacionamento com o cliente pode ser tida como um dos aspectos mais importantes para seu sucesso.

Por isso, hoje vamos falar do porquê investir em um sistema de CRM faz sentido para seu e-commerce e como integrá-lo ao atendimento online pode reforçar suas ações e ajudar a gerar mais oportunidades de negócios.

Porém, primeiramente, é importante explicarmos exatamente como tudo isso funciona. Vamos lá?

O que é CRM?

O CRM é uma sigla que vêm do inglês para Customer Relationship Management, traduzida e reconhecida em português como a “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

Mas afinal, o que é gerenciar relacionamento e como aplicar o CRM em seu e-commerce?

Gerenciar o relacionamento significa utilizar as informações sobre sua persona e público-alvo para gerar insights sobre quem realmente são os consumidores de seu e-commerce, quais estratégias podem atingi-los e como engaja-los, visando gerar novos oportunidades de negócios.

Como funciona no e-commerce?

No mercado de e-commerces, ele pode ser empregado através de sistemas de CRM, que são plataformas dedicadas a ajudá-lo a organizar e estruturar processos para realizar as tarefas acima.

Os melhores sistemas de CRM oferecem ainda automações e outros recursos para aumentar ainda mais a eficiência.

Essencialmente, estes sistemas são utilizados para cadastrar, armazenar e segmentar sua base de leads, o que auxilia na qualificação dos mesmos e impulsiona significativamente os resultados de suas campanhas de marketing digital, visto que poderá considerar as demandas, interesses e necessidades de cada lead cadastrado ao filtrar sua base para ações, como disparos de e-mail marketing, por exemplo.

Integre seu sistema de CRM ao chat online

Para otimizar os resultados e até mesmo a eficiência de seu sistema de CRM, é importante garantir que você não está utilizando uma base de leads fria e é exatamente aí que entra a importância de integrá-lo ao atendimento online, como é o caso das plataformas de chat online, por exemplo.

Hoje, o chat online é considerado o canal de atendimento que apresenta o maior índice de satisfação em relação aos serviços prestados. De acordo com uma pesquisa da Invesp, empresa norte-americana que oferece soluções para otimização da taxa de conversão, 73% dos consumidores atendidos pelo chat saem felizes com a experiência e, além disso, os mesmos também tendem a gastar 60% à mais que aqueles não engajados por este canal.

Ele fica disponível diretamente dentro de sua loja e permite que ofereça o menor tempo de resposta se comparado ao e-mail e telefone.

Uma conversa em tempo real entre representante e cliente é tudo que você precisa para cadastrar leads de forma automática a partir de sessões de atendimento.

As melhores soluções de chat online, como é o caso da JivoChat, já oferecem este tipo de integração exatamente porque unir as forças entre a gestão de relacionamento com o cliente e o atendimento aumenta significativamente seu potencial de gerar oportunidades de negócios e insights sobre o comportamento dos clientes.

Como essa estratégia e integração impactam seu e-commerce

Agora que você conhece melhor o funcionamento e objetivos dos sistemas de CRM e porque faz sentido integrá-lo ao atendimento online, podemos destacar algumas das principais vantagens e identificar exatamente como esta estratégia impacta seu e-commerce.

Otimiza suas estratégias de vendas e marketing

Na hora de criar ações de vendas e estruturar campanhas de marketing digital, você não pode trabalhar na base do achismo, ou seja, sem assertividade em quais ações realmente têm maiores chances de impactar o público.

Como já mencionamos, é importante criar a persona de seu negócio a partir de uma análise completa do perfil de seu público alvo para que possa utilizá-la como base no processo de formatação de suas campanhas.

Aumenta a eficiência da equipe

Através da integração, independente do canal de atendimento online a ser utilizado, sua equipe poderá rapidamente identificar leads a partir de seu cadastro no sistema de CRM e, com isso, considerar seu perfil individualmente para proporcionar um atendimento personalizado.

Além disso, ter todas as informações agrupadas em um único local melhora significativamente a eficiência de sua equipe, que poderá acompanhar os clientes enquanto navegam pelos canais oferecidos em seu e-commerce.

Isso é especialmente importante para a boa execução de uma estratégia de atendimento omnichannel, por exemplo.

Auxilia na qualificação de leads

Como você sabe, nem todos os leads estão no momento certo de compra e, exatamente por isso, é importante utilizar uma solução que te permite identificar o posicionamento dos clientes no funil de vendas e auxiliá-los durante a jornada de compra.

Faça isso através de uma abordagem proativa com o chat online na página de seu e-commerce e certifique-se de utilizar todos os dados obtidos de cada cliente para otimizar seu processo de qualificação de leads.

Está na hora de investir em um sistema de CRM

Pronto para começar a gerenciar sua equipe de vendas, receber insights sobre seus clientes e automatizar processos em seu e-commerce? Então conheça os principais sistemas de CRM brasileiros que também podem ser integrados ao JivoChat, a melhor solução de chat online para seu negócio digital.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, finanças pessoais e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

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