in ,

Por dentro do processo de criação: colagem por Bárbara Siewert

Continuando a série “Por dentro do processo de criação”, desta vez conversamos com a artista Bárbara Siewert, que se especializou na técnica de colagem.

Confira os detalhes de seu processo de criação, segundo a própria artista:

O processo de criação de uma colagem é bastante complexo e diferenciado, ele pode conciliar técnicas digitais com processos manuais e é a oportunidade para explorar novos processos criativos.

A colagem é uma técnica que geralmente temos contato quando somos crianças, recortamos revistas, livros e juntamos os pedaços em papéis brancos com o objetivo de recriar essas imagens.

Em meus projetos, utilizo diversos materiais, como fotografias, papéis antigos, processos e tipografias manuais, reunindo essa diversidade para criar colagens digitais através do Photoshop.

Em meu processo de criação, busco deixar as colagens com poucas características de colagem digital, utilizo cortes mais “secos” que buscam imitar uma tesoura. Basicamente meu processo criativo possui 5 etapas: pesquisa, conceito, esboço, criação e apresentação.

Pesquisa

A partir da pesquisa inicial eu tenho os primeiros insights, que servirão para auxiliar na criação do conceito do projeto.

Nessa etapa eu monto um moodboard com as referências diversas que se encaixam com o projeto. Esse moodboard pode ser digital ou físico, e envolve textos, imagens e objetos.

Essa etapa é importante porque abre diversos caminhos que se encaixam com o projeto, sendo uma facilitadora para criação do conceito.

Criação do Conceito

Com o moodboard inicial pronto e vários insights em mente, é a hora de criar o conceito principal do projeto.

Nesse processo é necessário cruzar os dados da pesquisa inicial com o briefing, para que eu consiga encontrar o caminho adequado para seguir.

O mais importante de cada projeto, além do resultado visual, é que ele transmita todos os sentimentos e informações propostos através do briefing.

Esboço

A proposta foi utilizar elementos de colagem para retratar a vida e morte do carrasco alemão nazista Joseph Mengele. As cores, formas e cortes em seus mínimos detalhes criam a relação entre a técnica artística e infeliz vida repleta de atrocidade cometidas pelo pseudo-médico , Mengele. As mãos, como elementos principais, são representações das súplicas e desespero das vítimas e das vidas roubadas.

O esboço será a primeira versão da colagem, nele geralmente crio várias versões até chegar em um resultado que agrade e comunique o projeto como um todo.

O esboço é sempre uma caixinha de surpresas, já que essa etapa pode despertar novos insights e fazer com que o projeto tome um rumo totalmente diferente.

Assim que eu tenho em mente um direcionamento gráfico e conceitual para o projeto, é possível ousar mais na criação de um esboço até chegar no resultado final.

Criação

Fotos de bancos de imagem, documentos digitalizados, tipografias e efeitos manuais, tudo isso é utilizado na hora de criar a versão final de uma colagem.

A colagem permite diversas técnicas, sendo elas manuais ou digitais, e abre diversos caminhos para processos diferenciados.

Nas minha colagens gosto muito de utilizar imagens antigas, geralmente de bancos de imagens como nos.twnsnd.co, ou antigos acervos do Flickr, esses são meus locais preferidos.

Além disso, em algumas colagens gosto de utilizar processos manuais, como manchas de café, elementos costurados com fio e agulha, papéis queimados, etc.

Após reunir tudo que vou usar na colagem, eu crio um arquivo no Photoshop e busco encontrar a forma mais harmoniosa de cortar e fazem com que se completem. É muito importante essa harmonia para que o resultado final fique como se todos os elementos fossem parte de uma única ilustração.

Cada designer possui características próprias que definem seu estilo de criação, sua identidade. Nas minhas artes, particularmente, utilizo em grande parte a fusão entre um personagem principal e uma fauna e flora particular e busco adequar minha identidade com o briefing de cada projeto que desenvolvo.

Não existe uma receita de bolo para criar colagens, a partir do momento em que você começa a conhecer mais sobre esta técnica, passa a observar os estilos de cada artista e montar sua própria técnica.

Apresentação

Quando se trata de um projeto comercial, uma das etapas mais importantes é a apresentação do projeto para o cliente. Particularmente, prefiro apresentar pessoalmente ou via Skype através de uma apresentação em PDF.

A apresentação é a oportunidade de mostrar todo estudo que foi desenvolvido até chegar à arte final, no conceito do projeto. Muitas vezes, quando o trabalho não é apresentado para o cliente, a sua ideia sobre a complexidade do projeto é muito superficial, sendo que ele não consegue absorver todas as informações visuais que comuniquei através da criação de arte.

Sobre a artista

Bárbara Siewert é designer gráfico e artista freelancer que se especializou na técnica de colagem e já atendeu clientes como Banda Pobre Tom, TEDx Blumenau e Revista Superinteressante.

Behance: behance.net/barbarasiewert
Instagram: instagram.com/barbara.siewert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…