in ,

Funil de vendas para e-commerce: o que é e quais seus benefícios

Cada vez mais empreendedores buscam formas de começar a vender seus produtos ou serviços online, fazendo com que o mercado de e-commerces mantenha-se altamente competitivo, aquecido e em ascensão.

Abrir sua loja online não é difícil, considerando o número de plataformas de ecommerce disponíveis para você começar a vender online o quanto antes. Porém, para atingir o sucesso e destacar-se entre os concorrentes em seu nicho, será necessário muito mais que simplesmente colocar sua página na web.

Para alavancar suas vendas, um dos principais recursos que você deve implementar em seu e-commerce é exatamente o funil de vendas. Vamos entender melhor o que é este funil e quais são os benefícios de utilizá-lo em seu empreendimento digital.

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo de representação estratégica da jornada do cliente, desde o primeiro ponto de contato com seu e-commerce até a concretização da venda, ou até mesmo envolvendo o pós-venda. Ou seja, ele ajuda seu negócio a dividir todo o caminho percorrido por seus clientes em etapas bem delimitadas.

A utilização do funil permite uma rápida visualização e segmentação de estratégias que envolvem os setores de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Desta forma, você pode determinar exatamente quais ações e campanhas serão tomadas em cada etapa do funil para aumentar as chances de que o cliente chegue ao final e, finalmente, faça uma compra.

Etapas do funil de vendas

De modo simplificado, o funil de vendas é representado em 3 etapas principais. Vamos explicá-las individualmente para que você possa entender perfeitamente a transição do cliente entre elas, iniciando no topo e indo até o fundo do funil.

É importante mencionarmos que é possível encontrar modelos de funis que detalham ainda mais cada uma das etapas, mas para isso, é necessário inicialmente entender como elas se encaixam no escopo deste modelo estratégico.

Topo do funil – Aprendizagem e descoberta

O consumidor digital muitas vezes não sabe que têm algum problema que pode ser resolvido com suas soluções, especialmente caso trabalhe com produtos ou serviços inovadores. Portanto, para um prospect (cliente alvo) entre em seu funil de vendas, ele deve descobrir que possui um problema ou necessidade.

Nesta etapa do funil, seu trabalho deve ser concentrado em produzir e distribuir material que ajude o cliente a descobrir seu problema, despertando seu interesse e chamando a atenção para que ele sinta-se instigado a encontrar a solução e, consequentemente, reconheça seu negócio como uma possível soluções e acesse sua página.

Alguns exemplos de ações focadas no topo do funil são estratégias de marketing de conteúdo dentro de um escopo de Inbound Marketing, como artigos em um blog e a produção de conteúdo informativo projetado para ajudar a educar o mercado.

Em resumo, o objetivo das ações do topo do funil é chamar a atenção de seus prospects e atrair tráfego para sua página, visando convertê-los em leads.

Meio do funil

Após chamar o cliente para sua página e empregar ações como newsletters ou cadastros em seu blog, por exemplo, seus prospects são denominados leads: visitantes que mostraram interesse em suas ofertas e fornecerem dados de contato para acessar seu conteúdo.

Nesta etapa do funil, o atendimento ao cliente, assim como suas ações de vendas devem ser reforçados ao máximo. Busque formas de abordar seus leads e apresentar como suas ofertas são a solução ideal para o problema já reconhecido por eles.

Alavancar seus canais de atendimento proporcionando uma experiência personalizada é uma excelente forma de atuar nesta etapa do funil. Para isso, considere investir em um chat online e outras ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente e coloque-se à disposição de seus leads para responder dúvidas e perguntas em tempo real.

Em resumo, o objetivo no meio do funil de vendas é auxiliar seus leads durante o processo de tomada de decisão, apresentando suas soluções, assim como alternativas e ajudando que ele escolha a melhor opção para alcançar o sucesso.

Fundo do funil

Nesta etapa do funil de vendas você está trabalhando com leads qualificados, ou seja, visitantes que já identificaram o problema, entenderam que seu e-commerce oferece as soluções e realmente apresentaram interesse em comprar seus produtos ou serviços.

Aqui, seus leads estão apenas esperando uma desculpa – ou uma força extra – para tomar sua decisão de compra. Esta é a hora de trabalhar seus diferenciais e não perder este cliente para qualquer concorrente.

Ações voltadas para o fundo do funil envolvem ofertas exclusivas, descontos, programas de fidelidade e a apresentação de benefícios que reforcem o senso de urgência do cliente. Vale lembrar que um bom trabalho durante o atendimento aumenta suas chances de venda e retenção de clientes.

Lembre-se, um e-commerce que busca oferecer uma experiência exclusiva através de um atendimento de excelência não abandona o cliente após a finalização da venda. Por isso, não se esqueça de trabalhar bem seu pós-venda, solicitando feedback e fazendo o acompanhamento com o cliente.

Vantagens de trabalhar com um funil no e-commerce

O funil de vendas é um modelo projetado para ajudá-lo a administrar seu e-commerce da melhor forma possível. Conheça algumas das principais vantagens em utilizá-lo.

Otimiza sua gestão

Segmentar suas ações e estratégias de marketing, vendas e atendimento de acordo com cada etapa do funil é uma excelente forma de melhorar o desempenho e a assertividade de sua equipe, permitindo que trabalhem com foco em cada objetivo e desafio proposto pelos passos da jornada do cliente.

Resultados previsíveis e mensuráveis

Após a implementação do funil de vendas em seu e-commerce, você será capaz de observar melhor suas métricas a partir dos números gerados, como por exemplo quantos visitantes tornam-se leads e quantos leads realmente compram seus produtos.

Ajuda a identificar problemas

As etapas do funil possibilitam uma visualização mais detalhada de seus processos de vendas. Desta forma, você poderá rapidamente identificar problemas nas suas ações e setores e agir proativamente para saná-los.

Resultados ruins no topo do funil podem indicar falhas em suas estratégias de marketing, por exemplo. Assim como problemas no meio e fundo do funil podem apontar para erros no atendimento ao cliente, precificação, logística de entrega, entre outros aspectos. O funil facilita a avaliação destes fatores e permite que você aja de forma assertiva sobre os problemas.

E então, já preparou o funil de vendas para seu e-commerce?

Agora você entende melhor como funciona o funil de vendas e conhece os benefícios em implementá-lo em seu negócio. Este modelo estratégico é projetado para ajudá-lo a alcançar o sucesso e é amplamente utilizado no ambiente digital.

Não deixe de conferir ferramentas que podem ajudá-lo a otimizar cada etapa do funil de vendas, como é o caso do chat online, ferramentas de CRM, programas de fidelidade e muito mais. Aproveite nossa recomendação e confira como o JivoChat pode impulsionar seus resultados desde a primeira visita do cliente na página de seu e-commerce.

Imagens do post via Freepik.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, finanças pessoais e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…